TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas Supervisionadas

Por:   •  2/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

 INTRODUÇÃO

A empresa escolhida para este estudo foi a Neolat Comécio de Laticinio LTDA, com o nome fantasia Ipanema, de produtos Lacteos, situada na Av. Pedro de Toledo 1065, Rancharia-SP CEP: 19600-000.

Desde de 1982, a Ipanema vem trabalhando para produzir os melhores queijos e satisfazer todos o seus clientes. Os primeiros queijos comercializados eram fabricados de forma artesanal. A constante atenção a demandas de seus consumidores e as modernas tecnologias levou a empresa a especializar no desenvolvimento de tipos variados de queijos, em unidades produtoras distribuídas entre São Paulo, Goiás e Mato Grosso.

A empresa tem em média 220 clientes, sendo eles de Rancharia e região, e também na grande São Paulo. Hoje a Ipanema oferece um Mix de produtos que atende diferentes mercados: distribuidores, atacados de altos serviços, key accounts nacionais e regionais, varejo tradicionais, e mercados food service industriais, restaurantes, pizzaria, padarias, e etc.

1 .Fundamentação Teórica

1.1 Estruturas Organizacionais

1.1.1Conceito e finalidade das estruturas organizacionais

Entre todas as definições de Estrutura organizacional propostas pelos mais conceituados autores em diferentes perspectivas dois fatores são comuns: a divisão de trabalho (distribuição das tarefas entre as pessoas) e a hierarquia (distribuição das pessoas em posições), desta forma pode-se definir estrutura organizacional como a forma pela qual a organização distribui a autoridade e as atividades, sejam estas de qualquer nível, bem como realiza a comunicação entre as pessoas, fazendo com que estas exerçam a autoridade que lhes cabe para alcançar os objetivos organizacionais em resumo estrutura organizacional é a maneira como as atividades da organização são divididas, organizada se coordenadas.

De acordo com Henry Mintzberg as organizações são compostas de cinco partes, a saber: o núcleo operacional, que são os responsáveis pelo trabalho básico de fabricar o produto, ou prestar o serviço e a medida que a organização cresce faz-se necessário a presença de um gerente em temo integral, estes constitui a cúpula estratégica cuja gerencia fica sob a responsabilidade da Administração média. Como o crescimento exigirá padronização, tornam-se necessários também os analistas, e por fim a empresa passa a necessitar de um suporte administrativo para fornecer serviços indiretos, este serão a assessoria de apoio.

 Em resumo, a organização precisa funcionar como um sistema integrado e coeso, em que as partes se inter-relacionam intimamente para atuar como uma totalidade, a fim de alcançar um determinado objetivo com sucesso. De acordo com os autores clássicos existem dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical e a especialização horizontal. A primeira ocorre quando é necessário acrescentar mais níveis hierárquicos na estrutura, já a horizontal se dá quando há a necessidade de aumentar a qualidade do trabalho, ou seja, aumenta o numero de órgãos especializados sendo estes no mesmo nível hierárquico.

A esta especialização dá-se o nome de processo funcional. Geralmente elas ocorrerão simultaneamente de forma relacionada

2 Estudo de Caso

2.1 Perfil da Organização

2.1.1 Apresentação da empresa

A Neolat Comécio de Laticinio LTDA, com nome fantasia IPANEMA, é uma empresa privada de médio porte, que atua no ramo de produtos alimentícios, localizada na Av. Pedro de Toledo, n° 1065, na cidade de Rancharia/SP, CEP: 19900-000 está no mercado a mais de 30 anos, com um modelo de fabricação, agilidade e um controle de qualidade bem apurado. Seus produtos já estão presentes em um total de 220 lojas

2.1.2 Força de trabalho

O Laticínio Ipanema conta com cerca de 110 funcionários, sendo em média 80% homens, e20% Mulheres todos com faixa etária entre 20 a 40 anos, sendo em média de 50%  das pessoas que entram no Laticínio está tendo sua primeira oportunidade de emprego. A maioria dos funcionários que a empresa contrata, são mais experientes no que fazem.  O gerente e os encarregados da fábrica são contratados pelo nível de conhecimento e experiência.

2.1.3 Produtos e Clientes

Os principais produtos vendidos pela Neolat são: Minas Frescal, Queijo Coalho, Queijo Prato, Queijo Mussarela. Um dosmais procurado é o Minas frescal mas conhecido como Queijo Branco.

Os clientes alvos são: supermercados, hipermercados e todo tipo de pessoa que aprecia os produtos produzidos pela empresa.

2.1.4 Principais concorrentes da organização

Neolat tem inúmeros concorrentes por sua área de atuação ser ampla, porem os principais concorrentes do Ipanema são, os Laticínios da região, e as marcas de queijos: Quatá Alimentos, Tirolez, Aviação, Crioulo, Scala, Frimeza.

2.1.5 Principais insumos

Coalho líquido e Cloreto de Cálcio, fornecidos pela empresa Bela vista Produtos enzimáticos Indústria e Comércio LTDA;

Cloreto de sódio, fornecido pela empresa Refimosal Refinação e moagem de sal Santa Helena LTDA;

Fermento Lático, fornecido pela empresaLatec Ingredientes distribuidora LTDA.

Embalagem: ??????

2.2 Estrutura Organizacional

2.2.1 Descrição da estrutura organizacional encontrada na empresa

A estrutura organizacional da empresa é hierárquica sendo constituída por: Gerente, financeiro, supervisor de qualidade, técnico mecânico, assim como está no organograma, todos seguindo a ordem hierárquica, quando se tem uma decisão mais difícil de tomar, todos procuram o Gerente geral. Quando não há dificuldade, os gestores tomam a decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com