TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava desenvolvimento econômico

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

          Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

 TERESA ZENAIDE MARTINS FRAGA MACHADO

RA

 7437635336

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora-tutora Maria AP. Marcellino Lima.


[pic 5]

Introdução

Essa pesquisa tem como principal objetivo através de uma breve análise, trazer o conhecimento do quem vem a ser a globalização através de seus conceitos e como o mercado vem de adaptando a esse sistema.

Descrição das definições de globalização

A idéia da globalização surgiu nos anos 80, pela necessidade da ação do capitalismo, de formar um conjunto global de permitisse aos países centrais desenvolvidos maiores mercados, já que seus mercados internos já estariam saturados. Com a queda do socialismo o sistema capitalista predominou no mundo rapidamente. 

A globalização por sua vez se define como um agrupamento de transformações políticas e econômicas que vem avançando nas últimas décadas. Sua principal característica é a exploração de grandes empresas multinacionais através da integração dos mercados mundiais, ou seja, é um processo de integração econômica, social e econômica entre pessoas e países do mundo, onde governo e empresas trocam idéias. O processo de globalização surgiu também em razão dos avanços nas telecomunicações, tecnológicos e na informática e através deste avanço surgiu a sociedade em rede, que liga pessoas e empresas a diferentes sociedades do mundo. Os aspectos considerados fundamentais que caracterizam a globalização situam-se em três campos – econômico, cultural e político.

Econômico        

No campo econômico a globalização expande os mercados através da abertura das fronteiras, para livre circulação de serviços, bens e pessoas, facilitando a circulação de capitais, tendo como conseqüência o crescimentos das economias. Os países se reúnam para promover as relações comerciais e como resultados desse processo surgiram, como exemplo a União Européia e o MERCOSUL. A globalização obteve um impacto no comercio internacional, mercado de trabalho, na qualidade de vida que depende do desenvolvimento dos países e na liberdade de movimentação.

.

Cultural

Na globalização surge uma cultura uniforme em que há a escassez de cultura tradicionais, através da ampliação das facilidades de transmissão e comunicação de valores culturais. Em conseqüência disto as diversidades de culturas e costumes se interagem entre si, sem necessitar de integração territorial. No entanto, nota-se que esse processo não se expande de forma proporcional, de maneira que o maior número de transmissão dos elementos culturais são de alguns centros economicamente dominantes.

Político

A globalização sobre as políticas ganhou força com o fim da guerra fria, surgindo a política econômica neoliberal, onde a economia não tem a intervenção do estado, dando livre aceso a concorrência das multinacionais ou grandes empresas.

Definição de outsourcing

A palavra outsourcing vem do inglês e seu significado é o mesmo de terceirização. É a prática comumente utilizada no mundo empresarial, onde uma empresa contrata os serviços de outra empresa especializada para a execução de determinada atividade necessária para o desenvolvimento de sua atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com