TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLEGIADA ADMINISTRATIVO PRIMEIRO PERÍODO UNIPAM

Por:   •  14/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.086 Palavras (21 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: ADMINISTRAÇÃO – PROVA COLEGIADA – 1° PERIODO – 20 PONTOS

PROF: Me. Roberto Piau

ALUNO: MARIA LAURA CAIXETA NASCIMENTO

GABARITO

1-A

2-E

3-E

4-D

5-C

6-A

7-E

8-D

9-B

10-B

11-C

12-E

13-D

14-E

15-D

1- No início do século XX, surgiu a administração como ciência. Sua primeira abordagem, conhecida como Escola da Administração Científica, baseia-se na ênfase colocada nas tarefas. O nome Administração Científica deve-se à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de aumentar a eficiência industrial.

O instrumento básico para se racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempo e movimentos (motion-time study). O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e da subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa. Observando metodicamente a execução de cada operação a cargo dos operários, Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados enquanto os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário. A essa análise do trabalho, seguia-se o estudo dos tempos e movimentos.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014 (adaptado).

Com base no texto, considere a situação apresentada a seguir.

Alexandre trabalha em uma organização que fabrica peças e ferragens. Ele ocupa o cargo de gerente de linha de montagem de uma seção da produção da empresa. Para melhorar o rendimento de sua seção, Alexandre quer medir o tempo que os colaboradores utilizam para executar determinadas tarefas e movimentos. Com essa ação, o gerente tem por objetivo alcançar um melhor balanceamento do ritmo e cadência do trabalho.

Acerca da situação de Alexandre, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Alexandre demonstra, com base em suas ações, que pretende racionalizar o trabalho de sua equipe com o estudo de tempos e movimentos proposto pela Administração Científica.

PORQUE

II. O estudo de tempos e movimentos apresentado pela Administração Científica tem por objetivo a determinação do tempo médio que um operário comum leva para a execução da tarefa, por meio da utilização do cronômetro. Com isso, padroniza-se o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução. Esse método permite a racionalização do trabalho, a otimização dos recursos e a eliminação dos desperdícios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

  1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  5. As asserções I e II são proposições falsas.

RESPOSTA: LETRA A

2- A tarefa administrativa nos próximos anos será incerta e desafiadora, pois deve ser atingida por uma infinidade de variáveis, mudanças e transformações carregadas de ambiguidades e incertezas. O administrador se defrontará com problemas multifacetados e cada vez mais complexos. Sua atenção será disputada por eventos e por grupos, situados dentro e fora da organização, que lhe proporcionarão informações contraditórias e complicarão seu diagnóstico perceptivo e sua visão dos problemas a resolver ou das situações a enfrentar: são as exigências da sociedade, dos clientes, dos fornecedores, das agências regulamentadoras; os desafios dos concorrentes, as expectativas da alta administração, dos subordinados, dos acionistas, etc.

No entanto, essas exigências, desafios e expectativas sofrem mudanças que ultrapassam a capacidade de compreensão do administrador, e essas mudanças tendem a aumentar com a inclusão de novas variáveis à medida que o processo se desenvolve, criando uma turbulência que perturba e complica a tarefa administrativa de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa eficiente e eficaz.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Barueri: Manole, 2014 (adaptado).

Danilo é professor de administração e foi questionado por seus alunos do último período do curso sobre o futuro da Administração. O professor notou o receio dos futuros profissionais frente às constantes mudanças que impactam a Administração, e por isso, decidiu promover uma palestra para todos os alunos do curso de Administração da faculdade sobre fatores que devem ser monitorados pelos administradores, por poderem provocar futuros impactos sobre as organizações e as empresas em seu contexto global.

Julgue a seguir os fatores que podem ser expostos por Danilo em sua palestra.

I. Danilo pode expor aos alunos do curso de Administração que a constante sofisticação da tecnologia é fator de impacto nas organizações, pois tende a promover sucessivas mudanças no meio, a partir da introdução de novos processos e instrumentos. A tecnologia pode ser aprimorada, por exemplo, pelo uso de softwares cada vez mais avançados. Com o suporte da tecnologia, as organizações estão cada vez mais aprimorando suas operações e atividades.

II. O professor de Administração pode revelar aos alunos que a globalização da economia, ou seja, a internacionalização dos negócios, representa fator de impacto nas organizações. Isso porque a partir do aumento das exportações e da consolidação de empresas estrangeiras no país, a concorrência aumenta, tornando-se muitas vezes uma competição mundial. Assim, à medida que a concorrência aumenta, crescem também os riscos empresariais.

III. Danilo pode apresentar em sua palestra que os administradores devem estar sempre atentos à visibilidade da organização. Ele evidencia que, quando crescem no mercado, as organizações tornam-se mais visíveis, e isso, por exemplo, pode levar ao aumento de sua influência ambiental, ou seja, elas chamam mais atenção do ambiente e do público. A sua capacidade de chamar a atenção deve ser monitorada, pois ela pode ocorrer de maneira positiva ou negativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (202.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com