TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps tgc

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.197 Palavras (21 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 21

Introdução

A Atividade Prática Supervisionada, voltada para a área de Contabilidade, é um importante instrumento de aprendizado, pois podemos colocar em prática tudo aquilo que é explicado em sala de aula.

Entender Contabilidade desde a sua criação é um fator mais do que importante para a sua prática no dia-a-dia, bem como para o conhecimento dos conceitos básicos como Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Despesas, Receitas, etc. O que se deve observar não é apenas a teoria, mas sim como e ao que ela se aplica, desenvolvendo estudos de caso e buscando em outras fontes de pesquisa o material necessário para realizar um bom aprendizado. O trabalho a seguir, nos relata um pouco da introdução da Contabilidade e também quais são e para que servem os Princípios Contábeis, levando-nos a entender a estrutura inicial do curso para que ocorra a continuidade no processo de aprendizado nas próximas etapas desta ATPS.

1º Etapa

Como a Contabilidade está presente da vida das pessoas e das empresas

A contabilidade sempre esteve presente na vida das pessoas, desde o inicio dos tempos ela já existia, porém, era vista de forma diferente, assim como todas as outras coisas existentes, a contabilidade também teve sua evolução. No inicio, a mais comum forma de contabilidade era a rudimentar, esta era exercida com coisas simples, como por exemplo, quando o pastor fazia a contagem de suas ovelhas, ou quando era praticado algum tipo de serviço que eram registrados através de um simples relatório.

Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, onde os homens começavam a registrar todos os seus patrimônios, onde patrimônio, diz a respeito algum tipo de bem, direito ou obrigação. E foi destes registros que surgiam os primeiros livros contábeis.

Cada colônia exercia um tipo de Contabilidade, a exemplo dos fenícios que realizavam trocas e as registravam em forma de símbolos, enquanto os romanos usavam algum tipo de sistema jurídico de contabilidade organizada. E os Árabes usavam obras manuscritas. Destes princípios surgia uma contabilidade mais sistematizada, que não vinha sozinha, trazia consigo uma nova era, denominada Renascimento.

É também no Renascimento que entra na história Luca Pacioli, que nos tempos atuais é considerado o pai da Contabilidade, Pacioli, era um monge Franciscano e celebre matemático, autor de livros famosos como: Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalità (coleção de conhecimentos de aritmética, geometria, proporção e proporcionalidade), e Articulario de computies et scripturis foi com um dos capítulos desta ultima obra que Pacioli ficou conhecido, neste capítulo, ele fala da dupla entrada da contabilidade, conhecido como método das partidas dobradas.

As partidas dobradas é um sistema padrão usados em empresas para registrar transações financeiras e estas, são registradas na forma de entradas, em pelo menos duas contas, onde o total de débitos deve ser igual ao total de créditos. As partidas dobradas representam um registro, patrimonial ou de resultados de período, que quer dizer, algo que vai e que vem, simultaneamente. Daí os lançamentos de débito e crédito, ou de se ter e haver valores iguais.

Na contabilidade, o débito é representado por algo que temos ou que adquirimos e o crédito é a fonte do débito.

Nestes, existem mais três grupos de contas: Ativo: que conhecemos como bens e diretos, Passivo: que é representado pela as obrigações e dividas, ou seja, a parte negativa. E da junção destas duas contas temos o patrimônio, que é considerado a terceira conta, que poderiam ser representadas na seguinte equação:

Patrimônio = Bens + Diretos – Obrigações.

No Brasil, a contabilidade teve inicio, no ano de 1.810, onde foram oficializadas as aulas de comércio e José Antonio Lisboa foi nomeado o primeiro professor de contabilidade.

As aulas de comércio eram bastante estimuladas por áreas publicas do país, porém, não era muito desenvolvido, devido à falta de interesse da própria população. Depois das aulas de comércio, no ano de 1.902 foi fundada a Escola Prática de Comércio, atualmente, conhecida como Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado. A principal missão da Álvares Penteado é formar profissionais com excelência de ensino.

A contabilidade exercida no Brasil deu origem ao primeiro congresso Nacional de Contabilidade, que foi realizado dos dias 16 á 24 de agosto do ano de 1.984, na cidade do Rio de Janeiro, na Associação dos Empregados de Comércio do Rio de Janeiro. O congresso foi organizado pelo o Instituto Brasileiro de Contabilidade que foi criado no ano de 1.916.

O principal objetivo do congresso era estudar todos os assuntos relacionados com a Contabilidade e com o exercício da profissão contábil. Participaram do congresso agremiações de contadores, empresários de diversos tipos de comércio, associações comerciais, indústrias, além de instituições de ensino e a Academia de Direitos e Institutos de Advogados.

O Congresso foi importante não apenas para a regularização das atividades contábeis no Brasil, mas também contribuiu para a reforma do ensino comercial.

A Atividade Contábil no nosso país foi reconhecida pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, através do decreto Lei_9295 do ano de 1.946, essa lei já teve modificações em vários de seus artigos.

O primeiro instrumento de calculo ficou conhecido como ábaco, ele era formado por uma moldura com bastões paralelos. Foi criado por volta do ano de 1.930 provavelmente na China ou no Japão, não há confirmações de sua origem.

Já a primeira máquina auxiliadora, surgiu em 1.642, com o francês Blaise Pascal, foi sendo aperfeiçoada com passar dos anos e em 1.901 foi construída a máquina que ficou conhecida como Ellis que foi a percussora da máquina da contabilidade, nem precisa dizer, que nos dias atuais essas máquinas foram substituídas pelo o uso dos computadores.

Bem antes da famosa máquina Elis, existia a mecanografia que era uma máquina de escrever e foi criado pelo engenheiro Henry.

Entendemos como contabilidade a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. A Contabilidade fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora das empresas.

Na contabilidade o Livro Diário é de preenchimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com