TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Avaliação a Distância Socioeconomia

Por:   •  17/9/2020  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem:

Curso: Engenharia Elétrica

Professor: Vera Lucia Anselmo Neves

Nome do aluno: Evandro Cesar Bosqueira

Data: 20/10/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 :

De acordo com o livro didático (p. 13), “O dado global, que é o conjunto de relações que caracterizam uma dada sociedade, tem um significado particular para cada lugar, mas este significado não pode ser aprendido senão ao nível da totalidade. O espaço construído e a distribuição da população, por exemplo, não têm um papel neutro na vida e na evolução das formas econômicas e sociais. O espaço reproduz a totalidade social, na medida em que essas transformações são determinadas por necessidades sociais, econômicas e políticas”.

Nas figuras abaixo temos duas imagens da Avenida Paulista mostradas em diferentes momentos: a primeira em 1920 e a segunda em 2008. São decorridos 68 anos entre uma imagem e outra. A partir das imagens e dos conteúdos estudados ,  identifique  e justifique  dois aspectos que demonstram as  transformações ocorridas no período pela ação  do homem. Sua resposta deverá ter de 8 a 10 linhas.(3,0pontos)

 . [pic 4]

Imagem da avenida paulista em 1920.

[pic 5]

Imagem da avenida paulista em 2008.

Resposta:

Podemos observar que o que separa a imagem de 1920 à de 2008 é intensa ação do homem, nos aspectos econômicos, sociais e na natureza. No aspecto econômico podemos observar que na primeira imagem, onde só havia casarões e algumas fábricas, hoje é uma movimentada avenida, composta de prédios comerciais na sua maioria, de faculdades, escritórios e atualmente é considerado um dos maiores centros financeiros do país, socialmente nota-se também o crescimento populacional, que acaba por exigir que o local cresça para fornecer condições de habitação, saneamento, trafegabilidade (observando o crescimento das ruas, não somente na Avenida em si, mas em todo seu entorno), por conseqüência para que todo esse progresso fosse possível foi necessário que a natureza padecesse, visto que atualmente há pouca ou quase nada vegetação que sobreviveu a tamanhas mudanças.

Questão 2 :

 Os processos de integração entre países fazem parte dos movimentos de regionalismos nas relações internacionais. O fortalecimento de um grupo de países dá credibilidade para as economias bem como favorece a negociação entre blocos conforme seus interesses. Considerando o que você estudou sobre processos de integração explique que avanços o Brasil conseguiu ao participar de blocos econômicos? (3,0 pontos).

RESPOSTA:

Atualmente nosso país participa de vários blocos econômicos, desde início dos anos 90 participa do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul, composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) que visa estreitar laços políticos e econômicos com os países fronteiriços, tendo livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos. Visa também ampliar as trocas comerciais entre os países do MERCOSUL com países situados fora da zona de livre comércio, fazendo que com nosso país tenha mais opções econômicas, auxiliando no crescimento econômico. O Brasil participa também do CPLP (Comunidade dos países de Língua Portuguesa), composto por países como Moçambique, Cabo Verde, Angola, e tem como objetivo é aprofundar as relações entre os países-membros, que possuem laços históricos, étnicos e culturais comuns. Amplia a concentração político-diplomática, a cooperação em todos os domínios e a promoção e difusão da língua portuguesa. O Brasil tem ações como os países membros em formação profissional, segurança alimentar, agricultura e saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (111.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com