TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades

Por:   •  20/3/2016  •  Tese  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ENGENHARIA MECÂNICA 5ª SERIE

ATPS MECÂNICA DOS FLUIDOS

ADRIANO GONÇALVES FERREIRA RA: 0091612746

                        AGNALDO

                        RAFAEL

                        VAGNER

                        WILIANS ROGÉRIO BIANCHI             RA: 8062776695

                       

PROFESSOR:MANA

Matao sp

data

SUMARIO

1-etapa1

1 passo1--------------------------------------------------------------------------------------------1

1 passo2--------------------------------------------------------------------------------------------2

1 passo3--------------------------------------------------------------------------------------------3

1 passo4--------------------------------------------------------------------------------------------4

2-etapa2

2 passo1--------------------------------------------------------------------------------------------1

2 passo2--------------------------------------------------------------------------------------------2

2 passo3--------------------------------------------------------------------------------------------3

2 passo4--------------------------------------------------------------------------------------------4

Introdução

Mecânica dos fluidos é ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento.

Pois nesta ATPS abordaremos em quatro etapas, tudo que diz respeito ao projeto.

Das pesquisas sobre materiais utilizados, das definições e propriedades dos fluidos, da idéia da prensa de pascal.

 Iremos desenvolver cálculos, e colocar em prática as idéias desenvolvidas pelo grupo.

Objetivo

O objetivo desta ATPS é a construção de uma Retroescavadeira utilizando os conceitos de mecânica dos fluidos, em especial, a prensa hidráulica de pascal.

DEFINIÇÃO
Fluidos são substâncias que são capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente. Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem um certo grau de compressibilidade e oferecem pequenas resistência à mudança de forma.

Definição de Mecânica dos Fluidos

A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial.

O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis pelo transporte de massa.    

Dessa forma, pode-se perceber que o estudo da mecânica dos fluidos está relacionado a muitos processos industriais presentes na engenharia e sua compreensão representa um dos pontos fundamentais para a solução de problemas geralmente encontrados nos processos industriais.

[pic 2]

Divisão dos Fluidos

Os fluidos também são divididos em líquidos e gases, os líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície estacionária não determinada pelo recipiente que contém o líquido. Os gases apresentam a propriedade de se expandirem livremente quando não confinados (ou contidos) por um recipiente, não formando, portanto uma superfície livre. A superfície livre característica dos líquidos é uma propriedade da presença de tensão interna e atração/repulsão entre as moléculas do fluido, bem como da relação entre as tensões internas do líquido com o fluido ou sólido que o limita.

Um fluido que apresenta resistência à redução de volume próprio é denominado fluido incompressível, enquanto o fluido que responde com uma redução de seu volume próprio ao ser submetido à ação de uma força é denominado fluido compressível.

Unidades de Medida

Antes de iniciar o estudo de qualquer disciplina técnica, é importante entender alguns conceitos básicos e fundamentais. Percebe-se que muitos alunos acabam não avançando nos estudos, e por isso não aprendem direito à disciplina em estudo, por não terem contato com estes conceitos. Nesta primeira aula serão estudadas as unidades e a importância do Sistema Internacional de Unidades (SI).

No nosso dia-a-dia expressamos quantidades ou grandezas em termos de outras unidades que nos servem de padrão. Um bom exemplo é quando vamos à padaria e compramos 2 litros de leite ou 400g de queijo. Na Física é de extrema importância a utilização correta das unidades de medida.

Existe mais de uma unidade para a mesma grandeza, por exemplo, 1metro é o mesmo que 100 centímetros ou 0,001 quilômetro. Em alguns países é mais.

Sistema Internacional de Unidades

Como diferentes pesquisadores utilizavam unidades de medida diferentes, existia um grande problema nas comunicações internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (797.5 Kb)   docx (334.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com