TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bancos de Sangue (Segurança da Informação)

Por:   •  27/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.796 Palavras (16 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]   

Eduardo Pinheiro Gutierrez – RA: 2364051

Pim III – Bancos de Sangue (Segurança da Informação)

Polo Unip Santo André Centro - 1° Semestre

2023

Sumário

1    Introdução        3

2    Definição de Redes        3

3    Interconexão de Redes        5

4    VPN        5

4.1    A arquitetura que conecta os bancos sanguíneos        6

4.2    Como a Internet está presente?        7

4.3    O que deve ser levado em consideração ao comprar uma VPN?        7

5    Implementação de Banco de Dados em Nuvem        8

5.1 Modelos de Bancos de Dados        8

5.1.1 Tradicional        8

5.1.2 Banco de dados como (DBaaS)        8

5.2 Benefícios        9

5.3    Riscos reduzidos        10

5.4    Reduzir os Custos        10

5.5    As opções para gerenciar um banco de dados na nuvem        10

5.5.1    Bancos de dados autogerenciados na nuvem        11

5.5.2    Bancos de dados automatizados na nuvem        11

5.5.3    Bancos de dados nuvem gerenciados        11

5.5.4    Banco de dados em nuvem autônomos        12

5.6    Escolhendo o Banco de Dados em Nuvem        12

5.6.1   Desempenho        12

5.6.2    Segurança        13

5.6.3    Outras Características        13

1    Introdução

Um ato de solidariedade é doar sangue. Além disso, a sensação de cumprir um dever é muito gratificante. Os bancos de sangue em todo o Brasil recebem sangue de contribuições voluntárias.

É possível salvar até quatro vidas por doação de sangue. Os componentes são usados para atendimento de emergência, cirurgias eletivas de grande porte e tratamento de doenças crônicas, como talassemia e doença falciforme, bem como várias doenças oncológicas que frequentemente requerem transfusão.

O Sistema Único de Saúde depende de doações de sangue voluntárias e não remuneradas para manter a autossuficiência sanguínea. Atrair novos voluntários e manter os antigos voluntários é um desafio. Os estados promovem a doação voluntária de sangue em campanhas locais e articulações, além dos planos nacionais.

Considerando isso, o funcionamento e o controle desses núcleos são cruciais. manter um banco de dados em nuvem seguro, interligado, atualizado em tempo real e acessível de qualquer lugar.

O objetivo deste projeto é encontrar soluções para implantar um banco de dados em nuvem, conectar todos os bancos de sangue do Brasil em uma rede segura, demonstrar os ganhos e calcular a segurança e os benefícios que a tecnologia pode trazer à sociedade por meio da matemática.

2    Definição de Redes

LAN (Local Area Networks – Rede de Área Local) – Uma rede de área local (LAN) é uma rede de computadores que conecta equipamentos processadores para troca de dados e é composta por uma rede de computadores. Para ser mais preciso, é um conjunto de software e hardware que permite que computadores individuais se comuniquem entre si, troquem recursos e compartilhem informações. Estas redes são chamadas de locais porque abrangem uma área relativamente pequena. No entanto, graças aos avanços tecnológicos, as LANs agora podem cobrir áreas maiores, como alguns institutos federais.

MAN (Metropolitan Area Networks - Rede de Área Metropolitana) são feitos especificamente para conectar sistemas de cidades ou regiões metropolitanas próximas. Este tipo de rede tem um alcance maior do que as redes LAN. Além disso, oferecem uma melhor relação custo/benefício do que as redes WANs, por um preço semelhante ao das redes LANs.

WAN (Wide Area Networks – Rede de Área Larga ou Rede de Longa Distância) é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Portanto, ele distingue a rede pessoal, a rede da área local e a rede da área metropolitana.

PAN (Personal Area Networks – Rede de Área Pessoal) elas conectam vários dispositivos (como computadores, fones de ouvido e smartphones) em uma área muito pequena (como uma rede ad-hoc) por meio da tecnologia de rede sem fio.

SAN (Store Area Networks – Área de Armazenamento em Rede) SANs, também conhecidos como redes de armazenamento, conectam vários computadores e dispositivos de armazenamento em uma área limitada. Considerando que essas redes devem ter grandes débitos, permitindo rápido acesso à informação. Desfrutam de tecnologias como Fiber Channel.

VLAN (Virtual Local Area Network – Rede Local Virtual) são redes lógicas em que podemos organizar máquinas de acordo com vários critérios, como grupos de usuários, departamentos ou tipos de tráfego. As VLANs permitem a segmentação das redes físicas, pois as comunicações entre várias máquinas devem passar por um router ou outro equipamento capaz de encaminhamento. Ao decorrer do material, abordaremos mais detalhes da rede.

3    Interconexão de Redes

A interconexão de redes é o processo de conectar unidades fisicamente separadas, como matriz e filiais, através de redes sem fio de alta performance ou redes cabeadas via UTP ou fibra óptica. Isso permite que os dados sejam enviados pela Internet com total privacidade, segurança e estabilidade. Os setores público e privado podem se conectar por meio da estrutura do provedor de serviços, que usa raios especiais ou serviços lógicos para aumentar o alcance das redes para fora dos domínios da empresa ou entidade pública.

[pic 2]

4    VPN

Antes de tudo, é fundamental entender como uma rede VPN é melhor usada. Proteger os dados da empresa de qualquer lugar é o primeiro passo. As medidas mencionadas acima ajudam o funcionário a manter esta rede segura, evitando o roubo de dados.

A segunda grande vantagem é que não apenas as informações enviadas e recebidas estão protegidas, mas também as recebidas. Assim, os downloads e cookies de sites não podem ser monitorados, o que torna impossível a supervisão deles.

[pic 3]

4.1    A arquitetura que conecta os bancos sanguíneos

A internet é uma rede pública de vários computadores e servidores que funcionam juntos para fornecer e coletar dados para que os dados sejam mostrados ou negados. Há o IP, que é o RG de cada máquina, para organizar o sistema. Esse número serve para rastrear informações específicas. Para conseguir acessar um site da Alemanha, passamos nosso IP por vários servidores. A VPN usa servidores intermediários para proteger sua máquina. Quando sua solicitação chega neste servidor, o IP é trocado para que não seja possível rastreá-lo. É particularmente útil no caso de o site em alemão não funcionar para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (311.1 Kb)   docx (163.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com