TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARRIERA E PROFISSÃO NO SERVIÇO PUBLICO

Por:   •  20/11/2016  •  Seminário  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1]

DISCIPLINA: SEMINARIO TEMATICO: CARRIERA E PROFISSÃO NO SERVIÇO PUBLICO

PROFESSORA:  LELIS MAIA BRITO

ALUNO: Lindomar Ferreira da Cruz                                                   Mat: 13.1.2650

ALUNO: Geraldo Gimenis Vieira                                                        Mat: 13.1.9820

ALUNO: Renato Agostinho do Nascimento                                        Mat: 13.1.9831

ALUNO: Paulo Sergio de Oliveira Santos                                            Mat: 13.1.6489

TRABALHO FINAL

ESTUDO DE CASO

As dificuldades de um novo Gestor

Neste caso vamos expor as dificuldades vivenciadas pelo Sr. Pedro Silva, um gestor público recém empossado como Superintendente de Fazenda em uma Prefeitura Municipal. Ele foi encarregado de promover mudanças significativas nos setores com o objetivo de modernizar e tornar os serviços mais eficientes, bem como demais melhorias para seus colegas de trabalho. Porem durante o processo de implantação houve muitos contratempos, por se trata também do gerenciamento de pessoas e estas nem sempre estão dispostas a colaborar.

Em uma Prefeitura Municipal, foi Empossado Superintende da Secretaria de Fazenda o Sr. Pedro Silva, funcionário publico de carreira do setor a mais de 20 anos.  O objetivo desta indicação era evitar problemas de relacionamento e ter uma adesão em massa aos projetos que seriam implantados. Também esperava-se, melhorar o relacionamento entre os integrantes daquela secretaria já que o Sr. Pedro era muito respeitado pelos colegas, más não foi bem assim, ele teve problemas como qualquer outro teria. Precisou ter habilidade para contornar e conseguir seguir com a implantação dos projetos bem como ter apoio da maioria.  

Por orientação de seu Secretario, Sr. Pedro começou a dar os primeiros passos no sentido de modernizar os setores, solicitou levantamentos e distribuição de questionários para seus colegas de repartição, para conhecer mais da opinião e problemas do dia a dia, junto ao seu diretor Sr. Leno, funcionário de carreira a 10 anos. Este começou a conversar com seus colegas, coletando as primeiras informações e sugestões para melhoria no funcionamento de toda secretaria, que eram anotadas em um bloco de notas. Anotou tudo que ouviu, alem de solicitar o preenchimento de um questionário com data de entrega prevista, para posterior analise do Sr. Pedro. Como Leno tinha aspirações ao cargo ocupado agora pelo Sr. Pedro, de certo não iria empenhar muito em conseguir as informações solicitadas por sua Superintendencia.

 

Mas os problemas começavam a surgir: os funcionários receberam o questionário, porem poucos iniciaram o preenchimento; outros se prestaram apenas as criticas e provocações; e o resto nem se quer tocou nele. Findo o prazo, Leno passou para recolher o questionário e foi  um mar de desculpas por não terem feito dentro do prazo, então Leno levou a Pedro os que lhe foi entregue. Sem contar que os insatisfeitos com o atual momento, trabalhavam de forma a trazer prejuízos para o município, faltando e fazendo longas horas de almoço, café e protelando a entrega dos processos. Diante destes problemas os projetos elaborados pela Secretaria de Fazenda, teriam que ser adiados, caso não se tomasse uma providencia urgente. Foi então que o Superintendente Pedro, solicitou uma reunião com todos os funcionários da Secretaria de Fazenda, com o objetivo de remover todas as barreiras para dar iniciar aos projetos.

A reunião teve inicio com as seguintes perguntas: quem aqui tem conhecimento dos projetos que estão para ser implantados e como funcionaram? E o silencio foi pleno no recinto. Como vocês, meus colegas, tomam atitude de prejulgar algo que se quer tem conhecimento? Como desacreditar, um projeto que não conhece? Então Pedro diz este é o momento para nos unirmos e fazer a diferença, eu estou no cargo hoje, mas poderia ser qualquer um de vocês e se fosse, garanto que minha atitude seria totalmente diferente das que tenho visto. Acredito que após o termino da apresentação que faremos aqui hoje, a maioria vai abraçar os projetos como eu fiz. Começou explicando a importância da implantação de uma política baseada em treinamentos periódicos, buscando maior eficiência na produção de resultados, mesmo sabendo que seus colegas tinham uma visão distorcida a respeito; pois sempre que se falava em mudanças só recebiam mais serviços (o lado financeiro ficava nas promessas).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (134.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com