TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Building Theories From Case Study Research

Por:   •  22/3/2021  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo texto 2

Building Theories from Case Study Research

Eisenhardt Kathleen

O artigo inicia ressaltando a imporância central do desenvolvimento de uma teoria no âmbito dos estudos organizacionais, e que o mesmo se presta a contribuir de duas formas: apresentar um roteiro para elaboração de teorias para estudos de casos e apresentar um contexto maior dos estudos de casos para as pesquisas de ciências sociais.

A abordagem dos estudos de casos tem como foco entender as dinâmicas presentes em cada um dos aspectos do caso em si. Os estudos de casos são uma mescla de dados coletados através de entrevistas, questionários e observações diretas. As evidências podem ser qualitativas, quantitativas ou ambas.

Os primeiros passos para criar uma teoria para um estudo de caso é a delimitação: Mintzberg (1979) definie que é fácil se perder com o vasto volume de informações disponível, então o primeiro aspecto é delimitar o campo de estudo.

É importante destacar que nenhuma definição incial do estudo é estática, e que o objeto de estudo (as premissas) podem mudar durante a execução da pesquisa. Destaque também para o fato de que a construção da teoria deve iniciar sem se pensar ainda nas hipótestes a serem testadas. Em outras palavras, deve se pensar das variáveis gerais, porém sem estabelecer ainda relações específicas entre a teroria e os produtos finais (variáveis tangíveis) que serão ainda trabalhadas.

É comum para pesquisadores combinar diferentes métodos de coleta de dados, tais como observações e  entrevistas, sendo um método especialmente interessante a combinação de pesquisa qualitativa com quantitativa. Esta combinação pode ser bastante sinérgica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (20.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com