TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Auto Instrucional Engenharia de Produção Automação

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Fumec

Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEA

Trabalho Auto Instrucional

Engenharia de Produção

Belo Horizonte

Junho / 2016

INTRODUÇÃO

A automação pode ser definida como sendo um conjunto de equipamentos eletrônicos e/ou mecânicos que controlam seu próprio funcionamento. É um processo que vai além da mecanização, onde a mecanização consiste simplesmente no uso de máquinas para realizar um determinado trabalho que substitui o esforço físico do homem. A automação é um sistema livre da intervenção do homem por serem capazes de se regularem sozinhas. O que afasta os trabalhadores de atividades monótonas, repetitivas ou mesmo perigosas.

O processo de automação em diversos setores que envolvem a atividade humana trouxe uma série de benefícios a sociedade. Ele geralmente reduz custos e aumenta a produtividade do trabalho, possibilitando maior tempo livre e melhor salário aos trabalhadores.

Seu funcionamento é a base da instalação de softwares e equipamentos mais específicos aplicados a um determinado processo industrial, que objetivam a melhora na eficiência do mesmo.

1-DESENVOLVIMENTO

  1. Automação industrial e suas tecnologias

A automação pode ser classificada de várias formas: automação de transportes, comercial, industrial, agrícola. Essa classificação varia de acordo com a suas diversas áreas de aplicação, por exemplo a automação industrial, que pode ser desdobrada em automação de planejamento, de projeto e de produção.

Devido à grande necessidade de aumentar a produção industrial foram surgindo uma série de inovações tecnológicas, alguns exemplos são:

  • Máquinas modernas – capazes de produzir com maior precisão e rapidez em relação ao trabalho manual.
  • Utilização de fontes alternativas de energia, como vapor, que a principio foi aplicado à máquinas para substituir as de energia hidráulica e muscular.

O atual desenvolvimento da tecnologia da automação, levou ao surgimento de novas técnicas de implementação de funcionalidades de forma a melhorar a produção industrial, a operação de equipamentos, construção de dispositivos simples e baratos em larga escala e, em ultimo caso, fornecer um benefício ao usuário final. O aumento da capacidade computacional dos dispositivos de processamento, o surgimento de novas formas de comunicação industrial, com protocolos bem definidos e de desempenho eficiente, o desenvolvimento de sistemas embarcados e implementação em hardware, as novas formas de gerenciamento de informações de produção, através de sistemas especializados.

[pic 1]

Automação industrial – substituindo a ação do homem no processo

A capacidade humana de criar e inovar progrediu de forma tão rápida e intensa que chega no dia a dia das pessoas apresentando não só soluções como problemas também. Situações do tipo trabalho/emprego e o alto nível tecnológico empregado  nas organizações gera a famosa polêmica chamada “desemprego” que é a substituição da mão de obra por equipamentos autônomos. Portanto em parte essa nova tecnologia é responsável por grandes transformações sociais e econômicas ocorridas no cenário mundial.

1-2 Automação industrial e aplicações

Podemos citar como modelos de aplicação de automação industrial o computador ou outros dispositivos capazes de efetuar operações lógicas , como controladores lógicos programáveis, microcontroladores e etc.

Esse conjunto de equipamentos podem substituir o homem em determinadas tarefas e até mesmo fazer aquelas que não são capazes de executar.

[pic 2]

Automação Industrial -  aplicação em indústria automobilística

Encontramos abaixo alguns exemplos de máquinas e processos que podem ser automatizados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com