TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DA TEORIA DA MOTIVAÇÃO

Relatório de pesquisa: CONCEITOS DA TEORIA DA MOTIVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O trabalhoque a seguir se apresenta é o resultado de uma investigação feita pelos estudantes do 7º grupo do curso de licenciatura em administração pública, período nocturno, 1º ano.Omesmo tem como tema:Teorias Motivacionais.A motivação constitui um aspecto bastante importante para o desempenho do ser humano na organização, pois, um trabalhador não motivado pode contribuir negativamente para o alcance dos objectivos da organização.

O trabalho enquadra-se na linha de pesquisa do curso de Licenciatura em Administração Pública da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique (FGTI – UCM), e foi desenvolvido na Cidade de Pemba, concretamente na UCM.

O tema desenvolvido no presente trabalho, é de extrema importância paraos administradores, pois, para que a organização conheça o sucesso, é imprescindível ter uma noçãodo que motiva os trabalhadores. O trabalho tem como objectivos os seguintes:

Objectivo Geral

 Analisar as teorias motivacionais, com vista a entender e explicar determinados comportamentos dos seres humanos em ambiente organizacional.

Objectivos específicos

 Apresentar os conceitos e fazer uma breve abordagem em relação às teorias motivacionais;

CAPÍTULO I: CONCEITOS SOBRE AS TEORIA MOTIVACIONAIS

Para um bom entendimento das Teorias Motivacionais, começaremos por abordar os principais conceitos que norteiam o processo de motivação. Para tal, o 7º grupo escolheu os seguintes conceitos:

1.1. Teoria –É uma palavra de origem Grega `Theoria`, que significava `observar` ou `examinar`. É um conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência1.

Portanto, analisando o conceito acima, pode-se entender da palavra `Teoria` como um conjunto de ideias que visam explicar com a máxima certeza os fenómenos da natureza.

1.2. Motivação –“Motivo, ou motivação, refere-se a um estado interno que pode resultar de uma necessidade. É descrito como activador, ou despertador, de comportamento geralmente dirigido para a satisfação da necessidade instigadora.” (Davidoff, 2001).

1.3. Necessidades–“Uma necessidade constitui um estado interno ao indivíduo, capaz de induzir acção, com vista a alcançar resultados que as pessoas procuram como fim em si mesmos, que visam a satisfação dessa necessidade.” (Ferreira, Neves &Caetano, 2011).

1.4. Impulsos -“Motivos que surgem para satisfazer necessidades básicas relacionadas com a sobrevivência e derivadas da fisiologia são geralmente chamados de impulsos.” (Davidoff, 2001).

1.5. Instintos - Designam, em psicologia, etologia, biologia e outras ciências afins, predisposições inatas para a realização de determinadas sequências de acções (comportamentos) caracterizadas sobretudo por uma realização estereotipada, padronizada, predefinida2. Portanto, isto significa que é algo natural pertencente a um ser, e não um resultado de aprendizagem ou experiências efectuadas após o nascimento.

Entretanto, após a abordagem desses pequenos conceitos, já podemos partir para o ponto a seguir onde nos debruçaremos de forma profunda em torno das Teorias Motivacionais.

_________________________________________

1http://www.significadoscom.br/teoria/

2http://pt.wikipedia.org/wiki/Instinto

CAPÍTULO II: O PROCESSO DA MOTIVAÇÃO

2.1. A Motivação

A motivação constitui um aspecto muito importante para o melhoramento do desempenho profissional de qualquer ser humano dentro da organização. É com base nela que a organização pode alcançar bons resultados de produção.

Após uma profunda análise das definições de teoria e motivação que acima foram apresentadas, podemos dizer que a palavra motivação tem haver com as razõesque movimentam os seres humanos na busca de algo para a satisfação de suas necessidades.A mesma pode estar directamente ligadacom a maneira como as pessoas se comportam por oferecer a energia necessária enquanto praticam uma acção. Para as organizações, é imprescindível o domínio da motivação, pois, é uma condição indispensável para a produção em quantidade e qualidade.

De acordo com o portal electrónico http://www.aems.edu.br, “A motivação está envolvida no sentimento de realização e de reconhecimento profissional que a pessoa manifesta ao realizar tarefas que tenham um significado importante para a sua carreira. Dentro da empresa, as pessoas são motivadas quando sentem que são reconhecidas pela valorização do que fazem. Esse reconhecimento varia desde gratificações, promoções e elogios. Um funcionário que não se sente motivado na empresa em que trabalha não terá um bom desempenho e não estará colaborando para o crescimento da empresa.”3

2.2. Tipos de Motivação

De um modo geral, os tipos de motivação resumem-se em dois (2): - A motivação intrínseca e a extrínseca.

2.2.1. Motivação Intrínseca–Tem origens em factores internos ao indivíduo. Esta está relacionada com a sua forma de ser, os seus interesses, os seus gostos. Neste tipo de motivação não há necessidade de existirem recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse para o sujeito, algo que ele gosta ou está relacionado com a forma de ele ser.4Um exemplo concreto da motivação intrínseca é a dedicação individual, a competência, o comprometimento na realização da tarefa, etc.

_________________________________________

4http://www.psicologiafree.comr/areas-da-psicologia/psicologia_clinica/motivacao-extrinseca-vs-intrinseca/

2.2.2. Motivação Extrínseca –Esta difere da intrínseca pois é originada por factores externos ao indivíduo, como qualquer recompensa monetária. O indivíduo faz a tarefa para ser recompensado ou para não ser castigado. A punição ou recompensa é o “combustível” que faz mobilizar o indivíduo, e quando retirada, o indivíduo deixa de se mobilizar, de estar motivado, visto que não tem nada a ganhar nem a perder se não executar a tarefa. Um exemplo da motivação extrínseca sãoos recursos de trabalho que o ser humano recebe: o salário, a qualidade dos móveis que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com