TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Atps de contabilidade de custos

Passo 1º

* Definição de custos diretos:

 Custos diretos são aqueles relacionados diretamente com a produção do produto (bem ou serviço), no qual podemos ter uma medida fiel do gasto realizado. Por exemplo, a quantidade de matéria prima utilizada na produção de um bem é algo mensurável, podemos determinar o custo da matéria-prima utilizada na produção, mesmo que tenhamos vários produtos.

* Exemplos de custos diretos: matéria- prima, embalagens, materiais de consumo, mão-de-obra direta, serviços subcontratados e aplicados diretamente aos produtos ou serviços.

* Apropriação dos custos diretos:

O consumo de materiais de maneira organizada facilitará á empresa atenta, a saber, sempre para qual setor o produto foi utilizado, mantendo assim um sistema de requisições de entrada e saída de materiais e seu destino final.

* Para se obter um controle maior do consumo de mão- de- obra direto, é necessário, que a empresa tenha um sistema de apontamentos, de modo que se verifique quais setores e produtos ( ou serviços), no período ( dia, semana, mês ) e por quanto tempo ( minutos, horas) de cada operário.

* Definição de custos indiretos:

É um custo que não podemos determinar com precisão sobre cada produto, por isso ele é rateado ou alocado com base em algum critério. Por exemplo, não sabemos quanto de energia elétrica cada produto consome ao ser produzido. A energia elétrica da fabrica pode, então, ser rateada pelos produtos fabricados, com base nas quantidades produzidas ou em outro critério, como numero de horas de mão-de-obra, por exemplo.

* Custos indiretos atribuem parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio, ou seja, uma divisão proporcional por uma base que tinha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos.

* São exemplos de custos indiretos:

Mão-de-obra indireta que é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como mão-de-obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

Materiais indiretos: materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, produto irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes etc.

Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito á existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, energia elétrica, água consumida etc.

PASSO 2º

* Terminologia contábil básica

Terminologia em custos industriais.

Sabemos que gastos, custos e despesas são palavras com conceitos diferentes.

* Gasto é um valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega de promessa de algum ativo (dinheiro, bens). Exemplo: gastos com mercadorias, gastos com o pessoal, tanto na produção como na distribuição.

*Desembolso é o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço.

Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (150.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com