TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO FINANCEIRO E O PROCESSO DE POUPANÇA - INVESTIMENTO

Exames: MERCADO FINANCEIRO E O PROCESSO DE POUPANÇA - INVESTIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

MERCADO FINANCEIRO E O PROCESSO DE POUPANÇA - INVESTIMENTO

Em uma economia, ao analisarmos os fatores que compõe o processo de formação da Renda, concluímos que todo esse processo se origina pelas necessidades que o homem tem de sobrevivência e bem-estar.

Como definição econômica:

RENDA: É a remuneração dos fatores de produção.

Os principais fatores de produção são: TERRA, CAPITAL e TRABALHO.

As remunerações desses fatores são:

TERRA ------------- Aluguel

CAPITAL ----------- Juros

TRABALHO -------- Salários

Como o somatório das remunerações (Renda = Aluguel +Juros + Salários) podemos definir que a RENDA = PRODUTO.

O pagamento pela aquisição dos BENS ou utilização de SERVIÇOS, essenciais às nossas necessidades de sobrevivência, denominamos CONSUMO.

Em uma economia equilibrada, partimos que a RENDA recebida não é totalmente utilizada para o setor CONSUMO, sendo assim, a RENDA após as despesas de consumo gera um excedente de recursos, o qual chamamos de POUPANÇA.

Assim, podemos afirmar que o nível de POUPANÇA está ligado diretamente ao nível da RENDA e de CONSUMO. Para que ocorra um aumento no nível de POUPANÇA, é necessário que haja ou uma elevação do nível de Renda ou uma redução no nível de CONSUMO.

O nível de POUPANÇA de um país é fundamental, pois implica diretamente no nível de INVESTIMENTO dos agentes econômicos.

Neste caso, podemos definir Investimento como sendo a utilização dos recursos de POUPANÇAS, em atividades produtivas que poderão no futuro, aumentar a RENDA.

Dentro dessa análise, não podemos deixar de indicar as taxas de juros praticadas na economia, a variação dessas taxas é um fator determinante do nível de CONSUMO, quando as taxas estão elevadas, existe uma tendência de redução do CONSUMO e automática elevação da POUPANÇA proporcionando assim maiores recursos para o INVESTIMENTO.

Sendo assim, verificamos que a RENDA oferecida pelo sistema de PRODUÇÃO é heterogênea, ou seja, temos agentes econômicos SUPERAVITARIOS (que têm excedente de renda porque a RENDA é maior que o CONSUMO e, assim dispõe de POUPANÇA) e agentes econômicos DEFICITÁRIOS (que não dispõem de excedentes de RENDA porque o CONSUMO é igual ou maior que a RENDA) que necessitam de CRÉDITO para complementar suas necessidades de CONSUMO.

As unidades econômicas superavitárias desejaram aplicar suas POUPANÇAS para maximizar seus ganhos e uma das alternativas de faze-lo é recorrer a MERCADO FINANCEIRO, investindo suas economias em títulos para receber um ganho ao final de um determinado período.

INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo e também o contrário, ou seja, tem necessidade de consumo maior que a renda. Para maximizar a liquidez e a produtividade na economia é necessária a alocação dos recursos poupados para os que dele precisam, esses, por sua vez, movimentarão a economia através do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com