TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Instrucional

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE AUTO INSTRUCIONAL

                                                               SILVA, Juliana Aparecida Ribeiro Fernandes da

                                                                                                        SILVA, Thais Costa da

                                                                                   ORIENTADOR: ZIVIANI, Fabrício

CULTURA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA:

UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?

ATIVIDADE AUTO INSTRUCIONAL

1 – Aponte e descreva o principal objetivo do texto.

O principal objetivo do texto é discutir as relações entre a cultura organizacional e a liderança desempenhada pelos gestores. Líderes criam mecanismos para desenvolvimento cultural, reforçando as normas e comportamentos expressos dentro da cultura, cujo cultura organizacional abrange vários setores e níveis das organizações , tendo influência sobre vários aspectos, desde comportamentos de seus profissionais e gestores até a criação de estratégias e o desempenho organizacional. Tanto na teoria quanto na prática a relação entre liderança e cultura organizacional tem atraído alto nível de atenção, e alguns estudos advogam a interdependência entre essa relação. A habilidade para entender e trabalhar em uma cultura é pré-requisito para uma liderança eficaz.

2 – A partir da leitura do texto apresente sua definição de:

  • Cultura Organizacional

Cultura organizacional são os costumes e crenças de uma organização, cujo os funcionários tem que seguir e pode ser aplicada para estabelecer estratégias.

  • Liderança

Liderança é conduzir um grupo de pessoas, motivá-las para que se possa alcançar certo objetivo em comum.

3 – Estabeleça correlação entre cultura inovativa e competitiva das organizações no século XXI.

  • Cultura Inovativa - consiste em mudança e flexibilidade. Tem como motivação o crescimento, estímulo, diversificação e criatividade nas tarefas exercidas. Tem como objetivo novos conhecimentos em produtos e serviços.
  • Cultura competitiva - é o instrumento eficaz para definir os tipos de cultura organizacionais, definir seus atributos nos termos comparativos.

A relação entre eles é que os valores competitivos exprimem a cultura das empresas mostrando o ambiente interno e externo, evidenciando a importância entre liderança e cultura. (sendo que a cultura inovativa está contida dentro do contexto que é definido por cultura competitiva). Assim como a cultura inovativa se destaca pelas inovações, ou seja por fazer coisas novas, por obter novos conhecimentos, na cultura competitiva as organizações se destacam por uma natureza de terem que inovar, para se destacarem, para fazer a diferença no mercado.

4 – Explique porque a cultura hierárquica reflete os pressupostos da burocracia.

A cultura hierárquica reflete os pressupostos da burocracia pois, a burocracia aplica princípios da gestão em todos os sentidos como planejar, estruturar, criar leis, contratos, ou seja tem ênfase na estrutura. A burocracia se mede em grau (algumas empresas são mais burocráticas que outras), é a lei que dita o nível de burocracia, ela existe para nada escapar do controle assim como na cultura hierárquica os profissionais aceitam bem a autoridade que é feita principalmente por papéis formalmente estabelecidos (contratos), de regras e regulamentos impostos. Com isso os fatores de motivação incluem segurança e ordem assim como a burocracia cria leis para manter tudo em ordem, no controle, com o intuito de se resguardarem, sendo conservadores de acordo com a lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com