TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO: CONCEITO, TEORIAS E APLICAÇÕES

Artigos Científicos: MOTIVAÇÃO: CONCEITO, TEORIAS E APLICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  1.520 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

Assim como novas demandas de trabalhos, tecnologia, ritmo acelerado de produtividade, competitividade, e outras melhorias foram necessárias para manterem as organizações no mercado de trabalho, Foi necessário também criar condições favoráveis de trabalho e de valorização para esses colaboradores se manterem motivados a continuar a enfrentar juntos com as organizações uma nova fase de expansão do mundo dos negócios.

Este trabalho tem por objetivos destacar os conceitos das teorias motivacionais e compreender suas aplicações nas organizações.

Por meio de pesquisa bibliográfica destacaremos os conceitos de: Abrahan Maslow com a Teoria Pirâmide de Maslow, MCGregor com a Teoria X e Y, Frederick Hennrziber e a Teoria dos Dois Fatores, McClelland com a Teoria das Necessidades.

Segundo ideias de Robbins (2010), Tamayo (2003), conseguimos entender com clareza os Conceitos, Teorias, e também suas Aplicações.

Para tanto, concluímos que as Teorias Motivacionais foram criadas para auxiliar os gestores no acompanhamento e desenvolvimento de seus colaboradores, desde que conheçam o perfil dos mesmos e saibam utilizar a melhor teoria para que haja desenvolvimento pessoal, profissional e da organização.

Motivações: Conceito, Teorias, e Aplicações.

“Definimos motivação como o processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta” (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p.196).

A intensidade é o esforço que a pessoa despende e este deve estar centrado em uma direção favorável à organização e a medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço refere-se à persistência. (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010).

Segundo Zanelli, Andrade, Bastos (2007 apud SALANOVA; HONTANGAS; PIERÓ, 1996, p.16) “Motivação pode ser definida como uma ação dirigida a objetos, sendo autorregulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas.”.

Durante a década de 50 surgiram quatro teorias que até hoje são criticadas sobre sua validade, pois são consideradas teorias clássicas da motivação.

A teoria de Abraham Maslow, conhecida como Pirâmide de Maslow ou Hierarquia de Necessidades Humanas, é formada por cinco categorias, dentre elas:

Necessidades Fisiológicas: inclui fome, sede, abrigo, sexo e necessidades corporais; Segurança: segurança e proteção, contra danos físicos e emocionais; Social: afeição, aceitação, amizade e o sentimento de pertencer a um grupo; Auto Estima: fatores internos de estima, como respeito próprio, status, reconhecimento e atenção; Auto Realização: crescimento, alcance do próprio potencial e autodesenvolvimento (ROBBINS, JUDGE, SOBRAL, 2010, p.197).

Por sua vez muito utilizada por gestores e consultadores, por ser uma teoria lógica intuitiva e de fácil compreensão.

A teoria criada por MCGregor, que são Teoria X e Teoria Y, são visões distintas do ser humano. A teoria x , gestores acreditam ser funcionários que não gostam de trabalhar, são preguiçosos e evitam a responsabilidade. Já a teoria y, gestores presumem que os funcionários podem achar o trabalho algo tão natural, buscam sempre responsabilidade e são criativos.

Há também a Teoria dos Dois Fatores, criada por Frederick Henrziberg. Esta teoria é dividida em fatores motivacionais: intrínsecos (progresso, reconhecimento responsabilidade e a realização) gerando a satisfação no trabalho. Porém a falta destes pode gerar não satisfação no trabalho. (ROBBINS, 2010).

Já os fatores extrínsecos denominados higiênicos (remuneração, supervisão, politicas da empresa, dentre elas os benefícios) que são considerados importantes, porém caso haja nas organizações as pessoas não se tornaram insatisfeitas, ou seja, não garantirá a satisfação das pessoas. (ROBBINS, 2010)

E por ultimo a Teoria das Necessidades criada pro McClelland, onde ele afirma que a realização, o poder e a afiliação são três necessidades importantes que ajudam a explicar a motivação. (ROBBINS, 2010)

São as Seguintes:

Necessidades de realização (nAch) busca a excelência, Necessidades do poder (nPow) fazer com que os outros de comportem de um modo que não fariam naturalmente, Necessidade de afiliação (nAff) relacionamento interpessoal próxima e amigável (ROBBINS, 2010, p.202).

Segundo Robbins (2010), as necessidades descritas acima resumem de forma objetiva a teoria de McClelland.

Contudo existem também outras teorias que chamamos de teorias contemporâneas: que representam de forma avançada a teoria da motivação, tais como: teoria da avaliação cognitiva, teoria do estabelecimento de objetivos, Teoria da Auto Eficácia, Teoria do Reforço, Teoria da Expectativa.

Todas essas teorias seguem o mesmo objetivo e priorizando sempre o funcionário dentro da empresa que é a motivação para cada tipo de pessoas (ROBBINS, 2010).

Uma organização é a coordenação racional das atividades de determinado numero de pessoas que querem uma finalidade e um objetivo comum onde há divisões de funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com