TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de teoria da contabilidade

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.498 Palavras (18 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: TEORIAS DA CONTABILIDADE

 ALUNO (A):

Francisco de Assis Costa

R A 407990

Ester Ramos de Macedo

R A 407991

Antonio Neto Firmino

R A 425121

Emanuel Alves de Melo

R A 425128

Josivaldo Santos de Lima

R A 9978022464

Woden Luiz Pereira da Silva

R A 9978022326

Professora:

Tutora a distância: Ma. Juliana Leite Kirchner

22.11.2013

ASSU-RN

SUMÁRIO:

Etapa/1:.....................................................................................................3/4

Etapa/2:....................................................................................................5/8

Etapa/3:.................................................................................................9/13

Etapa/4:.................................................................................................14/18

               Referências............................................................................................19/19

INTRODUÇÃO

As teorias da contabilidade têm evoluído ao longo dos anos, em função em função de diversos estudos que proporcionaram o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio a traves de um sistema de informações que possibilitam a tomada de iniciativas mais racionais na intenção de garantir a continuidade do sucesso das organizações.

Com isso o estudo da contabilidade como de qualquer outra ciência necessita esta centrada num foco, na meta que se pretende atingir bem como as funções que são as ações naturais da contabilidade.

Assim neste trabalho procura-se demonstrar de forma simples os objetivos da contabilidade e as funções tão importantes nesta ciência.

ETAPA 1 -  PASSO 1

As funções básicas da contabilidade é a de acumular e comunicar informações essenciais para o entendimento das atividades de uma empresa, é um processo identificação, medição  e comunicação das informações econômicas permitindo que seus usuários tomem decisões e façam julgamento fundamentados fornecendo informações quantitativas principalmente de natureza financeira.

Segundo Marion, o objetivo da contabilidade é permitir que cada grupo de usuários avaliem a situação econômico financeiro da entidade num sentido estático bem como fazer inferências sobre tendências futuras, grande banco de dados estruturado que permite que seus usuários obtenham informações de natureza econômica , financeira , física de produtividade e natureza social.

O objetivo da contabilidade era o estudo de contas para os personalistas o estudo da relação de debito e credito entre os proprietários e os agentes consignatórios, os controlistas o controle econômico e para os aziendalistas a azienada , hoje constatamos que ocorre entre os estudiosos uma convergência de que o objetivo daa contabilidade é o patrimônio das entidades .

Na resolução 774 de 16 de novembro de 1994( CFC 2000:30) estabelece que na contabilidade  que o objeto é sempre patrimônio de  uma entidade definindo como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com os terceiros pertencentes a uma pessoa física , a um conjunto de pessoas como ocorrem nas sociedades informais ou em instituições de qualquer natureza independente de sua finalidade q pode ou não incluir lucros.

Assim podemos afirmar que o objetivo da contabilidade é o estudo definido com o estudo de bens e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas em seus aspectos estático (econômico e financeiro) e dinâmico variações sofridas pela riqueza patrimonial e nos aspectos qualitativos e quantitativos visando condições de intervenção do mesmo.

ETAPA 1 -  PASSO 2 - Redação

Existem varias semelhanças entre a vida financeira pessoal e a contabilidade de uma empresa e outros pontos com pequena diferença, uma das semelhanças são o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar mantendo assim o controle financeiro, quando nosso ganho ultrapassa nossas despesas nasce então o conceito de lucro como em uma empresa esse é o objetivo a ser cumprido. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem visão no futuro e esses são necessários para que futuramente nos gerem lucros.

As receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre pessoa jurídica e física ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda , as empresas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou ate mesmo consumidor final, as entradas se dão uma ou duas vezes por mês para as PF’s, já para as PJ’s essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que forneceu o produto ou serviço.

Incluindo o pagamento das contas que não podem deixar de serem controladas as despesas são outro ponto onde existem pouca diferença tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas como energia elétrica, agua, telefone e etc, os fornecedores são quem causam a pequena diferença, os impostos estes não só se assemelham como se complementam enquanto a receita e as ,despesas podem ou varrias fontes os impostos sempre serão pagos ao município, estado ou união, da mesma forma que os funcionários tem descontos em seus recibos de pagamento mensal o valos do INSS, a empresa arca com outra parte exceto as cadastradas no simples.

As empresas nada são além de pessoas, porem jurídicas basicamente muitas de nossas necessidades e obrigações também possuem o mesmo objetivo que é lucrar, pois da mesma forma não lucra está com prejuízo, pois quando gastamos mais do que ganhamos ficamos endividados.

ETAPA 2 – PASSO 1

CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITA, DESPESA, GANHOS, E PERDAS.

Nosso grupo após ler o artigo sugerido pela atps concluímos que o ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio  de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, de acordo com hendrisksen e van breda (2007), os ativos são na sua essência reservas de benefícios futuros;  e por fim os  ativo são  um recurso controlado pela empresa resultantes de no qual se espera benefícios econômicos futuros; todo ativo representa imediatamente ou futuramente a promessa de fluxo de caixa; Muitos autores acreditam que a geração de riqueza esta cada vez mais relacionada ao ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (104.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com