TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auxilio Plano de Negócios

Por:   •  17/5/2015  •  Ensaio  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome: Andressa Lemos da Silva – RA: 2852189657

Jaqueline Albano – RA: 2849195264

Fernando Fernandes Prado – RA: 2849195253
Maiza Cristina Silva – RA: 2856153601

Jessica Alves da Silva – RA: 2856153451

Série: 1º Ano Ciências Contábeis

Disciplinas: Empreendedorismo
Comportamento Organizacional 

Barretos
2015

____________________________________________________________

PASSO 1 - Fatores da Mortalidade

   Atualmente nos deparamos com um grande número de micros e pequenas empresas no Brasil; número esse que registra uma média de 1,2 milhões de empreendedores anuais.

Embora este número satisfatório seja um grande aliado para a criação de empregos efetivos deve ser levado em consideração à sobrevivência e o desenvolvimento dessas que muitas vezes não passam do segundo ano de atividades. É ressaltante que para haver um crescimento sadio a boa gestão dessas PMEs é primordial, além de muito influente é de grande importância; devendo esta ser planejada e coerente com o negócio almejado.

São vários os fatores que levam uma empresa a seu fracasso, segundo pesquisas três em cada dez empresas saem do mercado por diversos motivos e erros cometidos, os quais deviam ser analisados atenciosamente e antecipadamente para que equívocos não surgissem no desenvolvimento do empreendimento; desta forma, além da prevenção do negócio haveria também a subtração do índice de mortalidade de Micro e Pequenas Empresas.

Ao longo de uma gestão várias decisões são tomadas, dentre essas as principais razões para o fim de um negócio partem geralmente da falta de planejamento em longo prazo, sendo este o aspecto principal que sustem uma empresa no mercado. Deve-se haver uma visão longínqua que sustente e que forneça os alicerces necessários para um desenvolvimento. Outros fatores não menos importantes que também são vilões das empresas são a falta de controle financeiro, misturar despesas pessoais com despesas da empresa, não estabelecer metas e prazos, a contratação de pessoas inadequadas para os cargos, obtenção de empréstimos sem planejamentos de retorno, a falta de comunicação, a falta de motivação para com funcionários e a distribuição incorreta de lucros e cargos para investidores. Estes são alguns dos mais variados e freqüentes casos que levam empresas ao buraco diariamente, deve-se lembrar que existem inúmeras situações e casos individuais que também podem proporcionar esta queda.

Contudo, um empreendimento do futuro é aquele que é realizado com paixão e não somente pela necessidade de uma renda, é planejado com eficiência e atento as atualizações do mercado, buscando sempre melhorias.

____________________________________________________________

PASSO 2 - Plano de Negócios: O cartão de visita empreendedor.

Ser empreendedor nunca foi uma tarefa fácil, “carregar uma empresa nas costas” exige muita dedicação de qualquer gestor. De modo que esta complicação fosse subtraída o Plano de Negócios (ou planejamento) passou a ser uma ferramenta indispensável para aqueles que buscam um negócio de sucesso e com rentabilidade saudável.

     Apresentando em sua composição itens de extrema importância, o planejamento tem como objetivo ministrar ações e estratégias para futuro sucessos. Basicamente, seu mostruário estreita caminhos com abertura de oportunidades fornecidas por investidores que buscam por um empreendimento atrativo que tenha retorno breve.

  Este documento é de grande importância para empresas de diversos portes, ter uma base do negócio almejado é fundamental para um bom desenvolvimento. Desta forma, são inúmeras as opções de estrutura para tal. Em resumo seu conteúdo pode variar da opção de apresentar ou não certos tópicos.

  Sobretudo, para exibição básica deste plano é necessário que se contenha ao menos: Capa, Sumário, Sumário Executivo, Análise Estratégica, Descrição da Empresa, Produtos e Serviços, Plano Operacional, Plano de Recursos Humanos, Análise de Mercado, Estratégia de Marketing, Plano Financeiro e Anexos; sendo cada item deste essencial para qualquer que seja o investidor, pois através da descrição de cada tópico será exposto também o potencial do empreendimento e até mesmo do empreendedor.

Todavia, é ressaltante que haja a atualização constante deste independente do crescimento ou do declínio do negócio em questão. O planejamento é porventura o que sustem uma empresa no mercado dando a ela credibilidade e segurança inclusive em sua maturidade.

Não há segredos para a sua criação, deve-se haver somente o empenho e a claridade do que se espera como retorno deste plano, ou seja, para aqueles que buscam investidores financeiros sua base deve ser voltada para tal.

O sucesso de um planejamento surge a partir de uma boa, eficaz e persuasiva elaboração onde faça do empreendimento uma atração para aquele que busca inovação. Deve ser realizado com cautela, firmeza e honestidade; deve ser comprovado e exibido de modo a incentivar  não só fornecedores, investidores e clientes, mas também os colaboradores que participam diariamente do crescimento do negócio.

Entretanto, segundo pesquisas grande número de Micro e Pequenas Empresas não aderem ou aderiram esta ferramenta resultando em uma grande porcentagem na mortalidade.

São diversos os motivos que fazem o empreendedor desacreditar da eficácia de tal, contudo deve ser analisado cada ponto de vista para que seja mostrado para cada um o poder que este plano exerce sobre o empreendimento, sendo este o cartão de visita que o diferencia das demais concorrências.

____________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com