TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTONA: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 OBJETO DE ESTUDO – EMPRESA “CARTONA” UMA EMPRESA QUE GUARDA EMOÇÕES 4

3 QUESTÕES PROPOSTAS 5

3.1 MODELOS DE GESTÃO 5

3.2 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 5

3.3 GESTÃO DE PESSOAS 6

3.4 ECONOMIA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Junto das facilidades da globalização vieram os desafios impostos pela acirrada competitividade mundial. Esses desafios têm obrigado as organizações a buscarem formas de melhorar sua posição no mercado.

Dentre as diversas estratégias utilizadas pelas organizações em todo o mundo, que desejam garantir sua sobrevivência, vencer seus concorrentes, atingir uma margem maior de participação no mercado, está a busca do aumento de suas vantagens competitivas através de estratégias e inovações.

No estudo de caso apresentado, podemos ver a aplicação de vários conceitos de gestão buscando o melhor caminho para vencer os desafios diários impostos por um mercado tão competitivo e globalizado, mostrando que ética e valores adicionados a um trabalho em equipe, somando o conhecimento e experiências traz bons resultados mantendo o sucesso de uma organização.

As situações reais nas organizações, como as apresentadas no estudo de caso da empresa “Cartona”, juntamente com o conteúdo apresentadas nas matérias do curso nos faz entender e assimilar, de forma objetiva, o aprendizado e a aplicabilidade dos conteúdos propostos.

2 DESENVOLVIMENTO

O trabalho busca aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas Modelos de Gestão, Ética, Política e Sociedade, Gestão de Pessoas e Economia em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática, conforme orientação dos professores.

2.1 OBJETO DE ESTUDO – EMPRESA “CARTONA” UMA EMPRESA QUE GUARDA EMOÇÕES

Este case relata o processo de sucessão da segunda para a terceira geração da empresa CARTONA CARTÃO PHOTO NACIONAL LTDA. Relata os principais momentos da história da empresa e, mais especificamente, apresenta o contexto em que a empresa estava inserida na época da sucessão, no período de abertura do mercado, na década de 90, quando a empresa deixou de ser uma indústria orientada à produção, para se tornar uma empresa orientada ao cliente.

Descreve, também, o modelo de gestão adotada após a sucessão – a Gestão Compartilhada, discutindo aspectos importantes deste modelo de gestão. Aponta, ainda, os principais desafios que a empresa enfrenta no momento atual, dez anos após a sucessão, frente a uma nova mudança no mercado em que atua.

3 QUESTÕES PROPOSTAS

3.1 MODELOS DE GESTÃO

A empresa Cartona tinha um foco industrial e passou a investir em um primeiro momento em desenvolvimento de produtos e distribuição, ela adotou uma estratégia (reengenharia), produzir eficiências nos processos empresariais pelo fato da entrega dos produtos serem feitas em menos espaço de tempo possível, os produtos e serviços são otimizados a satisfação do cliente, lucratividade, e o faturamento é crescente.

A empresa se preocupava com a distribuição dos produtos que é uma das características da gestão de reengenharia.

POSTURA DOS IRMÃOS MONEGAGLIA COM SEUS COLABORADORES

De um lado a equipe de profissionais da Cartona teve uma postura de lealdade e “garra”, assumindo os riscos e batalhando junto com a diretoria. Do outro lado, a jovem diretoria assumiu uma postura de autoconfiança e responsabilidade, mostrando muita consciência de seu novo papel dentro da empresa. Cada um tinha um celular e eram 24 horas. Qualquer um que precisasse ligava no celular, eles estavam disponíveis 24 horas. Ambos os lados demonstravam comprometimento que foi fundamental para o sucesso dessa nova diretoria.

VALORES FAMILIARES

Grande parte dessa postura se deve aos valores familiares que sempre foram cultivados, eles nunca fizeram distinção ou demonstraram qualquer preferência entre os filhos, sempre respeitaram a individualidade de cada um, reconhecendo a importância de todos eles e colocando a união, o respeito e a humildade como base de sustentação de sua família. Esses valores familiares foram determinantes e essenciais para que os três irmãos conseguissem construir esse modelo de gestão compartilhada.

Hoje os irmãos Monegaglia continuam baseando sua relação no respeito e na humildade.

3.2 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

A empresa Cartona dirigida há 30 anos por um homem inteligente, honesto com caráter e integro, onde reconhecia o trabalho de cada um de seus funcionários.

Tinha três filhos: Um formado em Marketing e Administração, o mesmo também era especializado em finanças. Um formado apenas em Administração e outro também formado em Administração.

Esse homem, pensando em preparar os filhos para futuramente assumir o cargo do pai, preferiu que os filhos trabalhassem fora, em outras empresas, mas não na Cartona. Com objetivo de mostrar aos filhos o papel de subordinados e não chefes. Achava fundamental para o crescimento e a preparação dos filhos que vivenciassem primeiramente a experiência de serem comandados para depois comandar. Este papel foi muito importante para os filhos, pois com seu falecimento fez com que seus filhos assumissem do dia para a noite o papel de Administradores da Cartona.

O filho mais velho assumiu o cargo de Diretor Industrial e de Compras da Cartona, o outro ficou sendo o Diretor de Marketing Comercial e o filho mais novo tornou-se Diretor Financeiro e Administrativo da empresa.

Os irmãos Monegaglia se adequaram a Gestão Compartilhada para a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com