TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade

Por:   •  4/4/2015  •  Seminário  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

CAPÍTULO 1

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

   Definição da contabilidade: totalidade dos registros numéricos com a finalidade de ordenar de forma completa, todos os movimentos em valor e em quantidade, efetuados em uma empresa, ou entidade.

   Há 3000 anos a.C. a contabilidade já existia, o homem primitivo , já contava seus instrumentos de caça e pesca, através de pedras, ou objetos com as civilizações a agricultura passou a florescer, e houve a origem do “diário”. Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, hoje Iraque.
  O ábaco é considerado o pioneiro em instrumento de cálculos. Criado na China por volta de 5.500 anos, é formado por uma moldura com bastões e bolinhas que se deslizam com facilidade, ele emprega um sistema de calculo de modelo decimal. Desde se criação começaram surgir outros vários tipos como o Ábaco Mesopotâmico, Babilônio, Indiano, Egípcio, Grego, Romano, entre outros. Hoje em dia os Ábacos ainda são muito utilizados em escolas de todo o mundo na educação infantil.

    Já existe também um Ábaco adaptado, o ”Cranmer” para uso de pessoas com deficiência visual.

     No renascimento os árabes já faziam a contabilidade manuscrita. Entretanto podemos observar que a contabilidade já existe há milhares de séculos, e desde já ela vem evoluindo muito, pois na antiguidade usavam-se pedras, e com a evolução veio a manuscrita, os números, os cadernos, etc. E também sempre foi essencial tanto para a administração domiciliar, quanto para as grandes empresas;  e hoje em dia com tamanha evolução já existem sistemas capazes de contabilizar tudo automaticamente.

    A contabilidade é essencial desde sempre para as tomadas de decisões em nossa vida financeira. O sistema jurídico de contabilidade foi dissipado pelos romanos, porém, não conseguiu impedir a Queda do Império Romano.

   Os fenícios foram os primeiros a desenvolverem bases de trocas monetárias e simplificaram os registros, escrevendo-os em símbolos.

   Luca Pacioli, um Frade Franciscano surge em meio ao Renascimento autor de um livro que expõe o Método das Partidas Dobradas, onde afirma que todo lançamento de crédito em uma conta fará surgir outra conta onde será registrado o mesmo valor de débito.

   O Brasil tem uma parcela muito importante no nascimento da Contabilidade. Em meados de 1770, que surgiu a primeira regulamentação da profissão no Brasil, quando Dom José, rei de Portugal, expediu a carta de lei a todos os domínios portugueses, onde tornou obrigatório o registro da matrícula de todos os guarda-livros da junta comercial.

   No ano de 1870 aconteceu a primeira regulamentação da profissão Contabilista, por meio de um decreto imperial. E então a Associação dos Guarda-Livros da Corte foi reconhecida oficialmente, como a primeira profissão liberal regulamentada no Brasil.

   Com a Modernização a Contabilidade sofreu alguns ajustes de aperfeiçoamento, onde surgiram as Técnicas Contábeis, que são:

- A Escrituração, onde um sistema efetua o registro das ocorrências que influenciam a evolução patrimonial, onde é levado em conta a ordem cronológica de todos os fatos, fatos estes que devem ser escriturados a partir de documentos legais e verídicos.

-As Demonstrações Contábeis, ou seja, deve-se mostrar todos os registros efetuados, apresentando resultados atingidos em um determinado período.

-A Auditoria, onde acontece a ratificação dos registros já efetuados e demonstrados, verificando assim se todos foram efetuados seguindo os princípios fundamentais da contabilidade.

E por fim a Análise de Balanço, que consiste em apresentar de forma abreviada os resultados, para tornarem de mais fácil interpretação.

   A contabilidade esta presente em nossas vidas em vários aspectos, tanto na nossa vida pessoal financeira, como também nas empresas, desde uma pequena empresa, até uma multinacional, controlando decisões importantíssimas, em nossas vidas, ou seja, é nela que controlamos todos os ativos e passivos, e sempre lembrando que o passivo sempre devera ser menor que o ativo, para que se tenha um resultado positivo no balanço patrimonial.

   E baseando em todo o estudo que foi feito nos exercícios anteriores, nota-se que desde o começo da evolução do homem ele buscava controlar suas entradas e saídas, sabendo assim se esta obtendo resultado positivo, controlando seu rebanho através da contagem das pedras.

   Entretanto, vimos a grande importância da contabilidade na civilização abrangendo a vida econômica.

CAPÍTULO 2

Os Princípios Fundamentais da Contabilidade segundo o CFC e o CPC

   Ao pesquisarmos sobre o princípio da contabilidade, vimos alguns dos mais importantes que são o princípio da entidade, registro pelo valor original, competência, prudência e etc. O principio da entidade se refere a uma separação de pessoa física e jurídica, ou seja, jamais o patrimônio da empresa pode se misturar com o patrimônio dos sócios. Entretanto não podemos contabilizar  os ativos  e passivos da empresa junto com o patrimônio da pessoa física.

  O principio do registro pelo valor original, ou seja, o próprio nome já diz, não podemos inventar registro e nem valores na contabilidade, tudo tem que ser registrado e contabilizado pelos valores originais.

   O principio da competência quer dizer que todas as despesas e receitas devem estar de acordo com o fato gerador, independente de se ter recebido as receitas, ou pagas as despesas. Todavia o principio da competência esta ligado com o reconhecimento das receitas auferidas e das despesas incorridas em determinado período.

  O principio da prudência, como o próprio nome já diz esse principio e para os contadores terem prudência, ou seja, de nunca antecipar os lucros , e sempre prever possíveis prejuízos , através dos meses anteriores do balanço patrimonial.

  Entretanto a palavra princípio, tem relação com obediências às normas, às leis em que são impostas a cada uma das profissões.

A contabilidade é composta por algumas leis que foram denominadas Princípios da Contabilidade, é este conjunto de leis que conduz o contador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com