TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade continuada aberta

Por:   •  19/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Continuada Questão Aberta

Fundamentos da Gestão de Pessoas

A consultoria fez um estudo do clima organizacional do Hospital e resolveu desenvolver algumas ações.

1ª ação: orientar a diretoria sobre o novo conceito de gestão de pessoas.

2ª ação: implantar um desenho de cargos, a partir do organograma, que simboliza um gráfico que representa a estrutura formal da empresa.

3ª ação: reestruturar a política de provisão de pessoas, a partir do recrutamento misto.

4ª ação: rever a política de recompensas e benefícios sociais.

Diante dessas ações, responda a seguinte questão:

A) Como a consultoria pode explicar para a presidência do hospital qual é o conceito atual de gestão de pessoas e suas vantagens organizacionais?

Mostrando o resultado que ela irá proporcionar para o hospital, que e administrar o comportamento dos profissionais é criar equipes mais satisfeitas, motivadas, qualificadas e engajadas com os objetivos organizacionais, gerando melhores resultados no atendimento realizado pela organização.

B) A política de provisão é a “porta de entrada” para o indivíduo em uma organização. Explique sobre a importância do recrutamento para uma organização, apontando as vantagens e desvantagens do recrutamento externo e interno.

A provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura. O setor de Recursos Humanos (RH) trabalha com os processos de recrutamento e seleção, setor este que é indispensável e ao mesmo tempo, é responsável pelo processo de identificação do profissional adequado para o cargo desejado. No entanto, para contratarmos a pessoa para trabalhar na empresa precisa-se de analisar a sua formação, experiência e as qualificações para um bom desempenho futuro em suas atividades, para isso, dependerá de um bom recrutamento e posteriormente de um minucioso processo de seleção, pois só assim estará escolhendo o candidato com a melhor habilidade e conhecimento para cumprir as tarefas, as quais são atribuídas ao perfil do cargo. Neste sentido, o processo de recrutamento e seleção é de extrema importância para o crescimento da organização. Segundo Chiavenato: “Recrutamento é o processo de atrair candidatos potencializados para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado e na própria empresa, dando oportunidade de crescimento.

Vejamos as vantagens e desvantagens do recrutamento interno: Mais econômico, pois os custos com anúncios, recrutamento, seleção e admissão são menores. Mais rápido, na seleção do trabalhador, no processo de admissão e na sua integração. Não é necessário formar o trabalhador, já adaptado aos processos da empresa e à sua cultura. Diminui o risco de uma má contratação, já que se conhece o candidato ao pormenor. Valoriza o trabalho interno, premiando os trabalhadores com bom desempenho Promove a competição saudável entre os colaboradores e motiva o trabalho destes. Aproveitamento do investimento feito nos colaboradores, retenção de talentos dentro da empresa

Desvantagens: Número reduzido de candidatos. Necessidade de ajustamentos internos. Cisões entre colaboradores que se candidataram ao mesmo cargo. Desmotivação e perda de lealdade de trabalhadores não selecionados. Possível saída de trabalhadores não selecionados para outras empresas. Trabalhadores limitados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com