TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação das Ações

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Introdução        

A valiação das Acções        

Os objectivos da avaliação        

Os avaliadores        

Tipos de avaliadores        

Os métodos e técnicas de avaliação de acções        

Métodos adoptados        

Os sentimentos de avaliação das acções        

Conclusão        

Bibliografia        

Introdução

O desenvolvimento de acções profissionais de saúde em enfermagem é fundamental para assegurar e incrementar a qualidade da atenção à saúde.

E é tema de debate no contexto da política pública de saúde, no país. A reflexão construída com base nessas discussões resultou na implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, que preconiza a articulação da formação e desenvolvimento dos trabalhadores ao perfil de necessidades de saúde de usuários/população e aos processos de mudança do modelo assistencial.

A valiação das Acções

A função de avaliar tem lugar preponderante em operações de planeamento sistemático, conforme as acções realizadas numa instituição.

A avaliação é o acto de examinar o grau de adequação entre um conjunto de informações e um conjunto de critérios apropriados ao objectivo fixado, para uma tomada de decisão.

O conhecimento de desempenho humano nas organizações envolve, em termos práticos, actividades especificas de avaliação de desempenho.

Para que uma organização efetive a avaliação de desempenho como estratégia de desenvolvimento de pessoal, é necessário que seja feita, preliminarmente, o diagnóstico situacional da organização, ou seja, devem ser conhecidas a filosofia da organização, dinâmica organizacional e as caracteristicas dos recusos humanos.

Somente apôs este diagnóstico é que se torna possivel o planejamento de um programa de avaliação de pessoal.

Para que a avaliação de desempenho se efective, torna-se necessário o estabelecimento de um programa que contemple, em seu planejamento, execussão e avaliação, os seguintes tópicos: objectivos claros que expliquem o que se pretende com a implementação do programa; preparo específico dos avaliadores e orientação de todo o pessoal envolvido nesse processo; selecção de métodos e técnicas a serem adoptados; e elaboração do instrumento de avaliação.

Deve ser feito, também o levantamento dos sentimentos que envolvem as pessoas durante o processo e, por fim a avaliação da avaliação feita.

Os objectivos da avaliação

O primeiro elemento a ser estabelecido ou assinado num programa de avaliação de desempenho refere-se, sem dúvida, aos objectivos da avaliação.

Esses objectivos, às vezes implicitos mas que devem estar explícitos no programa, constituem na verdade os motivos que levam a organização a adoptar alguma forma de avaliação. São ainda, esses motivos que explicam as diferentes formas de serem utilizados os resultados da avaliação feita. Explicam, também, as decisões na escolha dos avaliadores, os métodos e técnicas adoptados na avaliação, a opção pela utilização de um determinado instrumento, como também a frequencia com que a avaliação deva ser realizada.

Para McGregor considera como sendo três os motivos que levam a organização a adoptar planos de avaliaçaõ de desempenho.

O primeiro atende a organização e proporcionar meios para determinar aumentos de salários, promoções transferencias e algumas vezes remoções e demissões. Os outros dois motivos refere-se ao avaliador e ao avaliado. Para avaliador, fornce informações sob sua actuação, orientado o actodesenvolvimento, e para avaliador, serve como retroalimentação no desenvolvimento do pessoal.

Os avaliadores

Tipos de avaliadores

A importancia de quem faz avaliação vai alem da pessoa dos avaliadores, uma vez que os responsáveis pelos resultados da avaliação são todos aqueles que participam da implantação do programa, em todos os níveis da estrutura organizacional.

Entretanto a crença de que o responsável pela avaliação são os que a concretizam ao registra-la em um impresso, é bastante difundida nas organizações.

Assim é comum encontrar, como responsável pela avaliação do desempenho de um elemento, somente o seu chefe imediato. Outra possibilidade ocorre quando há participação de mais de um chefe, outra quando uma comissão de avalação é responsável pelo parecer, outro quanto os subordinados avaliam seus chefes, outro quando um colega é avaliado pelos demais, e um último quando um funcionário avalia seu próprio desempenho (autoavaliação).

Os métodos e técnicas de avaliação de acções

 A definição de como fazer avaliação também resulta de decisões nos diferentes níveis da estrutura organizacional, quando se acredita que para avaliar desempenho, não é suficiente a simples elaboração e aplicação de um impresso de avaliação.

A escolha do método que em base o instrumento de avaliação e decisão quanto às técnicas a serem adoptadas pelo avaliador devem resultar da mesma filosofia organizacional que orientou a definição dos objectivos do programa. Isto é importante, porque a escolha do método e das técnicas implicam, por ex: a maior ou menor participação do avaliador no processo avaliativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com