TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades praticas supervisionadas

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.303 Palavras (18 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

A Disal S.A, cuja sigla significa Distribuidores Associados de Livros, é uma empresa de sociedade anônima de capital fechado.

Foi criada através da junção de duas grandes editoras, Editora Pioneira,com sede em São Paulo, e a Editora Ao Livro técnico,com sede no Rio de janeiro,  em 1968. Na época, ambas editoras eram consideradas as maiores editoras do país.

Ambas as editoras atuavam no segmento de livros universitários, sendo a Editora Ao Livro também a principal importadora de livros da época, sendo responsável pelas importações de livros didáticos universitários e livros para o ensino de idiomas. Já a editora pioneira, atuava forte nos segmentos de livros de administração, economia e psicologia, tendo direitos de publicação dos principais nomes dessas áreas como, por exemplo, Peter Drucker.

O objetivo da abertura da distribuidora Disal era ampliar a logística de distribuição, buscando abrangência nacional.

Após dois anos da data de abertura, a Disal já possuía uma estrutura sólida de distribuição, e começava a trabalhar com outros selos editoriais além dos selos das editoras fundadoras. Seguindo a linha de distribuição de materiais universitários e livros importados a Disal iniciou a distribuição das principais editoras que na época possuíam distribuição própria.

Atualmente a Disal S.A, no setor de Varejo/Atacado, possui 15 livrarias, sendo 8 fora do estado de SP, sendo 7 filiais também consideradas centros de distribuição. Em janeiro de 2006 inaugurou sua primeira Livraria fora do estado de São Paulo, na cidade de Salvador, tendo hoje livrarias no Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Minas Gerais e Recife.

Com isso a Disal passou a distribuir com exclusividade para o Brasil 95% dos livros para o ensino de espanhol, e 95% dos livros para o ensino de francês.

Atualmente a Disal se posiciona como líder de mercado, e continua ampliando sua gama de distribuição procura trabalhar sempre com as melhores editoras do mercado.

Hoje, são distribuídas pela Disal S.A, cerca de 400 editoras, nacionais e estrangeiras para todo o mercado brasileiro.

A organização também alega que a melhor forma de motivação é o que chamam de “auto motivação”, pois sem ela, qualquer ação da empresa para motivar seus funcionários será insuficiente. Um funcionário motivado pode motivar todos de sua equipe.

O lema da empresa é “Se falhares, falharemos juntos”, assumindo assim a consciência de que todos trabalham em sintonia, buscando sempre a excelência.

  1. Objetivos

O objetivo geral deste trabalho é analisar como são aplicadas, dentro da empresa, as teorias administrativas. Sendo identificadas as teorias de: Max Weber, Taylor, Fayol, Maslow, Deming e de Simon.

Os objetivos específicos são:

a) Observar os padrões administrativos aplicados no cotidiano da empresa;

b) Observar como as terias administrativas sofrem adaptações dentro da empresa;

c) Analisar a aplicação dessas teorias administrativas, bem como seus resultados.

1.2 Procedimentos Metodológicos

Neste trabalho será utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, baseado em autores renomados da administração, também será utilizada a metodologia de pesquisa aplicada, com utilização de estudo de caso na empresa “Disal” com o intuito de identificar as relações entre teorias e colaboradores/setores.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A empresa adota e entende o que mostra a teoria de Maslow, a mesma preza claramente a questão dos fatores de motivação extrínseca para seus funcionários se preocupando amplamente com a questão da temperatura e limpeza do ambiente de trabalho. A motivação, aliás, é levada como a principal questão da empresa para que seus funcionários gostem de trabalhar na Disal e vistam a camisa da empresa, e sendo assim eles se tornam mais fiéis a empresa e com certeza atingem o patamar da realização profissional, que muitas vezes não está ligada somente ao cargo ou salário que a pessoa ocupa ou tem, mas sim com as condições que lhe são dadas para o desenvolvimento de seu trabalho. Seguindo a teoria de Maslow, onde vemos como símbolo principal a pirâmide de Maslow, a empresa busca em suas ações atender sem erros as questões de baixo da pirâmide, que são as questões essenciais para a satisfação de seus colaboradores.

Podemos ver também a aplicação da Teoria da Avaliação Cognitiva, na qual todas as áreas com exceção da área de vendas e logística, não recebem extras por desempenho e tem um salário fixo por mês sem variáveis, pois segundo a teoria: “Quando uma pessoa recebe recompensas extrínsecas por um trabalho intrinsecamente motivador, o interesse intrínseco pelo trabalho diminui.”, e isso não é interessante para a empresa. As áreas de vendas e logística são áreas em que a aplicação de uma motivação extrínseca por forma de prêmios e comissões se torna necessária pelo o que é feito no mercado e funciona muito bem em contradição a teoria, porém por pouco tempo, pois depois de um longo período de tempo a teoria volta a entrar em ação e é por isso que vemos um alto número de rotatividade de funcionários nestas áreas, não só na Disal, mas como em grande maioria das empresas.

Percebe-se que todas estas teorias são movidas pela Teoria Behavorista, a qual preza averiguar o lado humano e comportamental do trabalhador, para que então, entendendo como o indivíduo funciona, a empresa possa agir corretamente para satisfazer a si mesma e também aos seus funcionários. Esta teoria segue um caminho contrário à teoria de Taylor, pois Taylor focada extremamente na questão de resultados, agir corretamente para que os resultados viessem não se importando com a maneira com que o funcionário como ser humano sentiria. Sendo assim a empresa Disal investe muito em inovações quando a matéria é motivação, pois levando como base a Teoria Behavorista, a empresa acredita que a maior parte da motivação do indivíduo é dada por fatores extrínsecos, e que a motivação intrínseca decorre de uma motivação extrínseca. Este investimento não em vão, pois tanto nas pesquisas de desligamento, como nas pesquisas de satisfação, a Disal tem um alto índice de aprovação exatamente por estes fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com