TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmarking

Por:   •  11/11/2015  •  Ensaio  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de benchmarking não se limita à simples identificação das melhores práticas, também contempla o aprendizado das mesmas, a adaptação da nova metodologia na organização, a implementação desta e tornar esse processo contínuo. Ou seja, o benchmarking é um processo através do qual se observa, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico ao serviço do cliente e sua satisfação, passando pelas operações.

A sua utilização tem como principal benefício a orientação da empresa para o exterior, na busca permanente de oportunidades de melhoria dos seus produtos e serviços, processos, custos e prazos, etc. Não se poderá dizer que o benchmarking constitui o único meio que permite a melhoria, sendo apenas um dos instrumentos disponíveis para o efeito.

Em suma, benchmarking é definido pela American Society for Quality (ASQ) como o processo de medição e comparação contínua de uma organização relativamente às organizações líderes em qualquer parte do mundo, de modo a obter informação que ajude essa organização a empreender ações destinadas à melhoria da sua performance.

Benefícios deste processo

O benchmarking é um processo que ao trazer mudanças para a organização, acelera seu processo de inovação, reduzindo um longo caminho uma vez que é possível comparar processos e aprender métodos que pode ter custado tempo e capital para a outra organização aprender. Além disto, este traz benefícios como um senso de urgência, encoraja o esforço na busca por excelência na inovação, força uma auto avaliação dos processos e cria um melhor entendimento da indústria.

Visão Geral e Passo a Passo do Processo - Plan/Collect/Analyze/Adapt

Planejar

Definir que área avaliar e definir critério de avaliação.

Identificar as empresas comparativas.

Definir liderança da equipe e disponibilizar tempo e capital.

Coletar

Definir método e recolher dados.

Analisar

Determinar a lacuna de desempenho.

Projetar níveis de desempenho futuro e obter aceitação.

Estabelecer metas funcionais.

Desenvolver planos de ação;

Implementar

Implementar ações específicas e monitorar progressos.

Calibrar marcos de referência quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com