TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

Por:   •  19/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

UnED Angra dos Reis

Disciplina: Administração aplicada a engenharia     Turma: 2019.2

Professora: Vanessa Guimarães.

Estudo de caso “sweet grape”

Nome dos alunos: André de Paulo

                              Darllan Pacheco da Matta

                              Pedro Oliveira Peres

                              Renan Cardoso Machado de Souza

                              Vinicius Colares Candido

RELATORIO nº1:

Título: Estudo de caso “Sweet Grape”

Introdução 

Foi constatado durante o estudo de caso uma problemática na implementação do produto (hibrído de tomate especialidade) no mercado Sudamericano devido  a baixa aceitação do seu nome originalmente norte americano “Sweet Heart”. Outros fatores relevantes também foram estudados tais como versatilidade, público alvo, forma de apresentação do produto e o seu valor nutracêutico além da necessidade de inovação dentro do sistema integrado na cadeia de suprimentos de alimentos (Food Supply Chain Management) composto pela empresa Sakata Seed Corporation, produtores e distribuidores  de produção e comercialização de Frutas, Legumes e verduras (FLV).

Palavras Chave: Integração, Qualiquantitativo , Inovação.

Discussão

Durante o estudo do caso foram constatados alguns aspectos que merecem ser evidenciados como problemáticas principais, apontadas a seguir:

  • Agregação do valor: O custo de produção é 20% maior que produtos convecionais de mesmo segmento, o que dificulta a implementação do produto no mercado, tornando-o assim um produto de elite caracterizado como “Gourmet”. As vendas destes produtos chegam a representar até apenas 10% do total de vendas de FLV das lojas, mesmo custando em média até 30% a mais comparado as versões tradicionais dos mesmos FLV’s.

  • Formas na apresentação do produto: A implementação do produto no mercado brasileiro recebeu um feedback negativo em sua apresentação inicial, onde foi constatado um baixo índice de aceitação devido ao seu nome originalmente norte americano. O nome “Sweet Hearts” dificultou a assimilação para o seu público, além de sua embalagem que não concordava propriamente com o produto, sendo esta de abordagem conservadora,“vintage”,uma abordagem arcaica  tendo em vista que se trata de um produto moderno e inovador.
  • Concorrência: Por se tratar de um produto visualmente parecido com os disponíveis no mercado consumidor, torna-se dificil a identificação do produto mediante a similaridade de seus concorrentes. Mesmo que tenha valor nutritivo mais elevado, dentre outros benefícios. Esta problemática dificulta a fidelização de seus clientes tornando mais dificil a empresa se firmar como potência no mercado.

Teoria administrativa

Durante o estudo de caso foi evidenciado a utilização de recursos administrativos como a análise qualitativa e quantitativa através da gestão da cadeia de suprimentos ou SCM onde para a análise de micro-ambientes foi notada pesquisa de mercado limitado e poucas formas de abordagem para um mesmo produto; E para análise do macro-ambiente foram envidenciados fatores sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais e demográficos. Foram analisados também a ameaça de novos entrantes, poder de barganha dos compradores e a ameaça de produtos substitutos. A integração da produção, o fornecimento de insumos aos produtores terceirizados e as vantagens e desvantagens no processo de integração.

A pesquisa também se classifica como sendo descritiva, pois estabelece uma série de exigências, por parte do pesquisador, em obter informações sobre o produto do estudo, já que a caracteristica essencial deste tipo de pesquisa está na  pretensão de “ descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade” (TRIVIÑOS, 1987, p.110).

Possíveis soluções às problematicas

Dentre os problemas supracitados, imediatamente percebeu-se um erro de amostragem quanto a pesquisa de mercado limitada. Uma vez que a análise foi submetida a um grupo restrito que não necessariamente expressa o público consumidor do produto. Os problemas gerados nesta pesquisa podem não fomentar casos reais que devem ser atacados para a melhoria da implementação do produto junto ao mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com