TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil importação e Exportação

Por:   •  7/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil exportação e importação

O Brasil teve um avanço significativo na exportação e importação, e valorização na Balança Comercial e avanço com o Plano Real.

Se compararmos o início dos anos 90 com os dias atuais, podemos verificar que o Brasil é um grande concorrente internacional deixando sua economia em muitos momentos em superávit com sua Balança Comercial.

Com a redemocratização do país e a vitória de Collor, o parque industrial teve abertura e fortalecimento no mercado interno e externo.

A estabilização econômica, alcançada com o Plano Real de FHC, surte efeitos até hoje com a estabilização da inflação, sendo assim buscamos índices de crescimento econômico. Com o segundo mandado de FHC, que podemos verificar que a Balança Comercial teve resultados positivos, devido a algumas medidas houve um crescimento nas nossas exportações.

A figura mostra o comportamento da taxa de câmbio efetiva real. Verifica-se que o segundo mandato apresentou um nível de taxa de câmbio mais pró-exportação que os níveis observados no primeiro mandato FHC e no início do governo Lula.

[pic 1]

Vale ressaltar que a desvalorização da moeda em 1999, com a adoção do câmbio flutuante, provocou um descontrole da economia, após este momento teve um aumento dos nossos níveis de exportação, pois nossos produtos internos se tornaram competitivos, fazendo com que a Balança Comercial tivesse uma melhoria em seus saldos.

A medida de privatizações, surtiram efeitos bons para nosso pais, temos como exemplo grandes empresas como a Vale do Rio Doce, que recentemente se tornou a segunda maior mineradora do mundo.

O Brasil teve um grande avanço no comercio exterior com o governo Lula, foi nesse período que atingimos os recordes na Balança Comercial, porem com a valorização da nossa moeda fez com que a Balança Comercial tivesse uma queda do superávit apresentado no decorrer dos anos.

Para a Balança Comercial começar a ter um estimulo e superávit nas exportações, o Brasil tem que explorar mais seus produtos de alto valor agregado e de tecnologia de ponta, e não ficar somente as commodities e produtos agrícolas. Vale ressaltar que as importações de maquinários e bens de capital devem ser estimuladas sempre com intuito de melhorar nossa produção interna surtindo efeitos positivos nas empresas nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com