TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO E FORMAS DE INVESTIMENTO. A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES; O MERCADO FINANCEIRO E AS PRINCIPAIS FORMAS DE APLICAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL.

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ADRIANO BORGES FIGUEIRÓ        RA 6660388829

ANTONIO RODRIGO CUTTIER         RA 6658367350

GERALDO TEIXEIRA DE SOUZA     RA 6276266278

CONCEITO E FORMAS DE INVESTIMENTO. A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO

PARA AS ORGANIZAÇÕES; O MERCADO FINANCEIRO E AS PRINCIPAIS FORMAS DE

APLICAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL.

ATPS- ETAPA 01

CAMPO GRANDE – MS

2015

ADRIANO BORGES FIGUEIRÓ

ANTONIO RODRIGO CUTTIER

GERALDO TEIXEIRA DE SOUZA

[pic 3]

CONCEITO E FORMAS DE INVESTIMENTO. A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO

PARA AS ORGANIZAÇÕES; O MERCADO FINANCEIRO E AS PRINCIPAIS FORMAS DE

APLICAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL

ATPS – ETAPA 01

[pic 4]

CAMPO GRANDE – MS

2015

Brasil uma pátria assolada

O atual momento econômico mundial traz informações importantes para se analisar como anda a economia mundial, podemos observar que vários países passam por crise no sistema financeiro, imobiliário, corrupção e guerra civil, um investidor ao observar a atual conjuntura, se apropria do conhecimento necessário de investir ou não na economia de um país, tornando assim viável suas aplicações e futuros retornos financeiros.  

Nosso país passa por um momento de instabilidade econômica a alta da taxa básica dos juros a famosa Selic impulsionada pelo governo, visa tirar dinheiro de circulação para desestimular a população a consumir, é uma manobra para controlar a inflação que já chega a 7,7% em 12 meses segundo dados do IBGE, atual situação do país não é tão favorável assim, diante dos dados apresentados.

Para um investidor a atual posição do país acaba incomodando, pois a pergunta é se o país conseguirá cumprir com suas responsabilidades? Grandes nações já passaram por momentos difíceis, e deram a volta por cima. Para que isso aconteça tem que se ter disciplina, fazer o dever de casa. Acredito que o governo tem pessoas capacitadas para resolver o problema, e retomar assim o crescimento econômico e consequentemente resgatando a segurança do país.    

        Olhando hoje para o país, podemos ver uma grande incerteza econômica, consequência de políticas especulativa criadas para atrair investidores, mas escândalos que surgiram nos últimos dias levaram a maior empresa brasileira a ter suas ações desvalorizadas, sendo rebaixada por agencias de investimento, perdendo parte de seus investidores. Para quem tem muito dinheiro disponível o momento não e de vender suas ações, pois acredito que a empresa retomará seu capital. Vemos a valorização da moeda estrangeira o dólar, quem tinha muito agora está se beneficiado dessa valorização. Quanto a quem possui pouco para investir pode contar com uma velha conhecida a caderneta de poupança, ou se preferir fundo de investimento que podem lhe proporcionar um retorno melhor, mas também corre-se riscos.

        Falasse muito em crise, para o investidor esses são os melhores momentos, pois para ele a palavra crise vira oportunidade, é hora de fazer dinheiro, segundo Olivio (2015, p. 16) “investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.”  

A inflação atual

O cenário brasileiro atualmente vive uma alta considerável na inflação em todo país, que apesar de parecer ter uma resolução mais fácil e viável não é o que está acontecendo, visto que infelizmente a circulação do papel moeda no país onde que temos uma economia que não tem riquezas correspondentes ao total do dinheiro disponível e por esse motivo acaba desvalorizando a moeda em âmbito nacional.

Diante dessa situação, consequentemente os preços nos mercados sobem e com isso a população que tem uma renda fixada num determinado valor salarial tem o seu poder de aquisição reduzido e acaba aumentando o custo de vida do brasileiro, tendo em vista que esta situação se agrava cada vez mais. Além do aumento de inflação o país vem sofrendo com o baixo crescimento, nos últimos anos a alta da inflação já ultrapassa os 6,59% acima do teto da meta (dados segundo IBGE).

Essa alta da inflação está diretamente ligada no desequilíbrio entre oferta e demanda, pois recentemente tivemos uma alta no preço do tomate que teve um aumento de 122,13% do valor em que estava sendo comercializado poucos dias antes. Os alimentos são um dos principais fatores para o aumento da inflação, devido as condições climáticas que representam boa parte desse crescimento, contudo tivemos uma pequena e importante melhora onde a taxa de desemprego diminui, porém, nesse mesmo passo que a demanda cresceu, a produção caiu e o nível de investimento caiu. Com mais pessoas fazendo o consumo e menos produtos disponíveis, o desequilíbrio é inevitável e isso reflete nos preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com