TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade a Distância

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Para compreender todas as transformações politicas, econômicas e sociais, que ocorreram com a república, faz-se necessário um apanhado histórico.

De acordo com a Unidade 01- DA REPÚBLICA VELHA ATÉ O FIM DO REGIME MILITAR (2009), a República Velha foi marcada por dois períodos. O primeiro (1889 a 1894) intitulado República da Espada, foi o momento dominado pelos militares; já o segundo (1895 a 1930) chamado de República Oligárquica, foi o momento governado pelos Presidentes dos Estados.

O período da República da Espada possuiu três governos: Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Prudente Morais. Este momento teve um marco importante com a promulgação da Constituição de 1891 inspirada no modelo americano. Além disso, durante este período houve algumas mudanças:

“ (...) foi decretada a separação entre Estado e Igreja; concedida a nacionalidade a todos os imigrantes residentes no Brasil; nomeados os governadores para as províncias, que se transformaram em estados; criada a bandeira nacional com o lema positivista, “ordem e progresso”; e banida a família real do territó- rio brasileiro, que só retornou em 1922, após o falecimento da Princesa Isabel, herdeira do trono brasileiro. “(p.15)

Entretanto, ocorreram várias revoltas da população insatisfeita com o governo, entre essas revoltas está a Guerra dos Canudos, uma revolta social por condições de vida digna e o Tenentismo reivindicando melhores condições no trabalho. As revoltas foram afastando os militares do poder.

O período oligárquico iniciou com Campos Sales, e foi marcado por uma politica de troca de favores:

“ (...) o poder federal passou a não interferir na política dos estados e esses não interferiam na política dos municípios, garantindo-lhes a autonomia política. O Presidente da República apoiava os atos dos presidentes estaduais, como a escolha dos sucessores desses presidentes de estados, e, em troca, os governadores passaram a dar apoio e suporte ao governo federal, colaborando com a eleição de candidatos para o Congresso Nacional.” (p.18)

Dessa forma a oposição não poderia assumir o poder. E o governo ainda contava com o apoio dos Coronéis. Era comum que um fazendeiro, uma espécie de líder Civil, recebesse o titulo de Coronel. O coronel era a ponte entre a população e o poder Estatal. Seu objetivo era conseguir votos locais para o presidente do Estado, em troca recebia o apoio do governador á sua liderança politica em sua cidade.

No campo da economia, foi um período de modernização, com grandes surtos de industrialização, como o ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial. Porém a economia continuou dominada pela cultura do café até a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Foi neste período que ocorreram também as primeiras greves, com o crescimento de movimentos anarquistas e comunistas nos grandes centros urbanos do país. (p.19)

Com o descontentamento por esse tipo de Governo, logo surgiram revoltas que vieram finalizar este período e institui a Era Vargas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com