TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade geral

Por:   •  2/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 14
  1. PLANEJAMENTO DE GESTÃO

          1.1 HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO

Uma das principais funções e habilidade de um Gestor é o da liderança. A habilidade de liderar é visto como um conjunto de competências e conhecimentos que podem ser desenvolvidos e aperfeiçoados. Capacidade de lidar com problemas no cotidiano de uma empresa, os gestores são constantemente colocados sob muita pressão. Saber superar isso de maneira tranquila é uma das principais características de um bom líder. A resiliência é a habilidade de lidar com problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações. A Polivalência é importante que um gestor saiba comandar diversas áreas da empresa, pois ele deve ter um conhecimento global sobre ela. Ser polivalente implica poder trabalhar em várias frentes. Um líder que já tenha passado por muitos departamentos certamente tem uma visão melhor sobre diferentes situações. A Adaptabilidade onde um bom líder é capaz de trabalhar para qualquer tipo de empresa, desde uma distribuidora varejista até uma grande siderúrgica. Ele é capaz de se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial e sabe o que deve ser feito em cada uma delas. Isto porque cada ramo adquire uma maneira própria de organização e o gestor precisa se adaptar a cada uma delas. A Ponderação durante a gestão, o líder se depara com situações complexas e que exigem várias decisões importantes. Elas podem mudar os rumos da companhia, das pessoas envolvidas e dele próprio. Assim, é importante que o gestor saiba ponderar qual é a melhor opção em cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo. Interação é que o gestor precisa conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros. Isto é um verdadeiro diferencial no cotidiano de uma empresa, pois, ao conhecer as pessoas com quem trabalha, o gestor é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las ao máximo. Além disso, a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões do líder Ter conhecimento, ter posse de informações, conceitos, ideias e experiências que ele possui a respeito de sua função e assim, agregar valor a organização. Perspectiva para colocar o conhecimento em ação. Tem que ter atitude, as tomadas de decisões devem ser preparadas e executadas da melhor forma possível. Fazer as coisas acontecerem, saber comunicar, motivar, inovar e melhorar continuamente. O Gestor tem que ter a capacidade e aptidão para trabalhar com pessoas, para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal ou grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, coordenar, liderar, negociar, inovar, ter visão sistêmica e resolver problemas que surgem na organização. Tem que saber interagir com pessoas. Implica ter facilidade para o desenvolvimento da cooperação dos colaboradores.

A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos. A Liderança é a habilidade de fazer as pessoas fazerem de boa vontade, o que você deseja por sua influência. Então, para liderar com autoridade o Gestor impor e mostrar auto controle, dar atenção e incentivo aos colaboradores, ser autêntico sem pretensão, orgulho ou arrogância, tratar os colaboradores bem porque dependendo da maneira de como as pessoas são tratadas, elas podem aumentar ou diminuir as forças e fraquezas da organização, satisfazer as necessidades das pessoas, ser honesto.

   

          1.2 O CONCEITO DE EMPRESA, DE GESTOR E EMPRESÁRIO

 O conceito de Empresa é definido juridicamente como uma ação que o empresário exerce. Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital). O conceito de Gestor é ter um papel que vai além do meramente administrar, deve desempenhar funções que há muito tempo resumia se a essa prática. Pouco importa o termo a ser utilizado, o termo cultura organizacional vem diretamente associado de que as organizações são marcadas pelas interações sociais entre as pessoas destacando as relações informais. O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão. O gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização, onde é ele a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direção e do controlo ou verificação, afim de atingir os referidos objetivos. O conceito de Empresário distingue-se também a empresa da pessoa do proprietário, pois uma empresa bem gerida pode durar anos, enquanto o proprietário falece. A ideia do conceito de instituição, em que instituição é o que perdura no tempo. O empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, visando á produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado, ou seja, empresário é o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente com habitualidade e uma atividade econômica que busca gerar lucro, que articula os fatores de produção ou a circulação de bens ou de serviços. O empresário pode ser pessoa física (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresária). Os sócios de uma sociedade empresária (sejam eles empreendedores, sejam eles investidores) não são empresários; o empresário é a própria sociedade, sujeito de direito com personalidade autônoma em relação aos sócios.

1.3 O QUE SÃO ESPRESAS CONSIDERADASISTEMAS ABERTO

 O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado de sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios com o ambiente que envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente. As mudanças do ambiente externo à empresa além de frequentes, ocorrem rapidamente. Por isso elas têm um impacto de longo alcance nas organizações. Os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistemas abertos. Neste novo cenário as organizações devem ser permeáveis às mudanças do volátil ambiente externo, ou seja o ambiente externo deve ser mais considerado quando as empresas desenvolvem suas atividades. A estrutura de sistemas abertas é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos humanos e materiais que vão garantir seu funcionamento. Por outro lado, ela precisa do ambiente externo para comprar e vender serviços e produtos. Desse modo, para a organização sobreviver ela precisa de ajustes como ambiente externo, além de ajustes no ambiente interno. Ademais, assim como um sistema aberto, uma organização pode ser definida como uma associação de grupos de interesses, sendo esses formados por elementos distintos, onde cada um busca atingir seus objetivos no contexto do ambiente mais amplo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (703 Kb)   docx (386.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com