TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica supervisionada

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 2

Passo 1:

Avaliação de Desempenho

      As organizações estão preocupadas com o desempenho dos

funcionários.Em épocas passadas de estabilidade e permanência a Avaliação de                             Desempenho era feita por esquemas burocrático e rotineiro. Com os novos

tempos de mudanças e instabilidade o padrão deu lugar a inovar.

    A Avaliação de desempenho não é para saber só se as pessoas têm competências, e sim a

forma com que elas desenvolvem suas competências.

    As empresas buscam colaboradores que estejam alinhados a seus objetivos, ou seja, competências técnicas e comportamentais gerando resultados e contribuindo com o crescimento da empresa.

  A avaliação é um processo de identificação do comportamento de um funcionário que analisa sua postura profissional seu conhecimento e sua relação com o grupo de trabalho. Existem algumas formas para se avaliar o

    Desempenho de um funcionário, como escalas gráficas de classificação, pesquisa de campo, auto-avaliação, avaliação por objetivo e etc.

Essa avaliação pode ser feita pela própria pessoa (auto avaliação),pelo gerente ,pela pessoa e o gerente ,pela equipe de trabalho,pelos parceiros ao redor(360°),pelo órgão RH ou pela comissão de avaliação.

    Por meio da avaliação é possivel identificar novos talentos dentro da própria empresa.

PASSO 2

1 Responder:

• O que são recompensas financeiras e não-financeiras?

Segundo Chiavenato(2008),as recompensas financeiras se subdividem em diretas e indiretasaAs diretas correspondem ao salário direto,prêmios e comissões,o salário consiste no elemento mais importante das recompensas financeiras ,ele é a retribuição em dinheiro paga ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços prestados durante determinado período de tempo.

E as recompensas indiretas é o salário indireto decorrentes de acordos de trabalho e do plano de benefícios e serviços oferecidos pela organização que são ,férias,gratificações,gorjetas,horas extras,décimo terceiro salário,adicionais decorrentes financeiras dos serviços concedidos,essas recompensas financeiras são muito importante para a manutenção do empregado em uma empresa ,pois estão relacionados no dinheiro,benefícios e serviços que recebe pelo seu trabalho e desempenho.No entanto elas não são as únicas maneiras de motivar os funcionários dentro das emresas.

As recompensas não financeiras dizem respeito a oportunidades de desenvolvimento ,reconhecimento e auto estima,qualidade de vida no trabalho ,orgulho da empresa e do trabalho ,promoções,liberdade e autonomia no trabalho.Afetam portanto,diretamente o desempenho do funcionário.

• Qual a diferença entre o salário nominal, salário real e o salário mínimo?

O salario nominal representa o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado.

Salário real representa a quantidade de bens que pode ser adquirido com o salário.Assim mera a reposição  do valor real não significa aumento salarial.o salário nominal é alterado para proporcionar o salário real equivalente ao período anterior,daí a distinção entre  reajuste do salário (recomposição do salário real)e aumento real do salário (acréscimo do salário real).

Salario mínimo que é a menor remuneração permitida por lei para trabalhadores de um país ou ramo de atividade econômica ,sua fixação significa uma intervenção do Estado no mercado de trabalho .

• Conceitue administração de salários e explique de que forma a organização busca o equilíbrio interno e externo.

A Administração de Salarios é o conjunto de normas e procedimentos utitizados para estabelecer e ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização.

Equilibrio interno ou seja,consistência entre os salários em relação aos cargos da própria organização ele exige uma estrutura salarial justa e bem dosada.

Equilibrio externo ou seja,consistência externa dos salários em relaçao aos mesmos cargos de outras organização que atuam no mercado de trabalho ele exige uma estrutura salarial compatível com o mercado.

• Quais são os principais métodos de avaliação de cargos?

Existem vários métodos de avaliação de cargos e todos eles são eminentemente comparativos ,comparam os cargos ente si ou comparam os cargos com alguns critérios (categorias ou fatores de avaliação),tomados como base de referencia.E ele podem ser divididos em 3 grupos,existem também 4 principais métodos de avaliação de cargos:escalonamento,categorias predeterminadas,comparação por fatores e avaliação por pontos.

• Como fica a avaliação de cargos em uma organização sem cargos?

A avaliação de cargos constitui um exame sistemático dos cargos no sentido de especificar o valor relativo de cada cargo é para a organização esse processo é contingente,pois depende de uma completa analise e descrição dos cargos que lhe serve de base,sem essas bases de dados ,a avaliação de cargos torna –se um processo subjetivo de determinar quanto de deve remunerar cada posição,com as mudanças que estão ocorrendo nas organizações em decorrência das demandas ambientais a tradicional avaliação de cargos tende a desaparecer.

• Quais os tipos de benefícios e programas de incentivos existentes?

Os tipos de Beneficios são:assistência medica,seguro de vida,alimentação subsidiada,transporte,planos de pensão ou aposentadoria etc...No caso do nível mais elevado pode ter fornecimento de um automóvel,escola para os filhos,clube para família,cartoes de creditos,seguro  de vida entre outros...

Programas de incentivo tem como ferramenta principal melhorar o gerenciamneto das pessoas são essenciais pois estimula o fncionario a atingir objetivos e metas alem de recompensar seu desempenho e seus resultados atingidos co o intuito de motiva –los atraves do reconhecimento e  valorização que o mesmo recebe da organização,objetivando o incentivo em contribuir cada vez mais para o crescimento da empresa,pois sabem que nesse modo vão obter recompensas e  ou benefícios.Desse modo sabemos que não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo dedicado pela organização,é necessário ,mais insuficiente,é preciso incentiva –los continuamente a fazer o possível,a ultrapassar o desempenho atual e alcançar metas e resultados desafiantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com