TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS E NOMENCLATURAS NA PRÁTICA DO MARKETING

Por:   •  19/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS E NOMENCLATURAS NA PRÁTICA DO MARKETING

Atividades da Aula 1

01. Explique a seguinte citação: “Marketing é o processo de planejar, executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. (American Marketing Association).

O Marketing é estabelecer um caminho para identificar o rumo que a empresa precisa para desenvolver um crescimento de mercado e receita sabendo que a necessidade e compreender e criar ações em um mercado muito competitivo, por isso a importância de estabelecer estratégias de qualidade e eficiência.

02. Explique com suas palavras os componentes básicos do marketing: (0,15 ponto cada alternativa)

a) Necessidade

Existem três categorias, são elas MULTIPLICIDADE: vários tipos de necessidades que são ilimitadas; SUBSTITUIBILIDADE: uma necessidade pode ser substituídas por bens diferentes; SACIABILIDADE: necessidade diminui conforme é satisfeita; A necessidade pode ser: INATA: a que não se esgota; e ADQUIRIDA: é a que vem do ambiente.

b) Produto e serviço

Produto é o primeiro elemento do composto mercadológico, todos os demais componentes depedem do estudo e conhecimento do produto (propaganda, preço, distribuição).

Serviço é intangível, ação ou desempeno que cria valor por uma mudança de desejo do cliente em beneficio dele.

c) Cliente

É quem decide a compra e paga um bem ou serviço. Existindo clientes: DIRETO: que compra direto da entidade podendo ser um intermediário ou distribuidor; e FINAL: que compra para satisfação de uma necessidade sua.

Cliente deve ser distinguido de Consumidor, uma vez que o cliente é o que compra e paga o bem, e o consumidor é quem efetivamente consome o bem oferecido.

03. Explique porque compreender o ambiente de marketing é uma forma de vantagem competitiva para as organizações? Qual a importância desse aspecto para desenvolvimento do Marketing? (0,25)

É uma vantagem porque afeta diretamente na capacidade de servir os seus clientes, com levantamentos feitos pelo macro e microambiente.

A importância se deve ao fato de que o marketing serve para atrair e relacionar com os clientes, e sucesso dele depende dos outros fatores que se combinam para a entrega de valor da empresa.

04. O composto do Marketing ou Marketing Mix é formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. Este composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro P's".

Quatro p’s são meios de influenciar na comercialização e nos consumidores. São eles:

Produto: toda a especificação do mesmo, seja qualidade, marca, design, embalagem forma etc.

Preço: toda a relação de custo sendo assim definição de preço, descontos e pagametos.

Praça: Como apresentar o produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com