TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e Formas de investimento. A importância do Investimento para as organizações: o mercado Financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.455 Palavras (22 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 22

Conceito e Formas de investimento. A importância do Investimento para as organizações: o mercado Financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil

Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações; O mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no brasil. O cenário da economia brasileira em 2015, e como isso pode afetar a decisão de onde investir.Fazer bons investimentos em 2015 é um desafio, com dólar em alta, juros em alta e aumento de impostos á vista.

Será um cenário muito mais difícil para se obtiver financiamento nas instituições privadas, para quem investe em ações, a perspectiva é de um desempenho fraco.

Analistas de mercado preveem que a taxa deverá alcançar 12,50% em 2015, os juros deverão permanecer altos como consequências de ajustes. Investimentos em imóveis não serão bons negócios para investidores, com os preços se mantendo altos.

Um dos problemas da inflação alta é que ela aumenta a incerteza de longo prazo e dificulta a obtenção de financiamento em condições adequada.

Por isso, títulos públicos e títulos emitidos em banco indexados à taxa de juros são os investimentos mais recomendados para o ano.

Etapa 1 Passo 2

O conceito do Investimento

O investimento é muito utilizado no cotidiano da sociedade moderna, podendo ser encontrados, facilmente em qualquer lugar.

O fato de guardar dinheiro na caderneta de poupança, abrir uma empresa, cursar faculdade, compra uma casa, fazer uma aplicação financeira, entre outros são investimentos mesmo sendo tão diversos.

Mas não e por acaso por varias circunstancia são denominados investimentos, existe algo em comum. O conceito investimentos e na economia que o sentido econômico, e utilização de recursos existente, para ter recurso no futuro. Os amplos exemplos citados acima, sendo tão diversos por ter a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um investimento é a renuncia de recurso presente, para ter maior retorno no recurso no futuro. Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos.

1- Investimento público: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem estar social. Alguns exemplos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação na rua, dente outros.

2- Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Alguns exemplos são fabricas particulares, empresas de prestação de serviços, lojas de varejo, dente outros.

3- Investimento misto: são recursos disponibilizados em parte pelo governo ou entidades publicas e, em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Alguns exemplos são Petrobrás e banco do Brasil, dentre outros.

O investimento é um conceito originário do campo da economia, e tem grande importância para as organizações, investimento ajuda no aumento do PIB (Produto Interno Bruto), e influencia a sobrevivência na organização, em pelo mesmo em dois aspectos: Expansão das organizações, reposição do capital.

O mercado oferece uma ampla variedade de investimento, cabendo o administrador, analisar quais é o melhor investimento para a organização. O administrador deve levar em consideração três aspectos.

1- Econômico: a rentabilidade e o risco dos investimentos

2- Financeiros: O administrador levar em conta a disponibilidade de recurso próprio organização ou financiamento

3- Analisem empresário: são politicas, sociais, culturais, meio ambientes, que afetam o investimento e são mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários.

Toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir os objetivos.

O mercado financeiro e o conjunto de instituições e operações ocupadas com fluxo de recursos monetário entre agentes econômico, o mercado de emprestadores e tomadores de empréstimos, em que o valor da renumeração dos empréstimos e chamado de juros, essa taxa representa no período a renumeração dos empréstimos chamados taxa de juros em termos percentuais, que os tomadores de empréstimos terão que arcar. Essencialmente, o banco é um intermediário entre os depositantes e os tomadores finais de recursos.

Essa intermediação financeira desenvolve a forma segmentada, com base subdivisões estabelecida para o mercado financeira.

Mercado Monetário: Curto e curtíssimo

Mercado de Credito: Curto e médio prazo

Mercado de Cambio: Conversão de Troca de moeda de uns pais para outro

Mercado Capital: assume o papel mais relevante no processo de desenvolvimento econômico

As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil são

Renda Fixa: são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente, podendo ser pré ou pós-fixados.

Aplicações pré-fixadas: a Taxa de juros e pré-determinada, ou seja ,e determinada no momento da contratação da aplicação financeira.

Aplicação pós-fixadas: a taxa de juros é apurada após determinado no período e é vinculada a algum indicador, como a Taxa de Selic ,CDI, e outros

Taxa de Selic: Taxam básicas de juros da economia determinada pelo banco central, periodicamente chamadas reuniões do COPOM (Comitê de Politica Monetária).

CDI – Certificado de deposito Interfinanceiro: Taxa com o valo próximo ao da Selic, e utilizada para empréstimo e instituição financeira em curto prazo.

Renda Variável: são investimentos nos quais pode haver perda do montante investido inicialmente além da perda de juros ou rendimentos.

CDB É Emitido por uma instituição financeira, normalmente um banco ou publico em troca de um deposito a prazo, ou seja, um deposita que só pode resgatado após o determinado período.

Caderneta poupança: é um instrumento muito tradicional de renda fixa é atualmente, sua rentabilidade depende do patamar da taxa de Selic.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com