TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO EU POSSO DESENVOLVER-ME E DESENVOLVER OS DEMAIS MEMBROS DOS VARIOS GRUPOS NA QUAL PARTICIPO, UTILIZANDO-ME DOS CONHECIMENTOS DESSA DISCIPLINA?

Por:   •  26/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – JOAÇABA SC

PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA EMPRESARIAL

ACADÊMICO: RAFAEL FRIZON – 284857

PROFESSOR: RAMSÉS ANTUNES

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

COMO EU POSSO DESENVOLVER-ME E DESENVOLVER OS DEMAIS MEMBROS DOS VARIOS GRUPOS NA QUAL PARTICIPO, UTILIZANDO-ME DOS CONHECIMENTOS DESSA DISCIPLINA?

Frizon, Rafael [1]

Nos corridos dias que enfrentamos, na correria dos dias que vivenciamos, muitas vezes, ou quase sempre ligamos nosso “piloto automático”, ou seja, entramos em um modo de vida onde não visualizamos o tempo passar, não visualizamos oque acontece ao nosso redor, nem nos damos conta do tempo que passa e das oportunidades que passam.

Por acomodação pessoal e profissional, adotamos modos de vida onde o cotidiano fala mais alto, agimos sempre pelo impulso (instinto), optamos sempre pelo mais fácil, menos burocrático, buscamos sempre usar menos nossa inteligência, sendo assim sempre criamos nossa zona de conforto.

Mediante a esses fatores que visualizo na sociedade, busco desenvolver-me para mudar/alterar meu modo de percepção, bem como de vida, onde possa sair da minha zona de conforto, bem como contribuir para as pessoas que me rodeiam também possam visualizar essa fraqueza que possuímos e se auto desenvolver.

RELATOS PESSOAIS DE SITUAÇÕES VIVÊNCIADAS NO DIA-A-DIA COM EXPLANAÇÃO DE COMO OCORREU E UM APANHADO DE COMO DEVERIA OCORREU, VISTO DEPOIS DAS AULAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL:

Compra de Imóvel – Casa

A compra ocorreu de forma rápido e sem grandes delongas. Visualizei em um imóvel/casa da cidade a oportunidade de adquirir um imóvel próprio. Fiz todos os tramites para a negociação, desde um contrato de compra e venda até as transferências do consumo de água e energia elétrica. A negociação foi rápida, foi questão de verificar o imóvel, conversar com meus pais e chegar a um acordo.

Mediante a troca de informação que obtivemos em sala de aula, pude observar alguns erros e atropelos na negociação, dentre eles posso destacar a falta de contextualidade minha perante o imóvel, agi pelo impulso de comprar um imóvel, bem como a falta de interpretação dos dados que tínhamos em mãos.

A falta de contextualidade gerou problemas pela questão onde não levantei todos os dados do imóvel, não visualizei o mesmo de todas as formas que deveria, por que existia dados que não checavam, e informações distorcidas. Faltou de minha parte contextualizar todas as formas de interação que o imóvel iria me proporcionar, bem como todos as partes externas para qual o imóvel interessava. Faltou saber qual era a realidade do mesmo junto aos órgãos públicos, com questões de documentações e regularização. Faltou a contextualização desses pontos, bem como juntar todos os dados que possuía, transforma-los em uma informação consistente, usando de uma reflexão ampla, não agir pelo impulso da compra, e sim usar de fatos e números para sim efetuar uma compra assertiva e coerente com o esperado de uma pessoa em busca de desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Com o exemplo citado acima por mim, para contribuir com o desenvolvimento dos membros que me cercam, primeiramente devo aceitar de mente aberta e utilizar da contextualização como parte fundamental em qualquer nova negociação, pelo fato que na contextualização levantamos todos os pontos, fatos e dados de um determinado Objeto/imóvel ou afim.
  • Bem como na coleta assertiva dos dados, tratar a informações e extrair o excencial para tomada de decisão. Ser mais assertivo nas tomadas de decisão em cima dos dados e informações adquiridas. Deixar de lado o senso empírico e ser mais racional, usar da ciência dos números e fatos para tomar decisões.
  • E por fim deixar de lado o instinto de resolver tudo no impulso, tudo na emergência. Primeiramente tomar fatos da situação, saber como proceder, oque fazer e como agir. Refrescar a cabeça e raciocinar para tomar decisões.

Compras Familiares

Em todas as compras de mercados, lojas e afins, me deparo com as promoções do dia-a-dia, onde muitas pessoas se enganam quando pensam que estão gastando menos quando compram produtos de menor peso – volume.

Nas compras com minha família, uma das minhas qualidades é ser crítico (sarna) no quesito ser racional na hora de adquirir um produto. Eu verifico todas as possibilidades de custo benefício, desde o valor por quilo, por unidade, por quantidade. Não me prendo a marcar necessariamente. Creio que a compra certa é aquela que satisfaça o cliente. E para mim a compra certa deve atender os quesitos financeiros e óbvios.

É simples quando usamos a cabeça para pensar, uma simples compra de supermercado pode ficar mais simples ainda quando observamos os produtos com uma visão diferenciada. Por exemplo quando observamos os produtos só pela unidade, quando compramos algo pela unidade e não pelo peso ou volume. Muitas vezes pagamos mais caro por algo que na conta final saiu até duas vezes mais carro que o mesmo produto só que em volume e tamanho maior.

Demandas Profissionais – Empresa onde Trabalho

Pelos corredores da empresa onde trabalho, mesmo antes das aulas de Comunicação Interpessoal já verificava a falta de comprometimento e dedicação das pessoas com a empresa e seu líder, bem como a falta de comprometimento dos líderes com a empresa e seus liderados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com