TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades pratica supervisionadas

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Tempos Modernos

TÍTULO DO FILME: TEMPOS MODERNOS (Modern Times, EUA 1936)

DIREÇÃO: Charles Chaplin

ELENCO: Charles Chaplin, Paulette Goddard, 87 min. preto e branco, Continental. O filme é uma mistura de comédia, drama e um pouco de romance.

No filme Tempos Modernos mostra uma critica irônica de uma realidade do final do século XIX, dos avanços tecnológicos, das grandes organizações e da força fabril da 2°Revolução Industrial, no entanto fica claro a grande exploração dos funcionários pela classe patronal, e a utilização das novas técnicas de administração, uma dando ênfase nas tarefas e outra no administrativo, sem falar nos graves problemas de saúde dos trabalhadores.

Pude observar uma  grande quantidade de fabricas instaladas em centros urbano, que empregavam uma verdadeira massa humana local e vinda da zona rural, as Organizações da época que já se utilizavam do avanço do capitalismo financeiro e o surto de progresso proveniente da: energia elétrica, aço e o petróleo e muitas outras tecnologia que permeavam este período que ficou conhecido como a era da (eletricidade e o aço).

   Mostrava uma estrutura organizacional rígida tradicional e bem definida com membros da estrutura se reportando a um só líder, vimos um diretor presidente que tinha suas preocupações em aumentar seus ganhos e lucras, acelerando a linha de produção da fabrica ao ponto de seus funcionários se atrapalharem com a velocidade imprimida, a ideia mecanicista de fazer com que os trabalhadores se ajustassem às maquinas, teve ênfase com Teylor dizia que o operário médio produzia menos que eram capazes.

Charlei Chaplin era um funcionário de chão de fabrica muito trapalhão que exercia a função de um simples apertador de porca, observamos no filme uma fabrica com uma linha de produção sem desperdício de força humana, e uma divisão de tarefas bem definidas, movimentos bem treinadas com tempo e movimentos padronizados já pré-estabelecidos, Charlei um especialista na sua função, mais com os exerço de velocidade imposta pelas maquinas ficava difícil acompanha-la ai entra em cena a supervisão de produção que e responsável por uma grupo de funcionário, com a pressão excessiva em cumprir grandes tarefas e jornadas de trabalho desumana  e movimentos repetitivos levando-o a transtorno sérios e problema psicossomático.

Assistimos o descaso das corporações com os funcionários que já não estavam apito para o trabalho e o destino era o sanatório.

charles chaplin consegue transmitir com clareza a realidade que o mundo capitalista e industrializado vivia na época, em algumas cenas do filme pode se notar os estudos realizados por taylor sobre a ORT organização racional do trabalho A teoria clássica preocupou-se com a organização formal. A abordagem está simplificada e incompleta, pois não considera o comportamento humano na organização podemos observar isso quando assistimos o descaso das corporações com os funcionários que já não estavam apito para o trabalho e o destino era o sanatório. O filme continua sendo atual nos dias de hoje, marcando a evolução, e as lutas trabalhistas da epoca para chegarmos as melhorias existentes em nossos dias atuais.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com