TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?

O Homem primitivo era quem praticava a contabilidade rudimentar, quando contava seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos.

  1. Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?

Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopomia região situada entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque. Assim o homem começava a registrar seus primeiros patrimônios.

  1. Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis?

Os egípcios, no Egito escreveram os primeiros livros contábeis usando o papiro.  

  1. Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?

Os fenícios, nos portos de Tiro e Cidon navegavam pelo Mediterrâneo expandindo sua rede de comércio e foi assim que surgiram as trocas monetárias. Em Roma nascia o maior e mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda a Europa e o Norte da África e o Oriente médio, conquistando povos e nações levando a paz Romana, é o que se pode chamar de sistema jurídico da contabilidade organizada, mas impérios nascem crescem e morrem, portas e bárbaros invadiram a península e assim se via a queda do império Romano.

  1. Qual reinado se expandiu por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio disseminando sistema jurídico de contabilidade organizado?

O Reinado de Roma.

  1. Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a Contabilidade?

Surgiu no Renascimento, frade franciscano que inventou o método das partidas dobradas.

  1. O que é o método das partidas dobradas?

Princípio contábil segundo o qual todo lançamento a crédito numa conta faz com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.

  1. Quem eram os Provedores da Fazenda?

Com o descobrimento do Brasil institui-se o governo geral, chegaram os provedores da fazenda que acumulavam esse cargo com o de contador, eram nossos primeiros colegas em solo brasileiro.

  1. Quando se iniciou o ensino de Contabilidade no Brasil?

Assim que a família real veio para o Brasil, iniciou-se o ensino contábil em terras brasileiras onde a primeira aula foi no comércio da corte em 1810.

  1. Qual é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência Contábil brasileira?

A mais antiga instituição é a Associação dos Guarda-Livros da Corte, fundada em 18 de abri de 1869 na cidade do Rio de Janeiro.

  1. Quando e onde se realizou o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade?

O primeiro congresso de contabilidade foi realizado no Rio de Janeiro em 1924.

  1. Qual presidente do Brasil sancionou a lei que reconhecia a atividade de Contabilidade?

O Presidente que sancionou a lei 9.295/46 foi Eurico Gaspar Dutra e com a ajuda de: Francisco D’Áurea, Professor Frederico Herman, Senador João Lira, Professor Hilário Franco e outros com seus trabalhos incansável ajudaram a consolidar a profissão.

  1. O que é ábaco? Quando surgiu e qual a sua função?

Surgiu á cerca de 3500 anos atrás, é um instrumento construído com varetas e pequenas bolas e sua função era calcular.

  1. Quando surgiu a primeira máquina auxiliadora de calculo? Quem desenvolveu essa máquina?

Em 1642 surgiu a primeira máquina auxiliadora de calculo inventada pelo Francês Blaise Pascal.

  1. Quem desenvolveu e quando foi desenvolvida a máquina de contabilizar? Como ela se chamava?

Em 1901, foi aperfeiçoada a máquina auxiliadora de Calculo, surgindo assim a Máquina Ellis desenvolvida por Halcon Ellis.

  1. O que é um mecanógrafo?

Também pode ser chamada por Datilógrafo, é uma máquina de escrever foi inventada em 1704 pelo engenheiro inglês: Henry Mills.

  1. O que é contabilidade? Cite exemplos.

Contabilidade é a ciência que estuda as alterações patrimoniais (ativo, passivo, bens de direito e obrigações) de uma entidade. Existe em função, ou seja, onde e por quem pode ser usado: Administradores, Diretores e Executivos, Sócios ou Acionistas (necessitam das informações trazidas da contabilidade para tomada de decisões), Bancos, Financiadores e Investidores (utiliza essas informações para saber se é viável ou não o financiamento e o investimento sobre determinada entidade, Fornecedores, Empregados (saber se a empresa possui recursos para pagamentos de salários, Poder Púbico(para cobranças de tributos), Auditoria(verificação e veracidade das demonstrações contábeis da empresa) entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com