TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de avaliação

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno: Vinicius da Silva Isidoro

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Professor tutor: Alexandre de Medeiros Motta

Questão 1:

        Na foto, podemos notar que ela retrata uma realidade muito comum nos presídios nacionais, o problema da superlotação carcerária, que não é um fato novo na nossa sociedade, é algo que já é de conhecimento público a varias gerações, agora chegamos à parte fundamental dessa pequena resenha o que seria o conhecimento.

         Ele é formado por duas vertentes o “sujeito” e o “objeto”, o primeiro é quem tem a capacidade de conhecer e o segundo é quem se transforma em conceito, aprendizado, logo, esta foto nos apresenta o objeto e quem a interpreta é o sujeito, o conhecimento não para por ai, ele pode ser redividido em novas duas partes.

A primeira apropriação direta da realidade, que é onde o sujeito interage com o objeto sem intermédio de um meio, um exemplo mais focado na foto da questão seria um dos presos ou funcionários do presídio, para eles o conhecimento é de forma direta e a segunda ocorre de forma indireta, na qual, o sujeito tem uma interação previa com um meio (jornais, revistas, outra pessoa...) antes ou sem ter contato com o objeto, exemplo seria quem vê esta foto e é onde melhor nos encaixamos.

Questão 2:

        

        

SENSO COMUM

FILOSOFIA

Subjetividade e baixo poder de crítica.

Usa da razão e reflexão para pensar e falar.

SENSO COMUM

CIÊNCIA

Crenças arbitrárias.

Se prende a fatos para comprovar veracidade.

Senso comum VS Filosofia        

        O senso comum apresenta subjetividade e baixo poder de critica, pois é presa a vivencia, a ação, a percepção e crenças pessoais, já a filosofia usa de métodos racionais e argumentativos para demonstrar suas falas e pensamentos não dependendo de emoções, conhecimentos ilusórios e crenças.

Senso comum VS Ciência

        O senso comum não precisa de um aprofundamento crítico permanecendo num nível superficial, pode-se dizer que ele é a experiência de vida, logo não consegue explicar bem muitos fenômenos, já à ciência necessita de fatos, experiências, demonstrações, estudos prévios para poder constatar a veracidade de algo.

Questão 3:        

        O recorte um, apresenta como concepção histórica a Revolução cientifica do século XVII, que a partir desta formou-se a visão moderna de ciência, na qual houve uma ruptura com os conhecimentos da idade antiga e média que eram baseados em parâmetros bíblicos e filosóficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com