TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANCOS DE DADOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  9/8/2022  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

CÁP. 16 - BANCOS DE DADOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS

Os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais, são uma das ramificações da GP, que agem através do monitoramento. Esse monitoramento, significa seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas em determinados limites de variação. Agindo assim, garante-se que o planejamento seja bem executado, alcançando assim, objetivos de forma adequada.

Os processos de monitoramento, são classificados como abordagem tradicional, com controle externo e rígido; e abordagem moderna, baseado em autocontrole e flexibilidade.

Cada vez mais, as organizações necessitam de sistemas de informação adequados para lidar com a complexidade ambiental e transformar os colaboradores em parceiros e agentes ativos da mudança e da inovação. Para tanto, faz-se necessária, a abordagem moderna. Aliado a esse fator, temos as inovações tecnológicas (TI), que renovam os processos de armazenamento de dados, gerando economias significativas às organizações.

A GP requer o processamento de muitas informações a respeito das pessoas para que especialistas de staff e gerentes de linha possam tomar decisões eficazes e adequadas. O sucesso de um programa de RH depende de como o sistema informacional foi planejado e desenhado.

A base de todo sistema de informações é o banco de dados, para o processamento e obtenção de informações. Se relacionam de maneira a criar significado ou sentido em um domínio específico. É a peça principal de um sistema de informações. Quando classificados, agrupados, armazenados e relacionados entre si permitem a obtenção de informação que favorece a tomada de decisões. E a GP utiliza-se de vários bancos de dados interligados e interagentes que permitam obter, armazenar e oferecer dados e informações a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade.

Em uma abordagem moderna, a manutenção e a atualização do banco de dados, é responsabilidade dos profissionais de GP, dos gerentes de linha e dos próprios colaboradores. Todos têm a tarefa de mantê-lo devidamente atualizado.

Existem dois objetivos básicos para o sistema de informação de GP. Um dos objetivos é administrativo, ou seja, reduzir custos e tempo de processamento da informação. O outro é proporcionar suporte on-line para decisão, ou seja, assistir executivos de linha e funcionários a tomar melhores decisões, bem como proporcionar informações aos executivos de staff. Esse sistema, funciona respectivamente com: Entradas (dados) – banco de dados (dados processados e interligados) – saídas (informações para tomada de decisões).

O sistema de informação gerencial (SIG) é planejado para obter, processar, organizar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir tomadas de decisões eficazes pelos gerentes de linha envolvidos e pelos especialistas de GP. Para a montagem do SIG, a primeira providência é saber exatamente quais são as informações que os usuários precisam para assumir a responsabilidade de linha de cuidar de seus colaboradores. A segunda providência é ajustar o sistema às necessidades dos usuários para ajudá-los a tomar decisões eficazes. A terceira é verificar quais informações devem ser prestadas por relatórios escritos ou virtuais e quais devem ser apenas acessadas nos terminais de computadores. O sistema de informação precisa também ser ajustado às necessidades e às conveniências dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com