TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps adm mercadologia etapa 3

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3 – Planejamento e Estratégia de Branding

Branding pode ser considerado como o trabalho de construção, gerenciamento, fixação e personalidade de uma marca junto ao mercado. É uma filosofia de trabalho que utiliza conceitos de administração, marketing, psicologia, propaganda, design, arquitetura e antropologia para poder operar com sucesso um universo de valores e consolidar uma empresa frente aos seus clientes.

Para o planejamento de uma estratégia de branding uma empresa precisa decidir como vai estabelecer a marca de novos produtos tendo três principais escolhas: desenvolver novos elementos de marca para o novo produto; aplicar alguns de seus elementos de marca já existentes; usar uma combinação de elementos de marca novos e existentes.

A marca é considerada a essência do marketing e podemos classificá-la como um bem intangível, algo de valor, que tem a finalidade de identificar e diferenciar uma empresa da outra, ainda mais nos dias de hoje que o mercado se encontra tão competitivo. A marca também cria a necessidade e influencia na decisão de compra dos consumidores e quando esses consumidores têm confiança na marca eles geralmente são leiais a qual é um ponto primordial contra a concorrência.

Para pinho (1996, p. 43) “marca passa a significar não apenas um produto ou serviço, mas incorpora um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis relevante para o consumidor e que contribuem para diferenciá-la daquelas que lhe são similares.” Assim ao adquirir um produto, o consumidor não compra apenas um bem, mas todo o conjunto de valores e atributos da marca. Toda marca tem sua força e ela está relacionada na sua capacidade de ajudar a empresa a construir valor por meio de vendas, margem e participação de mercado.

A criação de uma marca deve ser feita por etapas onde no começo deve-se desenhar a estratégia da marca, descrevendo a definição de quem é seu público-alvo, baseado nas necessidades desses consumidores, lembrando que uma boa construção da marca está relacionada com o bom entendimento dos seus consumidores, e também é preciso definir o que é a sua marca, questionando o que de fato ela vai significar para seu público alvo e se realmente vai atender as necessidades e expectativas dele. As respostas desses questionamentos vão ajudar a criar a marca e podem ser tornar uma vantagem competitiva para a empresa.

Em seguida deve-se executá-la, tirar tudo do papel e aplicá-la fazendo com que o consumidor venha conhecer e preferir sua marca, ou seja, divulgando sua marca, mas para isso, primeiro tem que pensar na idéia da comunicação, associar um benefício da sua empresa em uma idéia atrativa e criativa, pensando também no nome, logotipo, cor e slogan com o intuído de chamar atenção dos consumidores para sua marca, para depois vincular suas estratégias por meio de canais de comunicação como internet, TVs, rádios, jornais, redes sociais, lojas, shoppings, outdoors, entre outros, lembrando que cada meio de comunicação vai depender de sua verba financeira.

Agora que a marca está criada e divulgada é preciso vender, definindo meios em que os consumidores possam encontrar seus produtos, seja em lojas físicas ou virtuais e até mesmo por meios de terceiros, o importante é que seus produtos sejam de fácil acesso para a venda. Mas, vale ressaltar que a imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com