TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades

Por:   •  14/5/2015  •  Dissertação  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 10

Seqüência:

Atividade 1 - Fórum Avaliativo - Clique aqui

Publicar:

Atividade 1 - Fórum Avaliativo - Clique aqui

Autor:

 EDUARDO SOUZA AUXILIAR DE ENSINO GERENTE

Data da publicação:

10 de Março de 2015 21:56

Data da edição:

10 de Março de 2015 21:56

Status:

Publicado

Prezado(a) estudante,

Após leitura da unidade 1 em que alguns dos tópicos dizem respeito aoproduto, insumos, medida de capacidade e gargalo que estão diretamenteligados à atividade produtiva, sua tarefa será:

Ler o texto anexo "Gargalos produtivos", pesquisar e descrever um processoprodutivo apresentando os insumos, um produto, sua forma de produção, umgargalo e a solução.

Lembrando que, a atividade um ou fórum avaliativo tem como objetivoanalisar o entendimento do aluno sobre a unidade 1 através de sualeitura, interpretação e argumentação. Desse modo, não serão consideradascópias do colega ou da internet.

Na semana seguinte da correção, as dez melhoresrespostas, ou seja, as que apresentarem boa argumentação, coerência,criatividade e resolução serão postadas mencionando o nome do autor nofórum de discussão fale com o professor/tutor. 

Departamento de Educação a Distância

Universidade Anhembi Morumbi

Laureate International Universities

1-

Boa Noite,

Tomando como base o que li nesta unidade e tendo como complemento o texto Gargalos Produtivos coloco em palavras meu ponto de vista com um exemplo do meu dia a dia:

Trabalho no financeiro de uma empresa que comercializa legumes para todo o Brasil,temos um sítio em Pirajuí onde há produção(plantação) diária de nosso principial produto (Pimentão Amarelo e Pimentão Vermelho)o processo de produção se inicia com a preparação do solo que inclui(adubar,irrigar)logo após são introduzidas as mudas de pimentão,importante ressaltar que estas mudas são preparadas em local especializado pois necessitam de sementes,terra apropriada(insumos)adequadas para o cultivo,voltando para o plantio devo dizer que o cultivo desta fruta(pimentão)é feito por várias pessoas pois abrange uma aréa grande de plantio, para se ter uma idéia em uma estufa de pimentão de 1.500 metros podemos plantar 2.500 mudas com uma margem de erro pequena.Logo  após o serviço de cultivo(produção)um agronônomo fica encarregado de aplicar alguns agrotóxicos responsáveis por acabarem com algumas pragas comuns no campo,em média estas mudas levam até 90 dias para se tornarem frutos (pimentão)e fiquem prontos para colheita no entanto mesmo havendo cuidado e dedicação pode haver algum problema de fator natural por exemplo e isto pode comprometer parte da plantação ou até mesmo a plantação inteira(gargalo)e quando isso ocorre o prejuízo é muito grande ,há um outro ponto importante, para que a colheita seja realizada deve haver muito cuidado e usar equipamentos adequados pois a inalação de agrotóxicos e pesticidas pode trazer danos a saúde (gargalo),causando sérios problemas.Após a colheita é feita entrega no local certo para comercialização.Muitos investimentos tem sido feito para  minimizar os problemas decorrentes do plantio e garantir a segurança de funcionários,como montagem de estufas mais modernas,agrotóxicos menos agressivos e até mesmo naturais,roupas especiliazidas para se trabalhar nas estufas e por incrível que pareça o investimento é bem menor e o retorno mais rápido(solução).

Enfim processo produtivo pra mim nada mais é que sistema ou elaboração de algum material em algo concreto que podemos chamar de insumo,que logo mais se transforma em produto que pode ser comercilizado seguindo uma sequência para uma produção maior deste produto que como consequência tem imprevistos ou problemas conhecido como gargalo e logo mais estudo profundo para concertar os imprevistos e garantir o retorno nome dado solução.

Kátia Lisboa.

2-

Nas próximas linhas farei a descrição do processo produtivo do etanol e na sequência vou falar sobre um dos gargalos produtivos que este produto enfrenta, ainda mais se tratando de uma fonte de recurso energético que impacta diretamente a economia.

    O processo de fermentação é o mais antigo utilizado para fabricação deste produto, inicia-se no plantio, colheita e transporte até as usinas, chegando na usina ,através de esteiras rolantes, a cana de açucar é lavada e passa pela primeira fase na retirada de impurezas, na sequêcia  ela é picada e passa por um eletroimã para retirada de pequenas partículas metalicas.

    Na moagem ela  passa por rolos trituradores onde é extraido o melaço o que representa 70% da composição do produto, os outros 30% é o bagaço,resíduo usado como fonte de energia pela industria. Esse caldo segue para a próxima etapa de eliminação de impurezas, ele é coado e inserido em um tanque para decantação. Após a decantação ele recebe o nome de caldo clarificado.Aí vem a ultima etapa de extração das impurezas que é a esterilização,por meio de calor, é eliminado os micro-organismos presentes no caldo.

  A Fermentação se dá após o caldo estar imune de impurezas, ele passa a tanques onde é misturado leveduras (fungos), estes microorganismos quebram as moléculas de glicose produzindo etanol e gás carbônico, este processo leva horas e após fermentado esse liquido passa a se chamar vinho fermentado.

Na destilação, o processo consiste em separar o etanol do vinho fermentado, que na mistura anterior o etanol representa 10% do volume total. O líquido é colocado em colunas de destilação onde é aquecido até sua evaporação total e seguido da condensação, onde retorna em seu estado líquido, já separado do vinho fermentado, está pronto o alcool hidratado com grau alcoolico de 96º e pode ser usado como combustível.

 A desidratação e armazenamento são as últimas etapas do processo produtivo do etanol, após retirado o excesso de água, por tecnicas próprias, ele é armazenado a espera da distribuição.

   Segundo a revista da unesp, o estado de são Paulo representa 60% da produção total de etanol no Brasil, um dos seus maoires impedimentos para o seu consumo é seu alto preço praticado em alguns estados,  e no meu entendimento podemos ver este fato como um gargalo, se houvesse uma menor varaição de preço para este produto, mais usado ele seria por outros estados, garantindo uma maior demanda poderiam realizar mais investimentos e torná-lo mais atraente e o país menos dependente do Petróleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com