TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

2.2 –  Estrutura Organizacional

2.2.1-
        Conforme analisado na visita à empresa, a estrutura organizacional é linear.
        A Estrutura Linear basicamente possui pequena tecnoestrutura, pequena hierarquia administrativa, reduzida divisão de trabalho e poucos assessores de apoio.
        A coordenação é feita pela supervisão direta. Sendo que, especificamente , o poder sobre as decisões importantes é centralizado nas mãos do principal executivo.
        O ambiente é um só, porém simples e dinâmico.
         A maioria das organizações passa pela estrutura simples durante sua formação, mas apenas pequenas estruturas permanecem com ela.
        Na centralização das decisões, todos os órgãos são ligados a uma única linha de comunicação que liga o subordinado ao seu superior,tendo assim, uma tomada de decisão flexível ,de resultados rápidos e eficazes. Entretanto, a centralização pode causar confusão entre problemas estratégicos e operacionais.
        Por ser uma estrutura simples, é de fácil compreensão , clara delimitação das responsabilidades e de cada órgão, facilidade de sua implantação e estabilidade, e adequação à organizações de pequeno porte.
        Duas das principais desvantagens da estrutura linear são a falta de especialização e os chefes generalistas que congestionam a comunicação conforme a empresa cresce.
        Essa estrutura é indicada quando a empresa é de pequeno porte ou quando esta em seu estágio inicial.

2.2.2-

         O aspecto físico e ambiental de trabalho é o escritório, que possui a sala dos diretores e as divisórias por departamento. Os departamentos são divididos em financeiro, administrativo, Rh, compras, jurídico e supervisores. No departamento financeiro possui o coordenador financeiro e dois assistentes. No departamento administrativo possui o coordenador administrativo, três assistentes e dois recepcionistas. No departamento de RH possui o coordenador de RH e um assistente. No departamento de compras possui um coordenador de compras e um assistente. No departamento jurídico, possui um advogado e dois assistentes jurídicos. No departamento de supervisores, possui sete supervisores, trinta e cinco zeladores, duzentos e setenta quatro porteiros, cento e três auxiliares de limpeza e serviçais gerais.
        É um ambiente de trabalho liberal, os subordinados ficam a vontade,  pois os coordenadores não são exigentes em relação a uma determinada postura, desde que os serviços sejam devidamente exercidos de acordo com o prazo estipulado.
        É uma estrutura centralizada, pois a tomada de decisões esta no topo hierárquico. A delegação é feita pelos diretores da empresa para os coordenadores de departamento, sendo assim, os coordenadores também delegam sobre os assistentes do seu respectivo departamento.  A empresa não possui terceirização. A sua hierarquia é familiar. Quatro irmãos, que são sócios, dirigem a empresa.
        Alem do atendimento pessoalmente e por telefone a empresa possui mais dois meios de comunicação que facilitam o relacionamento com clientes e fornecedores. São eles: skype e email.

2.2.3 -

         Por ser uma empresa dirigida pela família do fundador, é uma estrutura que não permite a ascensão de cargos por livre promoção. Os clientes são beneficiados pelo serviço prestado, tanto pela empresa física, que são os recursos que o escritório oferece para o cliente, quanto pelos serviços externos que a empresa oferece aos condomínios, trazendo segurança, conforto e comodidade para quem mora nos mesmos.

2.2.4 –

         A empresa não utiliza medição de desempenho da estrutura organizacional.

2.2.5-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com