TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades praticas

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.314 Palavras (14 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 14

Anhanguera Educacional

Curso: Recursos Humanos

Disciplina: Técnicas de Negociação

Professor: Alexandre

Período: Noturno 4°bimestre

Atividades Práticas Supervisionadas

Alunas:

Aline Oliveira da Silva RA: 6449316841

Michelly Marques Macedo RA: 6662443535

Alunas:

Aline Oliveira da Silva RA: 6449316841

Michelly Marques Macedo RA: 6662443535

Trabalho apresentado como requisito parcial para

Obtenção de aprovação da ATPS na disciplina Técnicas de Negociação, no

Curso de Recursos Humanos na Universidade Anhanguera Educacional

 

Professor: Alexandre

Etapa 1 Negociação:

  1. Exemplo de negociação na questão familiar, por exemplo, é o clássico exemplo de onde a família passará as férias de fim de ano por exemplo.

Todos os membros da família terão que apresentar propostas para uma reunião e discussão sobre o assunto.

Nesse momento são levantados todos os aspectos, como por exemplo, datas, valores e condições de cada participante dessa viagem familiar.

Até que apareça um acordo de ambas as partes para o destino escolhido, claro que nem sempre isso agrada todos, porém a maioria vence e todos acabam satisfeitos com o resultado.

  1. Acreditamos que o fato de negociar com pessoas que são de nossa família sempre é um pouco mais complicados, pois existe o conhecer a pessoa na informalidade. Quando negociamos em familiares, a proximidade das pessoas é muito grande, o convívio é contínuo e o conhecer o outro se torna uma questão complicada, pois se a negociação não é resolvida como êxodo, os participantes da negociação acabam entrando em conflitos.

Quando nós negociamos no dia a dia com pessoas que não pertencem a nossa família, pensamos duas vezes antes de tomar alguma decisão radical. O respeito das opiniões são mais consideradas, para chegar ao consenso que seja bom para as duas ou mais partes.

  1. O fato de ter intimidade não significa que teremos uma boa negociação, por vezes, quando negociamos com um desconhecido como, por exemplo, no ambiente de trabalho, respeitaremos uma hierarquia e trataremos sobre o assunto de forma que todos entendam a situação e a clareza dos fatos, levando em consideração o bem para todos. Acreditamos que a postura e atitudes mudam quando a negociação é tratada com pessoas que não temos intimidade, diferente quando tratamos de uma simples negociação em uma família onde temos intimidade o suficiente para entender os aspectos, porém, por vezes, no ambiente familiar a intimidade acaba atrapalhando a negociação que seria um fato bom para todos.

  1. Nos casos familiares por vezes temos um ganha-ganha, por vezes, temos uma situação que somente um sai ganhando e o outro prejudicado ou não satisfeito com a decisão da negociação. Acreditamos que para melhorar a negociação familiar é importante existir o foco nas pessoas e não no problema.

Conceitos de Negociação:

  • “Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório”. (Hodgson, 1996)
  • "Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados”. (Scare e Martinelli, 2001)
  • “Negociação é um processo de comunicação interativo estabelecido quando duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”.
  • "Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido”. (MARIOTINI, Paulo Ricardo, 2010).

Conclusão:

A negociação hoje em dia está muito presente em nossas vidas e principalmente no nosso trabalho.

Praticamente em tudo que fazemos usamos a negociação, como por exemplo; para adquirir um imóvel, temos que negociar para que assim possamos chegar há um valor bom para quem está vendendo e para nós que compraremos.

Ninguém quer negociar sem receber nada em troca, sempre há uma razão e interesse de ambas as partes.

ETAPA 2

1 – O processo de negociação como um sistema é basicamente tratado como entrada de informações “estímulos” e saída nas “transformações” em resultados favoráveis.

2 – No processo de negociação se nos substituirmos a palavra negociação por “comunicação” veremos que estamos falando da mesma coisa, ou seja, sem a comunicação não existe o principio de negociação.

3 – A comunicação em modo geral é importante em tudo o que vamos fazer, pois sem a comunicação não existe a negociação, não existe um acordo, não existe uma sintonia das ideias e muito menos dos resultados. A importância da comunicação no processo de negociação é que através da comunicação às partes irão manter o contrato, as opiniões e as ideias a serem esclarecidas para chegarem aos resultados finais.

4 – tendo clareza nos assuntos abordados, sinceridade, aceitação, e credibilidade no cumprimento dos prazos estabelecidos.

 ETAPA 3

TABELA 1 – AUTOR DO LIVRO

Integrantes da Equipe: Aline Michelly
Negociação Escolhida: Planejamento de um casamento.

Características da negociação Desafios da negociação Dicas do autor Passos a serem tomados Perigos e aspectos de atenção
a) Negociação com pessoas intima. Planejar e discutir antecipadamente. Reunir-se com os noivos e ver seus principais interesses. É preciso ter diplomacia e coordenação para agradar os dois lados e assegurar que eles mantenham o relacionamento após o evento. Planejar com bastante antecedência (dia e hora; local; número de convidados finanças etc..). Não fique constrangido ao negociar com fornecedores, procurar em várias lojas os diferentes modelos de alianças e preços.
b) Planejamento do evento. Deixar que cada um decida os itens do casamento mais importantes para si próprio. Todos devem sentir que deram sua contribuição ao planejamento. Confirmar com 30 dias de antecedência o menu (jantar), música, roupa dos noivos e alianças. Recepção: especifique o que você quer e faça vários orçamentos. Vestuário: verificar se tudo está nos conformes, valores e alterações de tudo.
Observações: É uma das formas de negociação mais difícil, pois envolve muitas opiniões, desejos e responsabilidades diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com