TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmarking

Por:   •  10/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina:Gestão de Marketing e Qualidade
Profa. Ma. Gabriela Mangelardo

Atividade3

Já ouviu falar em benchmarking?

Segundo o site Endeavor Brasil, o benchmarking é uma das mais relevantes estratégias para aumentar sua eficiência. Em tradução livre, pode ser traduzido como “ponto de referência”. Trata-se um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional.

Partindo dessa definição, realize uma busca minuciosa e apresente um exemplo de empresa considerado referência em seu setor por desenvolver uma gestão de marketing eficaz, ou seja, com resultados. Não se esqueça de justificar sua escolha - descrevendo as iniciativas adotadas pela empresa e citar a(s) fonte(s) de pesquisa utilizada, inclusive o da empresa mencionada.

**Como leitura complementar não deixe de ler os materiais disponíveis na ferramenta material de aula.

Ficou curioso para ler mais sobre benchmarking?! Acesse o site https://endeavor.org.br/benchmarking/

Peso 2,5

A Colgate

A Colgate é um perfeito exemplo de benchmarking, pois é referência nos setores de limpeza (Ajax), cuidados com higiene (Protex, Palmolive), e nutrição animal (Hill’s), com suas marcas conhecidas mundialmente. Os negócios atuam em mais de 200 países e as vendas superam os US$ 11 bilhões. (arquivo Nossa missão, princípios e valores em prol da sustentabilidade – 2ª Edição)

De acordo com o arquivo Nossa missão, princípios e valores em prol da sustentabilidade – 2ª Edição, a Colgate-Palmolive Brasil é considerada líder em diversos tipos de produtos, com uma média anual de consumo em torno de 13 produtos por brasileiro. A empresa considera que o seu sucesso global está relacionado ao respeito com as pessoas, comunidades e a natureza. A área de marketing da organização possui um departamento responsável por ouvir o consumidor e aprender com ele, além disso, utilizar o feedback do consumidor para a melhoria dos produtos que já estão no mercado e aqueles produtos que ainda estão em desenvolvimento, prevendo as necessidades de consumo. Outra estratégia da empresa é o foco no shopper (consumidor no momento do ato da compra na loja), buscando entender e superar as expectativas dos consumidores. No Brasil há muitas variáveis como a região, o custo de vida, os locais de compra e, para atender essa diversidade, a Colgate realiza as pesquisas abaixo:

  • Mapeamento do canal indireto;
  • Árvore de decisão de compras;
  • Estudo do ambiente de varejo;
  • Estudo de distribuição e,
  • Estudos de elasticidade de preço.

Bibliografia

Nossa missão, princípios e valores em prol da sustentabilidade – 2ª Edição, disponível em http://www.colgate.com.br/Colgate/BR/Corp/CommunityPrograms/nossos_valores_br.pdf, acesso em 19 de março de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com