TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ggggg

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BARBARA

ADMINISTRAÇÃO – 7º SEMESTRE

ALLINE GOMES DA SILVA                                RA: 3286579743

GUILHERME H. GOTARDO                                RA: 3286579745

JOICE        PELISSON                                                RA: 3240555178

MAIRA CANDIDO ALVES DO CARMO                        RA: 4200061827

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Professor: Celso Ricardo do Nascimento

Santa Barbara D’oeste

2014

INTRODUÇÃO

Pode-se afirmar que não há maneiras de uma empresa funcionar sem que haja a existência dos recursos, sejam estes recursos humanos, financeiros ou materiais. Nestas primeiras etapas o principal foco será sobre o estudo da Administração de Materiais, onde a sua finalidade é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que fazem parte da fabricação dos bens de uma empresa e de outros insumos que são decorrentes da programação conjunta entre o departamento de vendas e a produção.

A concorrência entre as empresas cresce mais a cada dia que passa e em meio a esta situação, garantir uma boa participação no mercado se torna ainda mais difícil, então as organizações estão sempre em busca de novos meios para melhorar o seu desempenho, buscando encontrar novas maneiras para obterem vantagens competitivas.

Muitas destas empresas estão voltando os seus olhares para a gestão dos recursos materiais e patrimoniais, pois com os custos cada vez maiores, a necessidade de gerir bem os estoques e de otimizar os processos produtivos são essenciais, uma vez que a empresa consiga utilizá-los com a máxima eficácia.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A administração de materiais é um conjunto de atividades e processos que são desenvolvidos dentro de uma empresa, estas atividades podem ser centralizadas ou não, e tem o intuito de suprir as diversas unidades, utilizando os materiais que são necessários para o desempenho normal das respectivas atribuições. Estas atividades envolvem desde o circuito de abastecimento, incluindo: o departamento de compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais e o fornecimento dos mesmos até as operações gerais de controle de estoques entre outras. Simplificando a Administração de Materiais tem como objetivo garantir a existência continua de um estoque, sendo ele organizado de modo que nunca falte nenhum dos itens que o compõem, e sem torna-lo excessivo.

A moderna Administração de Materiais é estudada como um Sistema Integrado, onde vários subsistemas interagem entre si para compor um só sistema organizado.

Este sistema visa alguns fatores principais, como:

- A busca pela Eficiência: onde deve se aumentar a produtividade.

- A busca pela Eficácia: onde deve se aumentar a qualidade sem que haja a preocupação em prejudicar as demais áreas da organização.

- A busca pela Efetividade: onde deve ser gerado a quantidade exata, no momento certo para satisfazer o cliente e não gerar desperdícios.

Ou seja, este sistema visa administrar os meios necessários aos suprimentos de materiais que são indispensáveis ao funcionamento da organização, fazer no tempo certo, na quantidade necessária, na qualidade que foi requerida e pelo menor custo. A oportunidade no momento exato para o suprimento de materiais irá influir diretamente no tamanho dos estoques, portanto, se este suprimento acontecer antes do momento oportuno, acarretará em estoques altos, que estão acima das atuais necessidades da empresa. Mas por outro lado se obtenção deste suprimento ocorrer após o momento oportuno poderá acarretar na falta do material que é necessário para atender determinada necessidade da empresa.

 A quantidade de compra de um determinado material também pode acarretar nas mesmas consequências, pois se a quantidade estiver acima do necessário, os estoques ficaram ociosos, porém se a quantidade estiver abaixo do necessário, a empresa pode sofrer com insuficiência de estoque, e todas estas situações são prejudiciais à eficiência operacional da organização, por isto se faz tão importante a busca pelo equilíbrio de ambos os processos.

Se houver o cálculo incorreto destas duas situações (quantidade suficiente e tempo oportuno), elas podem causar vários fatores negativos para organização, como por exemplo: custos financeiros que estavam fora do orçamento e lucros cessantes. Se outro fator não for considerado estes custos financeiros podem ser ainda maiores, além da empresa sofrer com retenções ociosas de capital e oportunidades de lucro não realizadas, este fator consiste na obtenção de materiais sem os atributos de qualidade que foram requeridos, pois estes materiais podem implicar em problemas como: paradas de máquinas, defeitos na fabricação dos produtos ou serviços, inutilização do material adquirido, compras adicionais que não estavam no planejado, entre outros.

Então pode-se afirmar que estes subsistemas quando estão integrados entre si, proporcionam as ferramentas necessárias na execução correta das quatro condições básicas que foram descritas acima, afim de conquistar uma eficiente administração de materiais.

Responsabilidades da Administração de Materiais

Abaixo estão algumas atribuições da área de Administração de Materiais.

- Através do departamento de Compras, a administração de materiais deve suprir todos os materiais necessários para o funcionamento da organização;

- Avaliar constantemente as demais empresas como possíveis fornecedores;

- Garantir a supervisão dos almoxarifados da empresa;

- Realizar o controle contínuo dos estoques;

- Implantar um sistema de abastecimento adequado à organização e seus processos, estabelecendo estoques enxutos, lotes econômicos, dentre outros processos de gerenciamento dos estoques. Estes critérios devem ser aprovados pela direção da organização.

- Estabelecer e manter contato com os gerentes dos demais departamentos da empresa, como: produção, qualidade, engenharia, financeiro, logística etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com