TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Study Miadidas

Por:   •  22/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.761 Palavras (12 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

MI ADIDAS

Case study

Gestão de Inovação

Trabalho individual

(2297  palavras)


Índice

  • Abstract                                                                          3
  • Introduction & Case current state (AS IS)                     3
  • Theoretical Framework                                                  5
  • VALUE CHAIN MANAGEMENT                      5
  • Agile stage-gate                                                     7
  • Case issues Applied Analysis and Recommendations   9
  • Conclusions, limitations, future research                      11
  • References                                                                     12

Abstract

A ideia da personalização em massa é transformar as necessidades heterogéneas dos clientes numa oportunidade para criar valor, desafiando o pressuposto de "tamanho único" da produção em massa tradicional.

Neste artigo, irei  explorar as características da implementação de customização em massa bem-sucedida no exemplo do sapateiro, utilizando o método de estudo de caso único da mi adidas, a personalização em massa iniciativa de uma das maiores marcas desportivas globais.

Irei começar  com uma breve visão geral do conceito de customização em massa e apresentar uma estrutura de três capacidades estratégicas que tornam o trabalho de personalização. Em seguida, discutiremos a situação da indústria de calçados esportivos e diferentes abordagens para personalização em massa neste setor. A parte principal deste capítulo se concentrará no desenvolvimento de mi adidas, a oferta central de personalização da Adidas e as suas limitações. O artigo termina com uma reflexão do desenvolvimento do serviço da Adidas.

Introduction & Case current state (AS IS)

A adidas é uma empresa com grande passado que marca a história do desporto e do vestuário, a empresa fundada em 1924 numa pequena cidade na Baviera, Alemanha por Adi Dassler, teve o seu começo na lavandaria da sua mãe tendo se embarcando numa missão de levar o melhor calçado desportivo aos atletas.

A sua missão teve um grande sucesso, pois medalhas de ouro em Amsterdã (1928, Lina Radke) e Berlim foram as primeiras recompensas e marcos. Apesar de a marca hoje conhecida como adidas tenha sido criada em 1924, só em 18 de agosto de 1949 é que deu um novo recomeço a marca levando de “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” para “Adi Dassler adidas Sportschuhfabrik” e começou a trabalhar com 47 funcionários na pequena cidade de Herzogenaurach. No mesmo ano, ele registrou um sapato que incluía o registro da futura adidas 3-Stripes (3 linhas). Do início humilde a uma história de sucesso global – sendo acelerada por um milagre...

  • UM MILAGRE EM BERNA

Quem diria que atletas em botas de futebol leves ajudariam a escrever história? Quando a seleção alemã de futebol enfrentou os imbatíveis húngaros na final da Copa do Mundo de 1954, eles ganharam muito mais do que apenas um troféu. A sua vitória inacreditável seria ouvida ao redor do mundo por décadas. E fez da Adidas e do seu fundador um nome familiar em campos de futebol em todos os lugares.

No seculo XXI, a adidas lançou um serviço denomeado miadidas. O serviço foi lançado 2001 como sendo um projeto-piloto, que se destinava  a assegurar uma produção em massa profissional eficaz, no segmento do calçado desportivo.

  • Como se podia utilizar o serviço?

O miadidas era realizado em pontos de acesso ao sistema miAdidas estavam localizados tanto nas lojas da referida marca, como em unidades móveis, que se deslocam aos principais eventos desportivos.[pic 2]

No final, o custo total do artigo é cerca de 50% mais elevado que o modelo padrão da Adidas, e situa-se nos 175-250 euros e o prazo de entrega situava-se entre 21 dias.(A Produção Em Massa Na Indústria Do Vestuário e Calçado  Parte 1 - Portugal Têxtil, 2004)

Ao longo do tempo, o projeto começou a tornar-se um grande serviço da adidas, com a evolução tecnológica e com o aumento da escala de encomendas, o serviço de pontos foi substituído por um site, onde permitia através de um configurador realizar e pré-visualizar as suas opções.

Mas apesar de o projeto ter sido um sucesso durante diversos anos, os esforços para se adaptar as novas necessidades dos clientes e a evolução tecnológica, não tiveram os resultados esperados levando assim a que a empresa tenha em 2019 terminado com o parcialmente o serviço por período indefinido, apenas deixando o serviço focados para as equipas, afirmando que iram voltar com o serviço trazendo uma nova experiência sobre o outro serviço segundo o que foi dito ao Blog ”Sole collector” (Destefano, 2019)

Theoretical Framework

VALUE CHAIN MANAGEMENT

A gestão da cadeia de valor de fabricação (VCM) é o processo de monitoramento e gestão de todos os componentes que compreendem a fabricação, incluindo aquisição, produção, controle de qualidade e distribuição.

O conceito foi originalmente introduzido por Michael Porter em Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance (1985). Desde então, o conceito tem crescido continuamente em importância.

Em última análise, o objetivo da análise da cadeia de valor é aumentar a eficiência, entregando o maior valor possível aos consumidores com o menor custo possível. Alcançar essa cadeia de valor ideal resulta numa vantagem competitiva significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (509.6 Kb)   docx (347.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com