TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  19/4/2015  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

O Caminho para a sustentabilidade

A Agenda 21 é um dos reflexos da Conferência Eco-92 (Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e o Desenvolvimento) que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O objetivo principal era discutir ações que pudessem aliar desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental. Neste contexto, iremos apresentar projetos visando o desenvolvimento sustentável econômico e ambiental, ou seja, uma nova perspectiva, um conceito inovador em relação a isto.

Quando se fala em sustentabilidade, estamos definindo as ações e atividades humanas, que visam suprir as necessidades dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, relacionando-se ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. A sustentabilidade do planeta deve estar presente na educação de cada indivíduo. Uma simples ação como jogar uma lata de refrigerante no local correto, pode não significar nada no momento, mas futuramente irá contribuir para a preservação dos recursos naturais do planeta.

Para podermos atingir um bom nível sustentável, nada mais que um primeiro passo, um projeto onde todas as cidades implantassem a sustentabilidade como modelo de gestão. Em residências por exemplo, pode-se implantar energia de fontes renováveis, banheiros e pias com aplicação de tecnologia específica onde a água que escorre do banho e da lavagem de louças vai diretamente para a descarga do vaso sanitário, e ainda um encanamento simples que capta a água das chuvas e armazena para irrigação, abastecimento e uso em geral. Nas indústrias, aplicaria- se um modelo de administração voltado para a qualidade do serviço e ambiente, tratamento do esgoto produzido, filtro nas chaminés, reduzindo a emissão excessiva dos gases poluentes.

Portanto, dizemos que o meio ambiente apresenta situações críticas em todas as regiões do planeta, e para mudar essa situação depende de todos, 0embora o objetivo seja grande, ele pode ser alcançado se cada indivíduo contribuir, tanto governo quanto população, pois são medidas práticas e educativas que fazem a diferença para podermos viver num planeta sustentável.

Referências bibliográficas

http://www.atitudessustentaveis.com.br/categoria/sustentabilidade/

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120315052233AAmzNqe

http://www.brasilescola.com/geografia/agenda-21.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com