TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação x Feedback

Por:   •  18/4/2016  •  Monografia  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL - FTEC

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

AVALIAÇÃO x FEEDBACK.

Novo Hamburgo

ABRIL DE 2016


[pic 2]

Introdução

Nesse trabalho vamos associar dois assuntos, Avaliação de Desempenho e Feedback. A avaliação é uma metodologia que estabelece um contrato com os funcionários referente aos resultados desejados pela empresa, entre eles acompanhar, corrigir e avaliar os desafios e resultados atingidos. Para a avaliação de desempenho ser efetiva, é necessário que haja planejamento e estratégia organizacional, sem esses, não haverá sentido praticar.                                                                                 

Dentro da avaliação de desempenho, o gerente tem o papel de planejar, liderar e facilitar os resultados da sua equipe de trabalho, dessa forma a metodologia de desempenho visa facilitar esse trabalho.                                                                

Juntamente com a avaliação, o feedback, tem a função de “realimentar”, é a orientação para os funcionários em relação a sua ocupação. Tem a função também de reforçar os pontos positivos e erradicar os negativos, e juntamente com o seu colaborador, ter o resultado de crescer profissionalmente.

A escala gráfica é um método que permite a avaliação do desempenho das pessoas por meio de fatores pré definidos.

 

Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que pode ser utilizada em vários setores da empresa. Podendo analisar cada pessoa, baseando-se nas atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e também do potencial a ser desenvolvido. Gerando efeitos positivos para a empresa e colaborador.

Tem por objetivos analisar as praticas dos funcionários, podendo proporcionar crescimento profissional e pessoal.

Além de ser uma importante ferramenta que auxilia o setor de recursos humanos da empresa, alimentando com informações que auxiliam em tomadas de decisões.

Para Oliveira-Castro, Lima & Veiga (1996, p.38), “Um modelo de avaliação de desempenho, para ser bem sucedido, deve respeitar as características culturais da organização que o adota”.

O método de avaliação por escala gráfica é um dos mais utilizados, avalia o desempenho dos funcionários através de fatores previamente definidos.

Trazendo vantagens como facilidade do entendimento por parte de todas as pessoas da organização, pelo fato de fácil aplicação e por permitir a avaliação do desempenho dos colaboradores. No campo das vantagens ainda podemos encontrar que o método da escala gráfica permite uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação, ou seja, das características do desempenho mais realçadas pela empresa e a situação de cada empregado diante delas, e proporciona pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação.

 Um dos benefícios da Escala Gráfica é de que, apesar de parecer ser uma técnica simplificada sua aplicação demanda muitos cuidados, com a finalidade de tentar o máximo possível reduzir ou excluir o pré julgamento e a subjetividade do avaliador que podem interferir nesse processo de avaliação. 

A escala gráfica é uma metodologia que permite a avaliação do desempenho das pessoas por meio de fatores previamente estabelecidos. Esses fatores são nivelados por meio de uma descrição de desempenho, prevendo variações. contudo para cada graduação são dados determinados exemplos de conduta esperados pelos colaboradores em suas respectivas ocupações. São selecionadas cerca de 10 características mais aplicáveis a conjunto de cargos que servirão de parâmetros para avaliação. Dentro desse conceito são formuladas três fichas de avaliação, uma para os cargos operacionais, para cargos administrativos e a outra para liderança.

Neste trabalho iremos utilizar a Avaliação de Desempenho por meio de Escala Gráfica, onde apenas os funcionários serão submetidos a esta avaliação.

Segue abaixo modelo de avaliação a  gráfico:

Escala Gráfica de Avaliação de Desempenho

Fatores

Ótimo

Bom

Regular

Sofrível

Fraco

Produção

Sempre ultrapassa os padrões

Às vezes ultrapassa os padrões

Satisfaz os padrões

Às vezes abaixo dos padrões

Sempre Abaixo dos padrões

Qualidade

Excepcional qualidade no trabalho

Superior qualidade no trabalho

Qualidade satisfatória

Qualidade insatisfatória

Péssima qualidade no trabalho

Conhecimento do Trabalho

Conhece todo o trabalho

Conhece mais do que o necessário

Conhece o suficiente

Conhece parte do trabalho

Conhece pouco o trabalho

Cooperação

Excelente espírito de colaboração

Bom espírito de colaboração

Colabora normalmente

Colara pouco

Não colabora

Compreensão de Situação

Excelente capacidade

Boa capacidade

Capacidade satisfatória

Pouca capacidade

Nenhuma capacidade

Criatividade

Tem sempre excelentes idéias

Quase sempre tem excelentes idéias

Algumas vezes apresenta idéias

Raramente apresenta idéias

Nunca apresenta idéias

Realização

Excelente capacidade de realizar

Boa capacidade de realizar

Razoável capacidade de realizar

Dificuldade e realizar

Incapaz de realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com