TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmarking

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 11

O BENCHMARKING PARA UMA GESTÃO DE DESTAQUE

BENCHMARKING FOR A SUCCESS MANAGEMENT

Juliane Lisboa* E-mail: Juliane.rlisboa@hotmail.com *Faculdade Área1, Salvador, BA

Resumo: Este trabalho mostra a aplicação do Benchmarking em uma empresa fabricante de embalagens, a Topp Embalagens, que passou por um processo de recessão. Essa empresa dominou o mercado nacional durante muitos anos, e a partir de certo período foi perdendo seu lugar para os concorrentes. O Benchmarking é uma ferramenta de gestão utilizada para melhorar o desempenho da empresa através do estudo dos concorrentes. Ela se encaixou perfeitamente na resolução dos problemas da Topp Embalagens. A boa execução das suas etapas, com o auxílio do ciclo PDCA, outra ferramenta de gestão, comprovaram sua eficiência. A Topp Embalagens melhorou seu desempenho e reconquistou seu lugar no mercado.

Palavras-chave: Benchmarking, Estudo dos concorrentes, Empresas de embalagens, PDCA, Desempenho.

Abstract: This work shows the application of Benchmarking in a manufactures of packaging, the Topp Embalagens, which went through a process of recession. This company has dominated the national market for many years, and from a certain period was losing its place to competitors. Benchmarking is a management tool used to improve the performance of enterprises through the study of competitors. It fit perfectly in the solving of the Topp Embalagens. The proper execution of their steps, with the assistance of the PDCA cycle, another management tool, has proved their efficiency. The Topp Embalagens improved their performance and regained its place in the market.

Keywords: Benchmarking, Studies of competitors, Packaging companies, PDCA, Performance.

1 INTRODUÇÃO

A busca por um lugar no mercado faz com que os empreendedores estejam sempre antenados aos modelos atuais de gestão. O numero crescente de novos concorrentes preocupam as empresas já solidificadas no mercado, incentivando a criação de um modelo administrativo não só voltado à qualidade do serviço, mas também a uma melhoria continua.

Uma ferramenta de destaque muito utilizada no mercado é o Benchmarking, sua principal função é a melhoria contínua, através do estudo dos concorrentes. O objetivo é estar sempre à frente do mercado, com serviços e produtos de qualidade e um melhor desempenho.

Quando falamos em Benchmarking, vêm em mente as grandes empresas lideres no mercado que adotaram esse método e já comprovaram sua eficiência. Mas ele não está só, existem outras ferramentas de qualidade que são grandes aliadas na sua aplicação, como por exemplo, o PDCA.

 De acordo BONEFF (2010) o ciclo PDCA é uma sequência de atividades que são seguidas de forma cíclica para melhorar as atividades da instituição, além de padronizar as informações do controle da qualidade, prevenir erros lógicos nas análises e tornar as informações mais simples de se entender.

O PDCA é um ciclo composto de quatro etapas: a primeira em inglês Plan que significa planejar, onde são definidos os problemas, métodos, objetivos. A segunda etapa, Do, significa fazer, desenvolver, é a etapa onde é feita a execução do método e a medição dos resultados. A terceira etapa, check, significa verificar, onde é verificado o funcionamento do método, se os padrões estão sendo obedecidos. A quarta etapa Act, significa ação, onde é feita análise para saber se existem não conformidades, caso exista será feita a correção, caso contrário, será mantido o padrão. Após a última etapa o ciclo reinicia para manter a continuidade.

Neste trabalho, o Benchmarking, operando em paralelo com o PDCA será a ferramenta chave para a solução dos problemas que ocorreram na empresa Topp Embalagens.

A Topp Embalagens é uma fabricante de embalagens cuja matriz em São Paulo foi fundada em 1974 e hoje possui três filiais espalhadas pelo Brasil. Até 1991 foi a grande preferência nacional, liderando o mercado de embalagens, produzindo em grande escala e tendo enormes lucros.

Com o destaque de alguns concorrentes, em 1992 notou-se uma queda nas vendas de embalagens. Em 1995 muitos representantes já haviam desfeito os contratos e observou-se que a Topp Embalagens já havia perdido seu lugar no mercado. Agora quem liderava o mercado de embalagens era a Multy Embalagens, uma empresa mais nova, que em pouco tempo conquistou o seu público alvo.

Em 1997 essa recessão estava comprovada, a Topp Embalagens que liderava o mercado, agora está disputando seu lugar com mais três empresas, a Multy Embalagens, a Novva embalagens e a CNT Embalagens.

Era evidente que o aumento de concorrentes no mercado havia influenciado na recessão da Topp Embalagens, porém esse não seria o único motivo.

  1. Metodologia

O setor de qualidade da Topp Embalagens utilizou ferramentas como o PDCA, e o benchmarking para resolver o problema e ter uma melhoria contínua.

O processo de benchmarking foi dividido em quatro etapas, como no ciclo PDCA.

A primeira etapa é de planejamento, onde é feita toda preparação. Primeiro foi feita a escolha da empresa, depois foi feita a seleção dos grupos de pesquisa, sem seguida foi elaborado um cronograma e os questionários.

A segunda etapa é de desenvolvimento, onde é feita a coleta de dados da Topp Embalagens através de pesquisas internas, documentos, estatísticas, gráficos. É feita também a coleta de dados de outras duas empresas concorrentes que foram escolhidas, a Multy Embalagens e a Novva Embalagens, através de noticiários, entrevista, pesquisa com clientes.

A terceira etapa é de verificação, onde é feita a análise dos dados obtidos na etapa anterior, fazer comparações, determinar as diferenças, definir objetivos, aplicar um pano de ação.

Na quarta etapa, de ação, é feito o monitoramento do processo para garantir a continuidade da melhoria. Devem ser registradas todas as mudanças e os métodos, identificar novos métodos. E praticar sempre o Benchmarking.

  1. APLICAÇÃO DO BENCHMARKING NA TOPP EMPABALGENS

Com a queda nos lucros, a Topp Embalagens que liderou o mercado por muitos anos, agora estava em terceiro lugar. Atrás da Multy Embalagens e da Novva Embalagens.

Para voltar a liderar o mercado, a Topp Embalagens pesquisou algumas empresas que já haviam passado por problemas semelhantes e muitas delas conseguiram a solução através do Benchmarking. Foi aí que ela resolveu aderir a essa ferramenta.

A princípio foi estabelecido o tipo de Benchmarking que será utilizado. Neste caso, o Benchmarking externo e competitivo, que visa à análise de empresas concorrentes de um mesmo setor.

Foi utilizado o PDCA que é um ciclo de quatro etapas, como forma de organizar as tarefas do Benchmarking. As quatro etapas são: planejamento, desenvolvimento, verificação e ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (290.8 Kb)   docx (175.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com