TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  23/5/2017  •  Ensaio  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

ERLISSON DIAS DE SALES

RA 3283410893

DESAFIO PROFISSIONAL 3ª SÉRIE

TUTORA: GISLAYNE R. S. SILVA

JUIZ DE FORA

2017


1. INTRODUÇÃO:

Na analise e levantamento de dados deste trabalho, entrevistei diferentes pessoas em uma organização – Central de Artigos para Laboratório Ltda. – e obtivemos algumas respostas em síntese descritas abaixo, conforme o setor e o foco de atuação (Financeira, Marketing e Vendas), porém todas convergem para o mesmo direcionamento, uma venda consistente e com qualidade e sadia, afim de fidelizar o cliente bem como aumentar a lucratividade da empresa.

Por motivo de Complaint os dados dos colaboradores, bem como os valores de faturamento, custos, investimentos não podem ser divulgados.

A fim de criar maior embasamento teórico foi realizada a leitura de livros, revistas e paginas na internet, a fim de realizar melhores questionamentos a cerca dos temas propostos. Segue abaixo algumas considerações.

2. DESENVOLVIMENTO:

        A importância da organização e planejamento segundo os entrevistados é a base de uma venda bem realizada e um marketing estruturado, hoje no mercado globalizado e competitivo um dos diferenciais para se alcançar os objetivos/metas esperadas pela instituição passam por intenso processo de organização e manutenção desta, seja nas pesquisas de mercado, analise das informações e oportunidades bem como realizações de prospecção, proposta e concretização da negociação

Segundo Maximiano uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.

Quem se organiza mais entende melhor o cenário mercadológico no qual atua e pode direcionar seus esforços para atender a real necessidade do cliente, otimizando o tempo tanto de quem venda, quanto de quem compra, sendo assim uma das ferramentas que o empresário e vendedor podem estar utilizando é o planejamento de vendas.

Para realização de um Planejamento de Vendas coeso é imprescindível que o consultor de vendas entenda muito bem o mercado ao qual está inserido, que conheça os seus produtos (treinamento) e também o mercado de seu cliente irá atuar, quais suas necessidade e quanto estão dispostos a pagar por elas e importante lembrar que este planejamento de vendas deve ser estruturado e organizado sempre demonstrando aos clientes os diferenciais dos produtos e/ou serviços. É necessária a venda de “valores” com as características, qualidade e vantagens e como elas serão benéficas ao cliente bem como inserir o cliente no contexto como se o mesmo já tivesse adquirido o produto.

Planejar de forma sistemática auxilia o sucesso das vendas a função de vendas tem um papel fundamento, pois é o cartão de visitas da empresa. Para realizar um planejamento de venda com excelência é imprescindível que a empresa/empresário utilize o máximo de informações do mercado, podendo assim utilizar alguma ferramentas como pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado tem o objetivo munir o empresário de informações e importante que seja elabora um desenvolvimento do plano de pesquisa seguida de coleta do maior número de informações possível, análise destas informações e apresentação dos resultados e direcionamento do foco de atuação nas oportunidades encontradas. Com essas informações algumas instituições realizam a matriz SWOT levantando também informações dos pontos forte e fracos da empresa, bem como as ameaças (concorrentes) e oportunidades.

         Há de se ressaltar que a pesquisa de mercado é muito eficiente ao lançar um novo produto, posicionando melhor o produto frente aos concorrentes, assim sendo, trazendo melhores receitas à empresa.

        Outro desafio encontrado pelas empresas e levantado pelos entrevistados no atual momento macro econômico a nível Brasil (política e econômico) é a inadimplência logo as empresas estão se adaptando rapidamente a essas mudanças utilizando um fluxo de caixa mais preciso possibilitando um controle financeiro mais estável a empresa.

        Em entrevista realizada com os profissionais de custo o mesmo levantou algumas questões importantes que devem ser levadas em consideração além dos custos fixos da empresa com despesas como água, luz, telefone, despesas de viagem, frete e etc existem ainda os custos tributários que são cerca de 32% do faturamento, esses dados vem de encontro com os apresentados por Zanluca.

        Ainda a cerca dos custos nosso entrevistado demonstra preocupação devido ao cenário político econômico vivenciado no Brasil, segundo ele algumas medidas importantes foram tomadas como corte de gastos com viagens e frete e ainda em após longos meses sem alcançar os objetivos da diretoria iniciou-se o processo de demissão voluntária de alguns funcionários, enxugando assim a folha de pagamento, que possui impacto significativo nos custo fixos da empresa, uma vez que cerca de 68% são encargos sociais como 13º Salário, Férias, INSS, FGTS e etc, isso, pois a empresa não se enquadra em no Simples Nacional aonde 39% da folha de pagamento são encargos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com