TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE SUPORTE

Por:   •  18/6/2017  •  Exam  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

2.2 CONCEITO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE SUPORTE

2.2.1 Conceito

O desenvolvimento e a capacidade de suporte são conceitos interdependentes, pois o desenvolvimento só pode ser sustentado ao longo do tempo se o ambiente for capaz de suportar (PIRES E SANTOS, 1995).

De acordo com a definição formulada pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, em 1987 no Relatório Brundtland, o desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras e satisfazerem as suas próprias necessidades.

De acordo com Mota(2000) a capacidade de suporte fornece subsidio para estimar o numero máximo de indivíduos de uma mesma espécie que o ambiente natural pode suportar, garantindo um desenvolvimento sustentável. Essa capacidade é limitada pelas variáveis que compões o ambiente natural (Begossi, 1997).

Pode-se dizer que um serviço ambiental que perde a capacidade de voltar a seu estado inicial se transforma para um novo estado, pois é degradado além de sua capacidade de recuperação. Acredita-se que existam problemas de acomodação da população humana, sendo estes intimamente relacionados ao conceito de suporte da ecosfera (Begossi,1977). Logo, a capacidade da ecosfera, a resiliência, o limite de área e a sustentabilidade são categoria ecológicas significativas quanto as relações entre a atividade econômica, crescimento de população humana e a sustentabilidade ambiental.

        2.2.2 Desenvolvimento

De 1800 a 2010 a população mundial saltou de 1 bilhão de habitantes para cerca de 7 bilhões e o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou cerca de 50 vezes porém esse crescimento causou um desgaste no planeta terra. Um meio de medir o impacto do ser humano na terra é a pegada ecológica. Essa mede a quantidade de terra e agua em termos de hectares globais que seriam necessárias para suprir as necessidades da população.

Segundo dados da Global Footprint Network a pegada ecológica atingiu a marca de 2,7 hectares globais por pessoa em 2007 o que ultrapassou a capacidade de regeneração do planeta para polução mundial daquele ano que foi de aproximadamente 6,7 bilhões de habitantes. O ideal para uma população sustentável seria de no máximo 5 bilhões de habitantes. A tabela abaixo mostra quantos habitantes a terra pode sustentar de acordo com o padrão de consumo da população.

[pic 1]

Fonte: José Eustáquio Diniz Alves, com base nos dados da Global Footprint Network 2010

De acordo com a ONU a previsão é que para o ano de 2050 a população mundial atinja o número de 8 bilhões de habitantes na projeção baixa, 9 bilhões média, e 10 bilhões, na projeção mais alta. Já o FMI prevê que a economia mundial cresça acima dos 3,5% ao ano entre 2010 a 2050. Com isso o PIB mundial vai dobrar a cada vinte anos. Portanto, é bem provável que daqui a 34 anos a terra tenha mais de 9 bilhões de habitantes e uma economia quatro vezes maior.

Referências

Pires, J. S. R. e SANTOS, J. E. dos. Bacias Hidrográficas: Integração entre meio ambiente e desenvolvimento. Ciência Hoje. São Paulo, Vol 19, nº 110, p 40-45, junho, 1995.

COMISSÃO MUNDIA SOBRE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE – Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Instituto de documentação, editora da fundação Getúlio Vargas, 1988.

MOTA, J, A. A valoração de ativos ambientais como subsídio á decisão pública. Brasília: UnB, Tese Doutorado, 2000.

BEGOSSI, A. Escalas, Economia ecológica e a conservação da biodiversidade. In: CAVALCANTI, c. (org). Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável e políticas públicas, São Paulo: Cortez, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com