TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINPAL CIA INDUSTRIAL DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

TABOÃO DA SERRA/2020

CINPAL CIA INDUSTRIAL DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS

Nº.

NOME

RA

01

ADRIANA GOMES DE OLIVEIRA SILVA

2016427

INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto multidisciplinar é analisar a estrutura administrativa da empresa de autopeças, de acordo com as disciplinas estudadas no decorrer do bimestre, demonstrando todo aproveitamento adquirido e ao mesmo tempo ampliando os conhecimentos através de pesquisas realizadas.

A empresa analisada é a Cinpal Cia Industrial de Peças para Automóveis. Os dados obtidos para realização da pesquisa foram feitas através do site da empresa e colaboradores. Essa empresa foi escolhida, pois está localizado na região da grande São Paulo e proporciona muitas oportunidades na cidade onde exerce o funcionamento, trabalhando de forma adequada, preocupando-se com o meio ambiente e trazendo tecnologia para realizações dos trabalhos.

Ao final da analise, conheceremos um pouco das particularidades da empresa apresentada.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A Administração teve notáveis mudanças durante sua trajetória até os dias de hoje, conseguimos observar que grandes instituições se encaixam em mais de uma teoria da administração. Essas teorias foram criadas por grandes cientistas estudiosos, buscando uma resposta para os problemas industriais e corporativos da época.

Cada estudioso teve suas teorias de administração e cada um desses autores valoriza uma ou mais dessas teorias. Todas essas teorias da administração são válidas para as situações corporativas do mundo moderno e deve ser bem conhecidas pelos administradores das empresas. Certamente cada umas delas foram importantes para encontrar soluções para os problemas enfrentados, buscando  melhores comunicações entre chefes e operários, melhores salários, custo-benefícios e sistemas mais produtivos, visando preparar melhor os colaboradores, divisão de trabalho e cargos mais justos. Onde os chefes estão para fiscalizar e preparar, para que a classe operária consiga alcançar os objetivos traçados e chegando aos melhores resultados. Essas mudanças ocorreram na 1º Revolução Industrial e se concretizou na 2º Revolução Industrial e permanece até os dias atuais.

A empresa Cinpal Cia Industrial de Peças para Automóveis administradas pelos sócios Riccardo Arduini e Vitor Luiz Taddeo Mammana, foi fundada em janeiro de 1950, na cidade de São Paulo, iniciou suas atividades fabricando semi-eixos forjados para caminhão. Em 1964 transferiu suas instalações para a região de Taboão da Serra, transformando-se em uma das maiores forjarias do Brasil. Com as exigências do mercado, passou a produzir produtos usinados e acabados para atender as demandas dos principais fabricantes de veículos pesados. Para atender as exigências do mercado em 2009 instalou a fábrica 2 , para  ingressar  no mercado de produtos fundidos. Em 2017 foi concluída á fábrica 3 dedicada a produção de  peças forjadas extra pesadas, montado assim uma linha de produção moderna e altamente robotizada, contando com uma prensa de forjamento de 12.500 toneladas. Com esse contínuo crescimento a Cinpal possui 110.000 metros quadrados de área construída em 300.000metros quadrados de terreno, onde se produz 6.000 toneladas de peças forjadas. Contando com uma estrutura de 1.500 á 2000 funcionários, com faturamento presumido de R$20.000.001 á R$50.000.000 por ano.

A Cinpal encontra-se hoje entre as mais conceituadas empresas de autopeças do mundo, produzindo principalmente peças originais para grandes montadoras de caminhão, ônibus, tratores, implementos agrícolas e máquinas pesadas de construção e mineração. O sistema de qualidade da empresa possui certificação ISSO/TS 16949 e NBR ISSO 9001, e possuem também certificação NBR ISSO 14001 por garantir pleno atendimento aos requisitos ambientais.

Com toda modernidade e mudanças no decorrer de sua atuação se adequou ao mercado, mas na área administrativa se encaixa na teoria da burocracia. “A teoria da burocracia estabeleceu uma forma de organização humana do trabalho que tem base na racionalidade” (MAXIMILLIAN WEBER,1920, apostila,p.53).Trabalhando de forma mais centrada em delegar e exigir, visando somente alcançar as metas estabelecidas pelos seus administradores. Sendo assim a linha de produção segue trabalhando de forma uniforme, onde todos devem buscar os resultados com a mesma maneira de trabalho, no mesmo tempo, cumprindo os prazos estabelecidos.

A empresa trabalha de maneira formal e impessoal, racionalizando o trabalho e as relações dos profissionais dentro da instituição, tendo com prioridade a eficiência e eficácia. Com essa postura a empresa visa previamente os resultados operacionais desejados, evitando assim desgastes e desperdícios de matéria bruta.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A boa comunicação é essencial dentro da empresa. Essa comunicação entre administradores, gestores e funcionários é de extrema importância, é através dessa boa comunicação verbal ou escrita que se evita muitos conflitos. Os administradores de empresas têm que passar corretamente as informações da forma mais adequada para que atinja todos os departamentos com a mesma intensidade e veracidade.

A comunicação empresarial vai além de só “falar bem”, mas sim em escrever bem e corretamente e falar bem e corretamente, ter conhecimento do que se fala para não causar insegurança e dúvidas aos ouvintes. Na escrita o saber escrever e interpretar são essenciais para que a informação fique clara para quem se lê, “Quando a comunicação não se completa, dizemos que houve ruídos (gaps), quando a pessoa não a entende por problemas em algum dos elementos do processo de comunicação, como no próprio receptor, no canal, no código, na mensagem ou no emissor” (PROF. SOLIMAR GARCIA, 2019, apostila, p.13).

A comunicação empresarial também está ligada a forma como e empresa mantém seu relacionamento com colaboradores, funcionários, clientes e ao meio ambiente.

 A Cinpal Cia Industrial de Peças para Automóveis junto aos seus funcionários tem o compromisso com o desenvolvimento sustentável para as gerações futuras. Para este fim a Cinpal tem como objetivo: Prevenir a população e melhorar seu sistema ambiental; Atender aos requisitos legais e as normas; Conscientizar seus funcionários á prevenção do meio ambiente. Para a interação das pessoas e setores a empresa usa o modelo open Office e escritório amplo. O departamento Financeiro e Diretorias ficam separados, o departamento de Recursos Humanos se encontra próximo ao chão de fabrica, facilitando a comunicação entre funcionário e RH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com