TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIG BROTHER BEBIDAS E CONVENIÊNCIA

Por:   •  29/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

NAYARA DA COSTA OLIVEIRA

RA 1515537

BIG BROTHER BEBIDAS E CONVENIÊNCIA

MARABÁ/PA

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

NAYARA DA COSTA OLIVEIRA

RA 1515537

BIG BROTHER BEBIDAS E CONVENIÊNCIA

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título

de Gestor na área de Logística apresentado

 à Universidade Paulista (Unip).

MARABÁ/PA

2015

Resumo

O trabalho objetiva mostrar que referencial teórico de planejamento e operação por categoria de produto, planejamento e controle de estoque e dinâmica das relações Interpessoais estão introduzidos dentro das atividades internas na empresa escolhidas. Visa demostrar de maneira coerente o papel da logística dentro da instituição, a organização do estoque e a quantifica-lo e a importância de cada categoria e subcategoria de produto, compreender todo o processo de separação de estoque (picking), a estrutura da empresa de armazenamento dos produtos, o fluxo de pedido, a análise dos serviços prestados, a definição de classificação ABC e as gestão de pessoal relações  interpessoais de seus colaboradores bem com a realização de feedbacks para o bom desempenho da empresa.

Palavras chaves: estoque, categoria,produtos,logística.

Introdução

Segundo Maximiano (2008), “planejamento é a ferramenta para administrar as relações para o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório”, então cabe salientar que para construção de uma empresa é preciso à elaboração de um plano de negócio no qual é analisada a viabilidade mercadológica e financeira, para se constituir a empresa é necessário que haja pessoas interessada pelo mesmo objetivo, que tenham as mesmas metas e observem atentamente para a missão pela qual a empresa está se inserindo do ramo de comércio. Uma empresa que atua no ramo do bebidas, como todas as empresas, que pretendem crescer e desenvolver-se, devem em primeiro lugar ênfase a sua constituição.

Com o desenvolvimento urbano-econômico da cidade de Marabá, emergiu novos mercados e acompanhando deles a necessidade de implantação de empresas em diversos setores da economia, verificando-se a oportunidade de uma demanda em relação ao consumo de bebidas, gás e água. Big Brother Bebidas e Conveniência, foi idealizada por um cidadão que estava guardando algum dinheiro pretendendo com isso mudar o rumo de sua vida, não queria mais trabalhar como empregado e sim ser dono de seu próprio negócio. A empresa iniciou-se em com um pequeno depósito com venda de água, gás e bebidas, possui 2 (dois) funcionários, dono e sua esposa que reservam-se no atendimento, localiza no bairro nova marabá, folha 07, prestando ainda o serviços de entrega a domicílio de seus produtos.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre a empresa citada para o desenvolvimento do projeto integrado multidisciplinar e a partir dos dados coletados, detectar as atividades essenciais de uma boa gestão, identificar sua organização estrutural, como é feito o planejamento e o controle de estoque assim com as relações interpessoais com os seus funcionários e fornecedores. Deseja-se projetar como ser configura a cadeia logística dessa empresa.

.

Planejamento e operação por categoria de estoque.

Big Brother Bebidas e Conveniência é uma empresa da categoria de bens de consumo e os produtos comercializados neste estabelecimento são cervejas, refrigerantes, água, gelo e gás, seu público alvo é o adulto. A empresa classifica o material de estoque partindo do ponto praticidade para localização no estoque dos itens mais procurados.

Para o seu bom funcionamento a empresa depende muito do relacionamento com os seus fornecedores da marcas Skol, Skin, Brahma, Draft, Coca-Cola, Nossa Água, LigueGás, pois ele se dar de forma direita com um representante da distribuidora, através de negociações de valores, prazos de entrega e quantidade. Após o fechamento do pedido com o fornecedor, a empresa faz o recebimento dos produtos em seu deposito armazenado temporariamente no salão do galpão que seria área de recebimento.

A política de preço existente, leva em consideração o valor do produto adquirido com a sua saída no mercado, os descontos são dados aos clientes que consome com frequência no estabelecimento a partir de um cadastro interno.  A mercadoria negociada é entregue a domicilio com o produto transporte da empresa visando diminuir os custo fretes e processamento de envio de pedidos e garantir a satisfação do cliente. A empresa não utiliza a tecnologia ECR.

Picking.        

Os pedidos são feitos por telefone ou presencial no estabelecimento da empresa, onde o cliente escolhe os produtos e é registrado por um funcionário que encaminhará para a execução do processo de separação do pedido ou picking. O método de separação é manual e utiliza carrinhos de cargas que são empurrados ao longo dos corredores do armazém onde são carregados manualmente, o tempo de separação de cada pedido dura em média 5 minutos já que a empresa trabalha com uma pequena variedade de produtos de uma única categoria, que na minha opinião torna uma vantagem para a realização de um trabalho eficiente dessa empresa.

Layout do armazém.

A empresa possui um layout simples mais que funciona de forma eficiente para a realizações das operações, de forma efetiva com um grau de acessibilidade e segurança dos seus funcionários e do armazém. É constituído de uma área de venda dos seus produtos onde possui geladeiras de cervejas, freezers para gelo e refrigerantes e um balcão de atendimento, logo atrás possui um galpão onde é recebido a mercadoria e em seguida é armazenada no seu local adequado que é o armazém de estocagem. A organização é feita por meio de estante e prateleiras onde na entrada ao lado direito do armazém e disposto as cervejas organizadas de acordo com a marca e com as de maiores rotatividade do lado esquerdo possui o armazenamento de água mineral e refrigerantes e no fundo alguns freezers para o condicionamento do gelo que é o item que tem pouca saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com